|
As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone |
O momento decisivo das 6 Horas de Silverstone aconteceu a apenas quatro minutos do fim da corrida que abriu a temporada 2013 do Mundial de Endurance. Foi depois de 356 minutos de disputa que Allan McNish, ao volante do Audi #2, passou pelo companheiro de equipe Benoît Tréluyer e assumiu definitivamente a liderança para cruzar a linha de chegada na primeira posição, abrindo o ano com vitória no WEC.
McNish e Tom Kristensen, agora acompanhados por Loïc Duval, apenas repetiram o que fizeram em 2012, quando também venceram a primeira prova da temporada, as 12 Horas de Sebring – naquela ocasião, o terceiro piloto era o italiano Dindo Capello. Tréluyer, que dividiu o Audi e-tron quattro #1 com André Lotterer e Marcel Fässler, foi o segundo a receber a bandeira quadriculada, e a Toyota completou o pódio com o protótipo #8, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.
Nas outras três classes disputadas, dois dos carros vencedores tinham pilotos brasileiros a bordo. Na LMP2, Antonio Pizzonia, Tor Graves e James Walker dominaram as seis horas de corrida para manter a equipe Delta-ADR como a única a vencer em Silverstone no WEC. E, na GTE Pro, Bruno Senna, Darren Turner e Stefan Mücke igualmente controlaram as ações e não deram chances aos adversários. Kamui Kobayashi e Toni Vilander chegaram na segunda posição.
Finalmente, na GTE Am, a vitória também foi da Aston Martin, com o trio dinamarquês formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen, com o Corvette da Larbre de Fernando Rees, Patrick Bornhauser e Julien Canal em segundo lugar.
Confira como foram as 6 Horas de Silverstone:
Ao contrário do que aconteceu na sexta e no sábado, a corrida começou com pista seca em Silverstone, e os dois carros da Toyota puxaram o pelotão na hora da largada, com Alexander Wurz e Nicolas Lapierre mantendo a posição. Mas a liderança dos japoneses não durou muito e, já na primeira hora de corrida, a Audi assumiu a ponta com o carro #2.
Com um rendimento bem superior, a Audi logo colocou o protótipo #1 na segunda posição e, ainda na primeira metade da corrida, já tinha uma vantagem de uma volta sobre sua principal adversária. Ali, a vitória começava a ficar encaminhada para a marca. Restava saber qual dos dois carros chegaria à frente.
Neste momento, a dianteira estava com o trio de Lotterer, Fässler e Tréluyer, e seguiu assim até a penúltima troca de pilotos, quando Kristensen entrou no cockpit do #2 e deixou os boxes em primeiro. Não foi preciso muito tempo, porém, para que Lotterer o superasse: uma volta. Depois do último pit-stop, Tréluyer pegou o carro em primeiro lugar com uma vantagem de mais de meio minuto para McNish. Só que o e-tron quattro #1 não rendia mais tão bem.
Com um problema no eixo da transmissão, o piloto deixou de contar com a força do motor híbrido, ficando somente com o motor turbo movido a diesel. Contra um carro que tinha 100% de potência, virou até covardia. O rápido escocês descontou volta a volta a diferença até colar em Tréluyer e superá-lo, a quatro minutos do fim da corrida.
Enquanto essa briga da Audi correu solta, os carros da Toyota também duelaram entre si pelo lugar mais baixo do pódio. E foi o #8, de Davidson, Buemi e Sarrazin que despontou na hora final de corrida para assegurar o top-3 e os troféus.
Na LMP2, a Delta-ADR não precisou disputar tanto assim. O time de Pizzonia, Graves e Walker estava na segunda posição pouco antes da marca de três horas, quando uma leve garoa começou a cair sobre o circuito. A umidade do asfalto traiu John Martin, que liderava com o protótipo da G-Drive. O inglês perdeu o controle na entrada da reta dos boxes e se chocou contra o muro, provocando o acionamento da bandeira amarela em toda a extensão da pista, mas não o suficiente para a entrada do safety-car.
A partir dali, Pizzonia, Graves e Walker não viram mais adversários e venceram até que com certa tranquilidade. A segunda colocação ficou com Oliver Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, da OAK, e o terceiro lugar ficou com a Greaves de Chris Dyson, Michael Marsal e Tom Kimber-Smith.
Nas classes de GT, a Aston Martin dominou. Na divisão Pro, Darren Turner, Bruno Senna e Stefan Mücke, que largaram na pole-position, simplesmente comandaram as ações das 6 Horas de Silverstone. Tranquilos, eles passaram horas ocupando a primeira posição e cruzaram a linha de chegada com uma volta de vantagem para a dupla da AF Corse que ficou com o segundo lugar: Kamui Kobayashi e Toni Vilander. Na disputa dos pilotos que saíram da F1 no ano passado, portanto, melhor para Senna após o primeiro round. O pódio foi completado por outro trio da Aston Martin, formado por Frédéric Makowiecki, Paul Dalla Lana e Pedro Lamy.
O time inglês comemorou também a vitória na GTE Am, com os dinamarqueses Kristian Poulsen, Allan Simonsen e Christoffer Nygaard. Nesta categoria, porém, as emoções cresceram nos momentos finais com o crescimento da Larbre e de Fernando Rees. O brasileiro tinha um ritmo muito bom na hora final e partiu para o ataque sobre a Ferrari da equipe 8Star e o português Rui Águas.
A manobra de Rees foi consumada instantes antes da ultrapassagem de Tréluyer sobre McNish na LMP1. Com ela, o Corvette #50, que precisou cumprir uma punição de 30 segundos por conta de um toque em que Patrick Bornhauser se envolveu no meio da prova. Águas terminou em terceiro.
A próxima etapa do Mundial de Endurance acontece daqui a três semanas: são as 6 Horas de Spa, na Bélgica, que acontecerão num sábado, dia 4 de maio. Nessa prova, Lucas Di Grassi estará em um terceiro protótipo da Audi, e Bruno Senna e Fernando Rees. Antonio Pizzonia, a princípio, disputaria somente as 6 Horas de Silverstone, e ainda não está confirmado para correr em outras etapas pelo time oficial da Nissan no WEC.
WEC, 6 Horas de Silverstone, corrida, final:
1
|
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN
ESC FRA |
LMP1
1 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
197 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
2
|
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE
TCH FRA |
LMP1
2 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+3.462
|
|
|
||||||
|
||||||
3
|
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING
SUI FRA |
LMP1
3 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta
|
|
|
||||||
|
||||||
4
|
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE |
AUT
FRA |
LMP1
4 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta
|
|
|
||||||
|
||||||
5
|
Nicolas PROST
Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA
SUI ALE |
LMP1
5 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+4 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
6
|
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA
SUI CHN |
LMP1
6 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+7 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
7
|
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING
BRA ING |
LMP2
1 |
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan |
+13 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
8
|
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA
DIN ING |
LMP2
2 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
+14 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
9
|
Chris DYSON
Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA
EUA ING |
LMP2
3 |
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
+17 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
10
|
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG
FRA ALE |
LMP2
4 |
Pecom
Oreca 03 Nissan |
+18 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
11
|
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL
MEX ING |
LMP2
5 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
+18 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
12
|
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH
ING CHN |
LMP2
6 |
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan |
+18 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
13
|
Roman RUSINOV
John MARTIN Mike CONWAY |
RUS
AUS ING |
LMP2
7 |
G-Drive
Oreca 03 Nissan |
+21 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
14
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING
ALE BRA |
GTE Pro
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+26 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
15
|
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER |
JAP
FIN |
GTE Pro
2 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
+27 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
16
|
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN
FRA POR |
GTE Pro
3 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+27 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
17
|
Marc LIEB
Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE
AUT FRA |
GTE Pro
4 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
+27 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
18
|
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA |
ITA
ITA |
GTE Pro
5 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
+27 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
19
|
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN
DIN DIN |
GTE Am
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+28 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
20
|
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE
FRA ALE |
GTE Pro
6 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
+29 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
21
|
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL Fernando REES |
FRA
FRA BRA |
GTE Am
2 |
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+31 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
22
|
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN
POR AUT |
GTE Am
3 |
8Star
Ferrari F458 Italia |
+32 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
23
|
Roald GOETHE
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE
ING ING |
GTE Am
4 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+32 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
24
|
Christian RIED
Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE
ITA ITA |
GTE Am
5 |
Proton
Porsche 911 GT3 RSR |
+32 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
25
|
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA
SUE ITA |
GTE Am
6 |
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia |
+33 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
26
|
Raymond NARAC
Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA
FRA FRA |
GTE Am
7 |
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR |
+34 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
27
|
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN |
FRA
FRA |
LMP2
8 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
+43 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
28
|
Jack GERBER
Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS
IRL ITA |
GTE Am
8 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
+58 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
29
|
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE
AUT TCH |
LMP2
9 |
Lotus
Lotus T128 |
+84 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
30
|
Nick LEVENTIS
Danny WATTS Jonny KANE |
ING
ING ING |
LMP1
7 |
Strakka
HPD ARX-03c Honda |
+142 voltas
|
|
|
||||||
|
||||||
31
|
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA
ITA FRA |
LMP2
10 |
Lotus
Lotus T128 |
+153 voltas
|
|
|
||||||
|