Audi de Duval assume ponta no anoitecer em Le Mans. Com Aston Martin, Senna lidera GTE Pro
O triplo domínio da Audi caiu por terra durante a sexta hora das 24 Horas de Le Mans, já no anoitecer no circuito de Sarthe. O #1 de Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André Lotterer enfrentou problemas, assim como o #3 de Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené. Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish lideram a prova na classificação geral
A 81ª edição das 24 Horas de Le Mans segue a todo vapor, ainda que diante de um clima de consternação pela morte trágica de Allan Simonsen no começo da corrida. Neste sábado (22), após sete horas de corrida, a Audi segue na liderança, mas não mais com seus três carros nas três primeiras colocações. O R18 e-tron quattro #1, que liderou praticamente toda a corrida em seu primeiro quarto, perdeu nada menos que 12 voltas em relação ao líder e despencou na classificação, praticamente perdendo qualquer chance de brigar por vitória. O #3 também teve problemas e foi superado pelos dois carros da Toyota. Mas a marca das quatro argolas ainda lidera a classificação geral com o trio #2 formado por Tom Kristensen, Loïc Duval e Allan McNish.
Com sete horas completadas, o Audi R18 e-tron quattro #2 completou 104 voltas, ficando 3min05s463 à frente do Toyota TS030 híbrido #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi. Com uma volta de desvantagem está o Toyota #7, de Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. Ao fim das sete horas de prova, o Audi #1 ocupava apenas a sétima colocação, mas poucos minutos depois e algum tempo a mais no box, o trio campeão de Le Mans e do Mundial de Endurance no ano passado havia despencado para 22º, 12 voltas atrás dos líderes.
Num dia triste para o automobilismo em geral e para a Aston Martin em particular, Bruno Senna vem ajudando o conjunto #99 a seguir na liderança das 24 Horas de Le Mans na classe GTE Pro. Além do brasileiro, o Vantage V8 pilotado por Frédéric Makowiecki e Rob Bell comanda a categoria após segurar o trio da Porsche, formado pelos experientes Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas. A diferença do Aston Martin para o Porsche, após sete horas, é de apenas 12s.
Na classe LMP2, a liderança é do trio #26 da Oreca, formado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. O conjunto trava uma disputa interessante contra o carro da Morgan, que é pilotado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González. A diferença de um carro para outro é de pouco mais de 1min30s. Ambos estão seis voltas atrás dos líderes da corrida.
E na GTE Am, novo duelo entre grandes marcas. A Porsche comanda a classe com Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti. No entanto, o trio formado por Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young — piloto do WTCC — não está muito longe, apenas 47s após as sete primeiras horas da prova em Sarthe.
Depois do trágico acidente de Simonsen, as 24 Horas de Le Mans seguem tranquilas, com uma ou outra intervenção do safety-car, como no acidente de Tristan Gommendy. Além do #95 da Aston Martin, apenas mais um dentre os 56 que largaram abandonou a prova: o #31 da Lotus, formado por Kevin Weeda, Christopher Bouchut e James Rossiter, inscritos na classe LMP2.
24 Horas de Le Mans, corrida, após 7 horas:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
104 voltas | |
2 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 2 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+3:05.463 | |
3 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 3 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
4 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 4 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1 volta | |
5 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 5 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+3 voltas | |
6 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 6 |
Strakka HPD ARX-03c Honda |
+3 voltas | |
7 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE SUI FRA |
LMP1 7 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+4 voltas | |
8 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 8 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+4 voltas | |
9 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 1 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+6 voltas | |
10 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+6 voltas | |
11 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY Lucas LUHR |
ING ING ALE |
LMP2 3 |
Jota Zytek Z11SN Nissan |
+6 voltas | |
12 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 4 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+7 voltas | |
13 |
Pierre THIRIET Ludovic BADEY Maxime MARTIN |
FRA FRA BEL |
LMP2 5 |
Thiriet by TDS Oreca 03 Nissan |
+7 voltas | |
14 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 6 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+7 voltas | |
15 |
Jann MARDENBOROUGH Lucas ORDOÑEZ Michael KRUMM |
ING ESP ALE |
LMP2 7 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+7 voltas | |
16 |
Michel FREY Patric NIEDERHAUSER Jeroen BLEEKEMOLEN |
SUI SUI HOL |
LMP2 8 |
Race Performance Oreca 03 Judd |
+8 voltas | |
17 |
Natacha GACHNANG Franck MAILLEUX Olivier LOMBARD |
SUI FRA FRA |
LMP2 9 |
Morand Morgan Judd |
+8 voltas | |
18 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 10 |
Lotus Lotus T128 |
+8 voltas | |
19 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
EUA ING AUS |
LMP2 11 |
Level 5 HPD ARX 03b Honda |
+9 voltas | |
20 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+9 voltas | |
21 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 2 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+9 voltas | |
22 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+10 voltas | |
23 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+10 voltas | |
24 |
Alexandre IMPERATORI Ho-Pin TUNG Matthew HOWSON |
SUI CHI ING |
LMP2 12 |
KCMG Morgan Nissan |
+11 voltas | |
25 |
Johnny MOWLEM Tony BURGESS Jonathan HIRSCHI |
ING CAN SUI |
LMP2 13 |
HVM Status Lola B12/80 Coupé Judd |
+11 voltas | |
26 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER Olivier BERETTA |
JAP FIN MON |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+11 voltas | |
27 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELA Matteo MALUCELLI |
ITA ITA ITA |
GTE Pro 6 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+11 voltas | |
28 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE Pro 7 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+11 voltas | |
29 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Taylor JORDAN |
DIN ESP EUA |
GTE Pro 8 |
Corvette Chevrolet Corvette C6-R |
+11 voltas | |
30 |
Brendon HARTLEY Mark PATTERSON Karun CHANDHOK |
NZL EUA IND |
LMP2 14 |
Murphy Oreca 03 Nissan |
+11 voltas | |
31 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Bill AUBERLEN |
CAN POR EUA |
GTE Pro 9 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+11 voltas | |
32 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Phillippe MONDOLOT |
FRA FRA FRA |
LMP2 15 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+12 voltas | |
33 |
Tom KIMBER SMITH Eric LUX Alexander ROSSI |
ING EUA EUA |
LMP2 16 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+12 voltas | |
34 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 1 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+13 voltas | |
35 |
Piergiuseppe PERAZZINI Lorenzo CASE Darryl O'YOUNG |
ITA ITA CAN |
GTE Am 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+13 voltas | |
36 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 3 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+13 voltas | |
37 |
Patrick DEMPSEY Joe FOSTER Patrick LONG |
EUA EUA EUA |
GTE Am 4 |
Dempsey-Del Piero Proton Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+13 voltas | |
38 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMER |
EUA EUA CAN |
GTE Pro 10 |
SRT Viper GTS-R |
+13 voltas | |
39 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GOOSSENS |
ING ALE BEL |
GTE Pro 11 |
SRT Viper GTS-R |
+14 voltas | |
40 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+14 voltas | |
41 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Ricky TAYLOR |
FRA FRA EUA |
GTE Am 6 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+14 voltas | |
42 |
Matt DOWNS Thomas DAGONNEAU Rodin YOUNESSI |
EUA FRA EUA |
LMP2 17 |
Boutsen Ginion Oreca 03 Nissan |
+14 voltas | |
43 |
Pascal GIBON Patrice MILESI Wolf HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE Am 7 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 (997) GT3 RSR |
+14 voltas | |
44 |
Emmanuel COLLARD François PERRODO Sebastien CRUBILÉ |
FRA FRA FRA |
GTE Pro 12 |
Prospeed Porsche 997 GT3-RSR |
+15 voltas | |
45 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 8 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+15 voltas | |
46 |
Tor GRAVES Shinji NAKANO Archie HAMILTON |
ING JAP ING |
LMP2 18 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+15 voltas | |
47 |
Nelson PANCIATICI Pierre RAGUES Tristan GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
LMP2 19 |
Signatech Alpine Alpine Nissan |
+15 voltas | |
48 |
Andrea BERTOLINI Abdulazis TURKI ALFAISAL Khaled QUBAISI |
ITA ASA EAU |
GTE Pro 13 |
JMW Ferrari F458 Italia |
+15 voltas | |
49 |
Olivier PORTA Stéphane RAFFIN Romain BRANDELA |
FRA FRA FRA |
LMP2 20 |
DKR Lola B11/40 Judd |
+16 voltas | |
50 |
Cooper MacNEIL Manuel RODRIGUES Phillipe DUMAS |
EUA FRA FRA |
GTE Am 9 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+16 voltas | |
51 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 10 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+17 voltas | |
52 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 11 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+19 voltas | |
53 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Jason BRIGHT |
VEN POR AUS |
GTE Am 12 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+24 voltas | |
54 |
Fabien GIROIX Philippe HAEZBROUCK Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 21 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan |
+84 voltas | |
55 |
Kevin WEEDA Christopher BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 22 |
Lotus Lotus T128 |
NC | |
56 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 13 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
NC | |