Wittmann passa Tambay logo no começo em Hockenheim e conquista primeira vitória da carreira no DTM. Farfus é oitavo
Marco Wittmann conquistou a primeira vitória no DTM. O alemão ultrapassou o francês Adrien Tambay na segunda volta e apenas manteve o bom ritmo para vencer. Em corrida de recuperação, o brasileiro Augusto Farfus cruzou a linha final em oitavo
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens da etapa de Hockenheim do DTM |
Marco Wittmann venceu pela primeira vez em sua trajetória no DTM neste domingo (4), em Hockenheim. O alemão ultrapassou o pole-position Adrien Tambay na segunda volta e, depois, apenas manteve o bom ritmo na frente.
Em grande corrida de recuperação, o sueco Mattias Ekström cruzou a linha final no segundo lugar. O francês Tambay completou o pódio.
Relacionadas
O atual campeão Mike Rockenfeller terminou na quarta posição, em prova cheia de ultrapassagens. Irregular, Timo Glock fechou em quinto, seguido por Bruno Spengler e Martin Tomczyk – que herdaram as posições de Timo Scheider e Augusto Farfus nas últimas curvas.
Scheider e Farfus se tocaram já na volta final em briga que valia a sexta posição. Como resultado, ambos saíram da pista, com o brasileiro caindo para oitavo. Scheider acabou em nono, à frente do discreto Joey Hand, o último da zona de pontuação da primeira etapa de 2014.
Confira como foi a etapa de Hockenheim do DTM:
Adrien Tambay fez boa largada, sustentando a liderança. Marco Wittmann também saiu bem e, ao final da primeira volta, iniciou forte ataque ao pole-position. Vindo do nono lugar, Timo Glock ganhou uma posição na largada e outras quatro ainda no giro inicial, assumindo a quarta colocação e pressionando António Félix da Costa.
Bruno Spengler não começou bem, caindo para o sétimo lugar no início da segunda volta. Mike Rockenfeller pulou para nono, enquanto Augusto Farfus foi para o 11º lugar.
No início da segunda volta, Wittmann aumentou o ritmo e superou Tambay, para tomar a liderança. Jamie Green, que vinha no pelotão intermediário, foi tocado e abandonou.
Saindo dos últimos lugares, a Mercedes começou a ganhar terreno nas primeiras voltas. Christian Vietoris já alcançava o 12º lugar na volta sete. Enquanto isso, Robert Wickens já era o nono.
Depois de disputa acirrada e intensa pressão, Timo Scheider superou Glock e assumiu a quarta posição. Ao final da volta dez, a vantagem do grupo dos cinco primeiros – Wittmann, Tambay, Félix da Costa, Scheider e Glock – para o resto já estava na casa dos 12s.
Wickens e Vietoris mantiveram os ataques nas voltas seguintes. Na 12ª, o canadense superou Mattias Ekström, enquanto o alemão superou Rockenfeller e Spengler. Após péssima classificação, a Mercedes já tinha dois carros no top-10 – Wickens sétimo e Vietoris nono.
Na 19ª volta, Scheider superou Félix da Costa para assumir a terceira posição. Na mesma volta, Glock puxou a fila dos pit-stops. Mesmo com a parada, o ex-piloto de F1 manteve a quinta colocação.
Na volta 20, os ponteiros fizeram suas paradas. Posições mantidas, com exceção ao quarto lugar do português da Costa. Com problemas nos boxes, o luso acabou superado por Glock.
O incidente que marcou essa rodada de pit-stops envolveu Maxime Martin e Daniel Juncadella. O pneu dianteiro do belga se soltou, e os dois pilotos acabaram se enroscando na saída dos boxes.
Na volta 28, a classificação mostrava: Wittmann, Tambay, Scheider, da Costa, Glock, Mortara, Ekström, Rockenfeller, Vietoris e Spengler no top-10. Na volta seguinte, Vietoris perdera mais duas posições, e a Mercedes não tinha mais nenhum carro no grupo dos dez melhores.
Na volta 31, Edoardo Mortara teve um furo no pneu dianteiro esquerdo e abandonou. Ekström acabou herdando a sexta posição, enquanto o brasileiro Farfus, em boa recuperação, já era o nono.
Buscando um lugar no pódio em sua corrida de estreia, Da Costa tentou surpreender Scheider e acabou acertando o alemão. O português teve o carro danificado e, para piorar, foi punido com um drive-through.
Aproveitando-se da situação, o sueco Ekström partiu pra cima de Glock e roubou a terceira posição do alemão. Após a batida, Scheider perdeu um pouco de ritmo e, neste momento, segurava Rockenfeller e Farfus na briga pelo quinto lugar.
Na volta 37: Wittmann, Tambay, Ekström, Glock, Scheider, Rockenfeller, Farfus, Spengler, Martin Tomczyk e Joey Hand.
Muito rápido, Ekström conseguiu tirar a grande diferença que era imposta por Tambay e, na 38ª volta, tomou o Segundo lugar. Rockenfeller apertou o ritmo nas voltas finais e conseguiu ultrapassar Scheider e Glock em sequência.
Na volta final, Scheider e Farfus se tocaram na briga pelo sexto lugar. Ambos acabaram perdendo duas posições. Com isto, Spengler e Tomczyk herdaram a sexta e sétima posições.
Na bandeirada final, vitória de Wittmann, a primeira do alemão no DTM.
DTM, Hockenheim, classificação final:
1 | MARCO WITTMANN | ALE | RMG BMW | 1:06:40.548 | 42 voltas |
2 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | ABT SPORTSLINE AUDI | +12.869 | |
3 | ADRIEN TAMBAY | FRA | ABT SPORTSLINE AUDI | +14.879 | |
4 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | PHOENIX AUDI | +17.593 | |
5 | TIMO GLOCK | ALE | MTEK BMW | +21.780 | |
6 | BRUNO SPENGLER | CAN | SCHNITZER BMW | +23.513 | |
7 | MARTIN TOMCZYK | ALE | SCHNITZER BMW | +24.082 | |
8 | AUGUSTO FARFUS JR. | BRA | RBM BMW | +24.913 | |
9 | TIMO SCHEIDER | ALE | PHOENIX AUDI | +26.138 | |
10 | JOEY HAND | EUA | RBM BMW | +34.759 | |
11 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MERCEDES AMG | +53.857 | |
12 | GARY PAFFETT | ING | MERCEDES AMG | +57.264 | |
13 | MIGUEL MOLINA | ESP | ABT SPORTSLINE AUDI | +59.161 | |
14 | PAUL DI RESTA | ESC | MERCEDES AMG | +1:00.858 | |
15 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | MERCEDES AMG | +1:02.062 | |
16 | NICO MÜLLER | SUI | ROSBERG AUDI | +1.02.479 | |
17 | VITALY PETROV | RUS | MERCEDES AMG | +1:06.591 | |
18 | ROBERT WICKENS | CAN | MERCEDES AMG | +1:11.152 | |
19 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | MERCEDES AMG | +1 volta | |
20 | MAXIME MARTIN | BEL | RMG BMW | +1 volta | |
21 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | MTEK BMW | NC | |
22 | EDOARDO MORTARA | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | NC | |
23 | JAMIE GREEN | ING | ROSBERG AUDI | NC |