BMW anuncia entrada nos hipercarros no Mundial de Endurance em 2024

A BMW anunciou nesta terça-feira (26) que vai participar do Mundial de Endurance daqui a dois anos. Antes disso, montadora alemã entra no IMSA em 2023

LECLERC BATE NA FRANÇA E VERSTAPPEN ENCAMINHA TÍTULO DA F1 2022 | Paddock GP #297

A BMW anunciou nesta terça-feira (26) que irá participar da temporada de 2024 do Mundial de Endurance na classe de hipercarros. O time alemão já havia anunciado que irá competir no IMSA no próximo ano e, com a convergência de regulamentos, optou por disputar as duas categorias.

A montadora já debatia internamente nos últimos meses disputar o WEC. A participação em 2024 vai coincidir com os 25 anos da última participação da BMW nos protótipos em Le Mans, quando venceu a corrida com Yannick Dalmas, Joachim Winkelhock e Pierluigi Martini.

“A decisão de correr com o BMW M V8 híbrido no IMSA a partir de 2023 e no WEC a partir de 2024 é uma marca importante para o projeto”, disse Franciscus van Meel, diretor-executivo da BMW M. “Eu experimentei e apreciei o sabor das 24 Horas de Le Mans durante meu primeiro período como diretor-executivo da BMW M, então estou muito empolgado para disputar a vitória neste clássico e em todo o Mundial de Endurance pela primeira vez em décadas”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

BMW estará no WEC a partir de 2024 (Foto: BMW Motorsports)

O BMW M V8 híbrido, carro que será utilizado nas provas de endurance, completou um shakedown na segunda (25) em Varano, sede da Dallara, que construiu o chassi do bólido. O americano Connor de Philippi e o sul-africano Sheldon Van der Linde conduziram o carro na pista italiana. A equipe ainda vai realizar mais testes durante o ano, testando pilotos antes de definir quem guiará o carro no IMSA.

A BMW atualmente já compete junto com a equipe Rahal Letterman Laning na classe GT do IMSA. O trabalho na LMDh também será feito em conjunto com a RLL. “Hoje foi um dia histórico para o projeto LMDh da BMW”, disse de Philippi. “Passo a passo, passamos por todos os sistemas e funções do carro e no final do dia fomos capazes de fazer voltas com praticamente potência máxima, o que é um ótimo resultado”, concluiu o piloto americano.

Com a confirmação da BMW, as 24 Horas de Le Mans de 2024 terão nova marcas diferentes disputando a vitória na categoria principal. Além da equipe alemã, estão confirmadas Toyota, Peugeot, Porsche, Ferrari, Glickenhaus, Cadillac, Lamborghini e Alpine.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.