Atual campeã do WEC, Toyota apresenta versão atualizada do TS040 Hybrid para temporada 2015

A Toyota apresentou nesta quinta-feira (26) a versão renovada do TS040 Hybrid, modelo com o qual a construtora japonesa vai defender o título do WEC conquistado em 2014. Segundo o diretor-técnico, Pascal Vasselon, cerca de 80% das partes foram reprojetadas

A atual campeã do Mundial de Endurance não fez grandes mudanças estruturais no projeto de 2015. A versão revisada do TS040 Hybrid, que vai defender o título na categoria LMP1, foi apresentada pela Toyota nesta quinta-feira (26).
 
No renovado modelo, a montadora optou por se manter na classe de até 6 MJ – que permite o uso de até 6 MJ extra de potência por volta durante as 24 Horas de Le Mans e proporcionalmente no curso das demais etapas. A Toyota havia discutido mudar para a classe 8 MJ. 
 
Além disso, o sistema supercapacitor de armazenamento de energia foi atualizado, evitando que a equipe mudasse, como especulado, para uso de baterias.
TS040 Hybrid (Foto: Toyota)
"A Toyota vai alcançar a energia híbrida máxima mais consistentemente do que ano passado. Esperamos ver um desempenho melhorado do sistema híbrido, especialmente em distâncias de corrida e em todos os circuitos", disse o chefe do desenvolvimento dos sistemas híbridos da Toyota, Hisatake Murata.
 
O TS040 de 2015 ainda tem atualizações na aerodinâmica, um novo bico com estrutura de resistência incluído e uma suspensão para otimizar o uso de pneus e diminuição adicional do peso. Por fim, os pacotes aerodinâmicos de donwforce alto e baixo serão testados em Paul Ricard, ainda esta semana.
 
"A atualização do carro não é uma revolução, mas uma evolução em quase todos os lugares. Parece que são da mesma família. Em todo o caso, redesenhamos quase 80% das partes", falou o diretor-técnico da Toyota, Pascal Vasselon.

A temporada do WEC começa com as 6 Horas de Silverstone em 12 de abril.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO MODELO 2015 DA TOYOTA
#GALERIA(5254)
 

PRÉVIA DO GP DA MALÁSIA

Nada faz pensar que a Mercedes não vá repetir a dobradinha vista no GP da Austrália deste ano ou mesmo o resultado do GP da Malásia de 2014, e com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg.

A briga pelo lugar que sobra do pódio fica entre Ferrari e Williams, com vantagem para Sebastian Vettel. Se a chuva vier, só assim, as coisas podem mudar na segunda etapa do campeonato em Sepang.

MADUROS, MAS COM
TESÃO DE JOVENS

Os dois já são veteranos. Um tem os primeiros fios grisalhos e outro passou dos 40. Mas os dois seguem firmes e fortes na Indy e usam a idade como um grande fator positivo. Helio Castroneves e Tony Kanaan prometem a mesma disposição dos tempos em que começaram na Indy para conquistarem o título da temporada 2015. E os dois estão nas duas melhores equipes possíveis: a Penske e a Ganassi, respectivamente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.