Ferrari admite erro em estratégia nas 6 Horas de Ímola: “Precisamos revisar procedimentos”
A Ferrari mostrava bom desempenho nas 6 Horas de Ímola, segunda etapa do WEC 2024, mas a chuva apareceu e bagunçou os planos da equipe. No fim, os carros da marca italiana ficaram fora até mesmo do pódio
A Ferrari fez pole e liderou boa parte das 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Mundial de Endurance (WEC) em 2024. Na reta final da prova, no entanto, a chuva apareceu no circuito italiano e a montadora apostou em algo passageiro, continuando na pista. O castigo veio de forma imediata, com perda de posições na classe dos hipercarros e ficando fora do pódio.
Com o início da chuva no circuito italiano, a Ferrari ficou na pista com os pneus slicks médios, liderando com os dois carros, mas os rivais foram para os boxes. Na relagada, a Toyota assumiu a liderança com o carro #7, que rumou para a vitória.
Relacionadas
Após o erro que custou uma briga pela vitória, Giuliano Salvi, chefe de competições da Ferrari no Mundial de Endurance, conversou com jornalistas e disse que houve uma confusão da montadora na decisão em Ímola.
“Deveríamos ter dividido os carros e tentamos fazer isso, mas, no fim, não fizemos. Precisamos revisar todos os procedimentos por conta do erro. Infelizmente, no momento, a situação já estava comprometida. Para mim, a pior coisa é que me sinto muito pelos Tifosi [torcedores da Ferrari] e por todos nas arquibancadas em Ímola”, afirmou o dirigente.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“O James [Calado, piloto do carro #51] deu a opinião dele. Muitas vezes, o piloto possui um entendimento melhor, outras vezes não. Esperávamos a chuva antes para colocar os competidores cuidando dos pneus [slicks] de maneira melhor, pois queríamos andar mais. De acordo com nossos dados, nunca encontramos o momento de colocar [os pneus de chuva]. Acho que isso nos deu uma percepção equivocada da realidade”, completou.
O #50 da Ferrari ainda terminou na quarta posição com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. O carro #51, comandado por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi ficou na discreta sétima colocação após as seis horas de disputa.
O WEC retorna nos dias 10 e 11 de maio, quando serão disputadas as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, com a terceira corrida da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as etapas do campeonato, incluindo as 24h de Le Mans e as 6h de São Paulo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.