Eng e Krohn comandam 1-2 da BMW no GP de Indianápolis do IMSA SportsCar. Nasr é 9º

Em corrida marcada pela chuva no GP de Indianápolis, a BMW conquistou o primeiro 1-2 no IMSA SportsCar puxada por Philipp Eng e Jesse Krohn, que garantiram a vitória no #24

A BMW conquistou um resultado histórico no IMSA SportsCar no último domingo (22), com a primeira vitória da temporada na classe GTP, a principal, e o primeiro 1-2 da marca alemã na categoria. Philipp Eng e Jesse Krohn, comandantes do carro #24, completaram o GP de Indianápolis em pouco mais de 6h, com 1s6 de vantagem para os companheiros de equipe Connor De Phillippi e Nick Yelloly, do #25. Agora, a temporada tem apenas mais uma rodada pela frente, com a Petit Le Mans em outubro.

A etapa do SportsCar em Indianápolis começou com uma chuva leve, mas o clima foi piorando conforme a disputa avançava. Com isso, a direção de prova decidiu ativar a bandeira amarela em toda a pista com 45 minutos de prova para tentar diminuir o acúmulo de água parada no traçado.

Depois de cerca de 1h de paralisação, a corrida voltou ao normal e a chuva foi diminuindo. A disputa pela vitória foi intensa, com oito carros diferentes liderando, e Eng só conseguiu assumir a ponta com 46 minutos para o fim da prova, em ultrapassagem sobre Louis Delétraz, do Acura #40.

De Phillippi, que assumiu a segunda colocação, não deu sossego ao companheiro de equipe, pressionando até o fim em busca da vitória. No entanto, Eng conseguiu gerenciar a pressão e cruzou a linha de chegada à frente no BMW W Hybrid V8 #24.

Na LMP2, a vitória ficou com McElrea, Jensen e Thomas, da TDS (Foto: IMSA)

Mathieu Jaminet e Nick Tandy completaram o pódio no Porsche Penske #6, uma posição à frente de Phil Hanson, Tijmen van der Helm e Richard Westbrook, do Porsche #85 operado pela JDC-Miller. Por fim, Delétraz e Jordan Taylor fecharam o top-5 com o Acura #40.

A vida dos brasileiros não foi fácil na etapa de Indianápolis. Felipe Nasr chegou a se colocar em boa posição durante a corrida, mas a chuva atrapalhou os planos e o brasileiro — ainda líder do campeonato — chegou apenas na nona colocação da classe ao lado de Dane Cameron no Porsche Penske #7. Pipo Derani, que corre com Jack Aitken e Tom Blomqvist no Cadillac #31, sofreu um abandono e não completou a disputa.

Na classe LMP2, a vitória ficou com o trio Hunther McElrea, Mikkel Jensen e Steven Thomas, do #11 da TDS Racing. Nick Boulle, Jakub Śmiechowski e Tom Dillmann chegaram na segunda colocação com o #52 da Inter Europol, enquanto Dwight Merriman, Ryan Dalziel e Connor Zilisch completaram o pódio com o #18 da Era Motorsport. Felipe Fraga, que corre ao lado de Josh Burdon e Gar Robinson, foi quinto na classe com o #74 da Riley.

O #77 chegou a cair para último, mas se recuperou para vencer na GTD Pro (Foto: IMSA)

A GTD Pro terminou com triunfo de Michael Christensen e Laurin Heinrich, dupla do Porsche #77, seguidos por Mike Rockenfeller e Harry Tincknell, do Ford Mustang #64. Alexander Sims e Antonio García, do Chevrolet Corvette #3, fecharam o top-3 da classe em Indianápolis. Daniel Serra, que divide a Ferrari #62 com Davide Rigon, foi nono entre os carros da mesma categoria.

Por fim, a GTD teve vitória de Adam Adelson, Elliott Skeer e Jan Heylen, trio do Porsche #120. O pódio ainda teve Robby Foley, Jake Walker e Patrick Gallagher na segunda posição, com a BMW #96, além de Mikaël Grenier, Kenton Koch e Mike Skeen no terceiro lugar com a Mercedes #32.

A próxima etapa do IMSA SportsCar em 2024, a Petit Le Mans, será a responsável por fechar a temporada 2024 da categoria. A disputa está prevista para acontecer no dia 12 de outubro, em Road Atlanta. O GRANDE PRÊMIO transmite o campeonato inteiro AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.