Audi usa chuva para dar bote na Toyota e fazer dobradinha nas 6 Horas do Circuito das Américas. Di Grassi chega em 2º
A Audi fez uma dobradinha pela segunda corrida consecutiva do Mundial de Endurance na noite de sábado (21), em Austin, quando mais uma vez usou toda a sua experiência e know-how para bater a Toyota e a Porsche. Montadora alemã assumiu a liderança do campeonato após quatro de oito etapas
Na metade da temporada 2014, a disputa pelo título do Mundial de Endurance está pegando fogo. Depois de a Toyota vencer as duas primeiras corridas da temporada, a Audi se recuperou em grande estilo com a vitória nas 24 Horas em Le Mans e, neste sábado (21), após uma longa pausa de três meses sem corridas, conquistou a segunda dobradinha consecutiva para virar o jogo na tabela de pontuação.
Sabendo tirar proveito da chuva melhor do que as concorrentes, a montadora alemã fez 1-2 das 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A bandeira quadriculada foi vista primeiro pelo protótipo #2, de André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler. Tom Kristensen, Loïc Duval e o brasileiro Lucas Di Grassi terminaram a prova na segunda colocação.
Relacionadas
O pódio foi completado pelo trio principal da marca nipônica, formado por Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi.
A prova foi marcada por uma forte chuva que despencou sobre a pista de Austin na segunda das seis horas da corrida. O temporal obrigou que a disputa fosse paralisada com bandeira vermelha por 55 minutos. E foi exatamente quando a chuva apertou que a Toyota se atrapalhou.
Liderando com larga vantagem de quase 30s na primeira parte da corrida, o protótipo #8, então guiado por Lapierre, rodou e foi parar na caixa de brita na saída da curva 12. Perdeu, assim, a dianteira. O outro carro da marca nipônica, de Mike Conway, também saiu da pista. O caminho ficou livre para que a Audi assumisse a ponta.
Para garantir a vitória na Lone Star Le Mans — carinhoso apelido dado à etapa norte-americana do WEC —, o Team Joest adotou estratégias diferentes dos carros. Tréluyer ganhou pneus intermediários assim que entrou na pista para o seu turno, na terceira hora, ao passo que Kristensen permaneceu com compostos para chuva extrema. O francês se deu melhor e partiu para a vitória.
No final da prova, já com pneus slicks calçando os protótipos. ainda houve disputa pelos lugares mais baixos do pódio. Buemi, de volta ao #8, fez um splash-and-go a menos de meia hora para o final, caindo de segundo para quarto. Contudo, o Porsche #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb tinha problemas no motor e sofria com falta de potência, rapidamente sendo superado. Buemi, então, partiu à caça de Di Grassi, mas não deu conta de alcançar o brasileiro e cruzou a linha de chegada 10s atrás do Audi #1.
A classificação do campeonato de pilotos agora tem Davidson/Lapierre/Buemi na ponta com 96 pontos, apenas 11 a mais que Lotterer/Tréluyer/Fässler. Di Grassi e Kristensen dividem a terceira posição com 72 — Duval não aparece junto deles porque não correu em Le Mans após sofrer um forte acidente nos treinos.
Na disputa das marcas, a Audi saltou para a liderança com 157 pontos. A Toyota está em segundo lugar com 139, e a Porsche vem depois com 82.
#GALERIA(5077,81699)
Na LMP2, a equipe chinesa KCMG venceu pela primeira vez na classe com os pilotos Richard Bradley, Matt Howson e Tsugio Matsuda.
A Aston Martin ganhou nas duas classes de GT, a Pro e a A. Na Pro, a dupla vencedora foi formada por Darren Turner e Stefan Mücke, que bateu o Porsche de Fred Makowiecki e a Ferrari de Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Na Am, a marca inglesa garantiu uma dobradinha já nos minutos finais da prova, quando Richie Stanaway passou o um Porsche da equipe Proton e assumiu o segundo posto, atrás apenas de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.
Mundial de Endurance, 6 Horas do Circuito das Américas, final:
1 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
06:01:52.122 | ||
2 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+53.016 | ||
3 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+1:03.945 | ||
4 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+1 volta | ||
5 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+2 voltas | ||
6 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+2 voltas | ||
7 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
+8 voltas | ||
8 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY TSUGIO MATSUDA |
ING ING JAP |
P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
+12 voltas | ||
9 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
+12 voltas | ||
10 | 30 |
RYAN DALZIEL SCOTT SHARP ED BROWN |
ING EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03b Honda |
+16 voltas | ||
11 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+16 voltas | ||
12 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+16 voltas | ||
13 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+16 voltas | ||
14 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
+16 voltas | ||
15 | 9 |
CHRISTOPHE BOUCHUT JAMES ROSSITER LUCAS AUER |
FRA ING AUT |
P1 |
LOTUS Lotus CLM P1/01 |
+17 voltas | ||
16 | 91 |
JÖRG BERGMEISTER NICK TANDY |
ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+18 voltas | ||
17 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+19 voltas | ||
18 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+19 voltas | ||
19 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | ||
20 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+20 voltas | ||
21 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | ||
22 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+20 voltas | ||
23 | 90 |
JEFFREY SEGAL GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+21 voltas | ||
24 | 65 |
RICKY TAYLOR JORDAN TAYLOR TOMMY MILNER |
EUA EUA EUA |
GTE PRO |
Corvette Chevrolet C7.R |
+22 voltas | ||
25 | 57 |
TRACY KROHN NIC JÖHNSSON BEN COLLINS |
EUA SUE ING |
GTE AM |
KROHN Ferrari F458 Italia |
+22 voltas | ||
26 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+24 voltas | ||
27 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+46 voltas | ||
28 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
NC | ||
29 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
NC | ||