Audi de Duval assume ponta no anoitecer em Le Mans. Com Aston Martin, Senna lidera GTE Pro

O triplo domínio da Audi caiu por terra durante a sexta hora das 24 Horas de Le Mans, já no anoitecer no circuito de Sarthe. O #1 de Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e André Lotterer enfrentou problemas, assim como o #3 de Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené. Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish lideram a prova na classificação geral


A 81ª edição das 24 Horas de Le Mans segue a todo vapor, ainda que diante de um clima de consternação pela morte trágica de Allan Simonsen no começo da corrida. Neste sábado (22), após sete horas de corrida, a Audi segue na liderança, mas não mais com seus três carros nas três primeiras colocações. O R18 e-tron quattro #1, que liderou praticamente toda a corrida em seu primeiro quarto, perdeu nada menos que 12 voltas em relação ao líder e despencou na classificação, praticamente perdendo qualquer chance de brigar por vitória. O #3 também teve problemas e foi superado pelos dois carros da Toyota. Mas a marca das quatro argolas ainda lidera a classificação geral com o trio #2 formado por Tom Kristensen, Loïc Duval e Allan McNish.

Com sete horas completadas, o Audi R18 e-tron quattro #2 completou 104 voltas, ficando 3min05s463 à frente do Toyota TS030 híbrido #8 de Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi. Com uma volta de desvantagem está o Toyota #7, de Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. Ao fim das sete horas de prova, o Audi #1 ocupava apenas a sétima colocação, mas poucos minutos depois e algum tempo a mais no box, o trio campeão de Le Mans e do Mundial de Endurance no ano passado havia despencado para 22º, 12 voltas atrás dos líderes.
Toyota #8 de Sarrazin, Buemi e Davidson aparece na segunda posição (Foto: Facebook/Toyota)

Num dia triste para o automobilismo em geral e para a Aston Martin em particular, Bruno Senna vem ajudando o conjunto #99 a seguir na liderança das 24 Horas de Le Mans na classe GTE Pro. Além do brasileiro, o Vantage V8 pilotado por Frédéric Makowiecki e Rob Bell comanda a categoria após segurar o trio da Porsche, formado pelos experientes Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas. A diferença do Aston Martin para o Porsche, após sete horas, é de apenas 12s.

Na classe LMP2, a liderança é do trio #26 da Oreca, formado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. O conjunto trava uma disputa interessante contra o carro da Morgan, que é pilotado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González. A diferença de um carro para outro é de pouco mais de 1min30s. Ambos estão seis voltas atrás dos líderes da corrida.

E na GTE Am, novo duelo entre grandes marcas. A Porsche comanda a classe com Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti. No entanto, o trio formado por Piergiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O’Young — piloto do WTCC — não está muito longe, apenas 47s após as sete primeiras horas da prova em Sarthe.

Depois do trágico acidente de Simonsen, as 24 Horas de Le Mans seguem tranquilas, com uma ou outra intervenção do safety-car, como no acidente de Tristan Gommendy. Além do #95 da Aston Martin, apenas mais um dentre os 56 que largaram abandonou a prova: o #31 da Lotus, formado por Kevin Weeda, Christopher Bouchut e James Rossiter, inscritos na classe LMP2.

24 Horas de Le Mans, corrida, após 7 horas:

1 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
104 voltas  
 
 
2 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
2
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+3:05.463  
 
 
3 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
Kazuki NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
LMP1
3
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta  
 
 
4 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
4
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1 volta  
 
 
5 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
5
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+3 voltas  
 
 
6 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
6
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+3 voltas  
 
 
7 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
SUI
FRA
LMP1
7
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+4 voltas  
 
 
8 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
8
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+4 voltas  
 
 
9 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
1
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+6 voltas  
 
 
10 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+6 voltas  
 
 
11 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
Lucas LUHR
ING
ING
ALE
LMP2
3
Jota
Zytek Z11SN Nissan
+6 voltas  
 
 
12 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
4
Pecom
Oreca 03 Nissan
+7 voltas  
 
 
13 Pierre THIRIET
Ludovic BADEY
Maxime MARTIN
FRA
FRA
BEL
LMP2
5
Thiriet by TDS
Oreca 03 Nissan
+7 voltas  
 
 
14 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
6
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+7 voltas  
 
 
15 Jann MARDENBOROUGH
Lucas ORDOÑEZ
Michael KRUMM
ING
ESP
ALE
LMP2
7
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+7 voltas  
 
 
16 Michel FREY
Patric NIEDERHAUSER
Jeroen BLEEKEMOLEN
SUI
SUI
HOL
LMP2
8
Race Performance
Oreca 03 Judd
+8 voltas  
 
 
17 Natacha GACHNANG
Franck MAILLEUX
Olivier LOMBARD
SUI
FRA
FRA
LMP2
9
Morand
Morgan Judd
+8 voltas  
 
 
18 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
10
Lotus
Lotus T128
+8 voltas  
 
 
19 Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
EUA
ING
AUS
LMP2
11
Level 5
HPD ARX 03b Honda
+9 voltas  
 
 
20 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+9 voltas  
 
 
21 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
2
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+9 voltas  
 
 
22 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
3
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+10 voltas  
 
 
23 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+10 voltas  
 
 
24 Alexandre IMPERATORI
Ho-Pin TUNG
Matthew HOWSON
SUI
CHI
ING
LMP2
12
KCMG
Morgan Nissan
+11 voltas  
 
 
25 Johnny MOWLEM
Tony BURGESS
Jonathan HIRSCHI
ING
CAN
SUI
LMP2
13
HVM Status
Lola B12/80 Coupé Judd
+11 voltas  
 
 
26 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
Olivier BERETTA
JAP
FIN
MON
GTE Pro
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+11 voltas  
 
 
27 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELA
Matteo MALUCELLI
ITA
ITA
ITA
GTE Pro
6
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+11 voltas  
 
 
28 Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
ING
EUA
ING
GTE Pro
7
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+11 voltas  
 
 
29 Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Taylor JORDAN
DIN
ESP
EUA
GTE Pro
8
Corvette
Chevrolet Corvette C6-R
+11 voltas  
 
 
30 Brendon HARTLEY
Mark PATTERSON
Karun CHANDHOK
NZL
EUA
IND
LMP2
14
Murphy
Oreca 03 Nissan
+11 voltas  
 
 
31 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Bill AUBERLEN
CAN
POR
EUA
GTE Pro
9
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+11 voltas  
 
 
32 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Phillippe MONDOLOT
FRA
FRA
FRA
LMP2
15
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+12 voltas  
 
 
33 Tom KIMBER SMITH
Eric LUX
Alexander ROSSI
ING
EUA
EUA
LMP2
16
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+12 voltas  
 
 
34 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
1
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+13 voltas  
 
 
35 Piergiuseppe PERAZZINI
Lorenzo CASE
Darryl O'YOUNG
ITA
ITA
CAN
GTE Am
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+13 voltas  
 
 
36 Raymond NARAC
Christophe BOURRET
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
FRA
GTE Am
3
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+13 voltas  
 
 
37 Patrick DEMPSEY
Joe FOSTER
Patrick LONG
EUA
EUA
EUA
GTE Am
4
Dempsey-Del Piero Proton
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+13 voltas  
 
 
38 Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMER
EUA
EUA
CAN
GTE Pro
10
SRT
Viper GTS-R
+13 voltas  
 
 
39 Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GOOSSENS
ING
ALE
BEL
GTE Pro
11
SRT
Viper GTS-R
+14 voltas  
 
 
40 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
5
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+14 voltas  
 
 
41 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Ricky TAYLOR
FRA
FRA
EUA
GTE Am
6
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+14 voltas  
 
 
42 Matt DOWNS
Thomas DAGONNEAU
Rodin YOUNESSI
EUA
FRA
EUA
LMP2
17
Boutsen Ginion
Oreca 03 Nissan
+14 voltas  
 
 
43 Pascal GIBON
Patrice MILESI
Wolf HENZLER
FRA
FRA
ALE
GTE Am
7
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 (997) GT3 RSR
+14 voltas  
 
 
44 Emmanuel COLLARD
François PERRODO
Sebastien CRUBILÉ
FRA
FRA
FRA
GTE Pro
12
Prospeed
Porsche 997 GT3-RSR
+15 voltas  
 
 
45 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
8
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+15 voltas  
 
 
46 Tor GRAVES
Shinji NAKANO
Archie HAMILTON
ING
JAP
ING
LMP2
18
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+15 voltas  
 
 
47 Nelson PANCIATICI
Pierre RAGUES
Tristan GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
LMP2
19
Signatech Alpine
Alpine Nissan
+15 voltas  
 
 
48 Andrea BERTOLINI
Abdulazis TURKI ALFAISAL
Khaled QUBAISI
ITA
ASA
EAU
GTE Pro
13
JMW
Ferrari F458 Italia
+15 voltas  
 
 
49 Olivier PORTA
Stéphane RAFFIN
Romain BRANDELA
FRA
FRA
FRA
LMP2
20
DKR
Lola B11/40 Judd
+16 voltas  
 
 
50 Cooper MacNEIL
Manuel RODRIGUES
Phillipe DUMAS
EUA
FRA
FRA
GTE Am
9
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+16 voltas  
 
 
51 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
10
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+17 voltas  
 
 
52 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
11
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+19 voltas  
 
 
53 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Jason BRIGHT
VEN
POR
AUS
GTE Am
12
8Star
Ferrari F458 Italia
+24 voltas  
 
 
54 Fabien GIROIX
Philippe HAEZBROUCK
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
21
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
+84 voltas  
 
 
55 Kevin WEEDA
Christopher BOUCHUT
James ROSSITER
EUA
FRA
ING
LMP2
22
Lotus
Lotus T128
NC  
 
 
56 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
13
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
NC  
 
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube