ACO anuncia criação da classe LMP3, destinada a protótipos com baixo custo operacional

Ideia do Automóvel Clube do Oeste, que organiza as 24 Horas de Le Mans, é permitir um acesso maior ao endurance. Classe será disputada nas versões Europeia e Asiática da Le Mans Series

Uma nova classe passou a integrar o quadro do Automóvel Clube do Oeste: a LMP3. O ACO lançou a divisão com o objetivo de reunir, dentro dela, equipes que se dediquem ao endurance sem gastar muito para isso.

O clube não divulgou todos os detalhes, mas pretende permitir que pilotos e equipes gastem um valor fixo de € 150 mil (pouco mais de R$ 450 mil) para ingressar na classe. A princípio, ela fará parte da Le Mans Series Europeia e da Le Mans Series Asiática, substituindo a LMPC. A LMP2 seguirá sendo a principal subdivisão destes certames.

Será mais ou menos assim o novo LMP3 (Foto: Divulgação)

A ideia é que a categoria seja monomarca para motores, câmbio e pneus, mas com o uso de diferentes marcas de chassis liberado.

A transição da LMPC para a LMP3 acontecerá já em 2014 na LMS da Ásia e em 2015 na ELMS. A United SportsCar, nos Estados Unidos, continuará com a LMPC.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.