Chuva impede disputa, e Toyota vence primeira do ano nas 6 Horas de Fuji. Senna triunfa na GTE Am
Após duas bandeiras vermelhas e nenhuma bandeira verde, direção do Mundial de Endurance decide encerrar 6 Horas de Fuji por causa do mau tempo na região do circuito japonês
Muita chuva e pouca – ou nenhuma – ação. Assim podem ser resumidas as 6 Horas de Fuji, sexta etapa do Mundial de Endurance, realizada neste domingo (20), no Japão.
A Toyota, correndo em casa, conquistou a primeira vitória da temporada 2013 do WEC, com Kazuki Nakajima, que conduziu o TS-030 de número 7 quando os carros seguiram o safety-car, nas tentativas – frustradas – de iniciar a prova, que teve apenas 16 voltas completadas, todas sob bandeira amarela.
Relacionadas
O triunfo estava nas mãos do Audi #1, guiado por André Lotterer, que partiu da pole-position, mas teve que ir aos boxes algumas vezes para solucionar um problema no motor, despencando para a 25ª posição geral e quarta na categoria LMP1, onde permaneceu até o final da prova.
Quem agradeceu foi a turma do e-tron quattro #2, pilotado por Loïc Duval, que contou ainda com o outro protótipo da fabricante japonesa, com Anthony Davidson, partindo dos boxes, o que colocou o francês na segunda posição. O pódio foi completado pela Rebellion de Andrea Bellicchi.
Na LMP2, a vitória ficou com a OAK de Bertrand Baguette, seguida pela G-Drive de Mike Conway. Na GTE Pro, Frédéric Makowiecki, desta vez à bordo do #97 da Aston Martin, conquistou o triunfo.
Na GTE Am, a fabricante inglesa também comemorou. Bruno Senna foi quem esteve à frente do Vantage V8 que venceu a prova. Fernando Rees, que largava em segundo na categoria, enfrentou problemas com seu Corvette desde o início, e encerrou a disputa na última posição – na classificação geral e na GTE Am.
Com o resultado em Fuji – que computou metade dos pontos válidos para a etapa -, a Audi garantiu o título entre as fabricantes na LMP1. A disputa entre os pilotos, no entanto, segue aberta – apesar de o trio Duval/ Tom Kristensen/Allan McNish ter chegado aos 147 pontos, vantagem considerável sobre os 106,25 de Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler a duas provas do encerramento do campeonato.
As 6 Horas de Xangai, próxima etapa do Mundial de Endurance, serão realizadas no dia 9 de novembro.
Mundial de Endurance, 6 Horas de Fuji, Fuji, final:
1 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE Kazuki NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
LMP1 1 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
16 voltas | |
2 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 2 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1.901 | |
3 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE |
ITA SUI |
LMP1 3 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+3.872 | |
4 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+6.131 | |
5 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 2 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+8.224 | |
6 |
Katsuyuki HIRANAKA Björn WIRDHEIM Masayuki UEDA |
JAP EUA JAP |
LMP2 3 |
Gainer Zytek Z11SN Nissan |
+11.055 | |
7 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 4 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+12.834 | |
8 |
Tor GRAVES James WALKER Shinji NAKANO |
ING ING JAP |
LMP2 5 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+15.323 | |
9 |
Richard BRADLEY Kazuhiro KOIZUMI Tsugio MATSUDA |
ING JAP JAP |
LMP2 6 |
KCMG Morgan LMP2 Nissan |
+19.569 | |
10 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 7 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+21.494 | |
11 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 8 |
Lotus Lotus T128 |
+23.803 | |
12 |
Jacques NICOLET Keiko IHARA |
FRA JAP |
LMP2 9 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+35.657 | |
13 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Frédéric MAKOWIECKI |
ING ALE FRA |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+38.900 | |
14 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELLA |
ITA ITA |
GTE Pro 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+41.944 | |
15 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET |
ALE FRA |
GTE Pro 3 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+44.855 | |
16 |
Marc LIEB Richard LIETZ |
ALE AUT |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+55.311 | |
17 |
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN Bruno SENNA |
DIN DIN BRA |
GTE Am 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+57.668 | |
18 |
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER Jonathan ADAM |
ING ING ING |
GTE Am 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+1:01.641 | |
19 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 3 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+1:03.657 | |
20 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Davide RIGON |
VEN POR ITA |
GTE Am 4 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+1:05.951 | |
21 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER |
JAP FIN |
GTE Pro 5 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+1:15.544 | |
22 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Markus PALTTALA |
FRA FRA FIN |
GTE Am 5 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+1:25.904 | |
23 |
Kevin WEEDA Vitantonio LIUZZI James ROSSITER |
EUA ITA ING |
LMP2 10 |
Lotus Lotus T128 |
+1:40.976 | |
24 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 6 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+1:46.314 | |
25 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE TCH FRA |
LMP1 4 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1:49.150 | |
26 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 7 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+2:21.643 | |
27 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 5 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | |
28 |
Pedro LAMY Richie STANAWAY |
POR NZL |
GTE Pro 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+1 volta | |
29 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Fernando REES |
FRA FRA BRA |
GTE Am 8 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+2 voltas | |