Alpine surpreende e crava pole das 8 Horas de Portimão com Negrão/Vaxivière/Lapierre

A Alpine garantiu a pole-position para as 8 Horas de Portimão, prova que conta para o Mundial de Endurance de 2021, com o piloto francês Matthieu Vaxivière, que garantiu o melhor tempo na sessão classificatória

Acidente do líder, erro do campeão e vitória de Pérez: os melhores momentos do GP do Azerbaijão (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Matthieu Vaxivière, que divide o modelo Alpine A450 com André Negrão e Nicolas Lapierre, surpreendeu e foi o mais rápido na sessão que definiu as posições de largada para as 8 Horas de Portimão, segunda etapa da temporada 2021 do Mundial de Endurance. A pole-position veio no tempo de 1min30s364, menos de 0s1 melhor que a marca conquistada por Brendon Hartley, da Toyota, que também é guiada por Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima. Aos líderes do campeonato, coube mesmo a segunda colocação do grid.

Vaxivière estabeleceu o ritmo inicial , mas precisou de uma segunda tentativa com um novo conjunto de pneus para garantir a posição de honra, também porque Hartley se mostrou muito forte na parte final. Mike Conway, que estava inicialmente na cola do Alpine, com 1m30s540, não foi capaz de melhorar o segundo registro e caiu para terceiro.

“A gente realmente não esperava essa pole. Simplesmente por que estamos só na segunda corrida da nossa equipe na categoria principal”, disse o brasileiro, referindo-se à divisão hipercarros, que reúne os modelos mais velozes do Mundial. “Foi importante mostrar para gente mesmo e para os nossos rivais que estamos firmes nesse jogo. Toda a equipe está muito feliz e animada com o nosso potencial. Mas nosso foco sempre é a corrida. Amanhã é o que vale. É uma prova longa, com oito horas de duração, então tem muita coisa pra acontecer. Ainda mais em um campeonato como o nosso”, continuou Negrão.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A segunda etapa do Mundial de Endurance acontece em Portimão, Portugal (Foto: Toyota)

Tom Blomqvist foi o quarto mais rápido e o primeiro da categoria LMP2, enquanto António Félix da Costa, num carro idêntico, ficou na segunda posição da classe, quinto no geral, gastando apenas mais 0s045 do que o seu parceiro de equipe. Novidade nesta prova, a Glickenhaus continua tendo uma experiência difícil com o seu carro, pilotado por Richard Westbrook, que ficou apenas em 11º lugar, embora seja fácil de perceber que esta prova funcionará como mais um teste para a ainda jovem equipe.

Nos GTE Pro, o Porsche de Kevin Estre, Neel Jani e Michal Christensen garantiu a pole à frente da Ferrari de James Calado e de Alessandro Pier Guidi. Já na categoria GTE Am, a volta mais rápida foi garantida pelo Porsche de Egidio Pefetti, Matteo Cairoli e Riccardo Pera.

Outros quatro brasileiros estão disputando a corrida lusitana: Daniel Serra vai largar da quarta posição entre os pilotos da LMGTE-Pro, com aFerrari da AF Corse. Augusto Farfus e Marcos Gomes partem do oitavo lugar na LMGTE-Am com um Aston Martin Vantage AMR do time oficial, enquanto Felipe Fraga sai na 11ª posição com outro Aston Martin, este preparado pela TF Sport.

A largada da corrida em Portugal está marcada para as 7h (de Brasília).

LEIA TAMBÉM
+A programação do fim de semana na TV e no streaming: 11 a 13 de junho

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.