Coluna Punta-taco, por Francis Trennepohl: Gaúcho de Endurance: grid cheio e receita de sucesso

A diversidade de modelos que formam os grids nas provas de Endurance no mundo inteiro são um charme extra para o público, e neste quesito, a abertura do Gaúcho não deixou a desejar em nada

Gaúcho de Endurance: grid cheio e receita de sucesso!
 
No último final de semana, a abertura do Campeonato Gaúcho de Endurance reuniu nada menos que 44 carros inscritos em Tarumã. É um grid de muito respeito e que apenas vem a comprovar a paixão pelo automobilismo no Rio Grande do Sul, dentro e fora das pistas, aliada a competência dos organizadores, que, segundo relato dos próprios pilotos, é um ponto extremamente positivo para o sucesso da competição.
 
A diversidade de modelos que formam os grids nas provas de Endurance no mundo inteiro são um charme extra para o público, e neste quesito, a abertura do Gaúcho não deixou a desejar em nada, pois carros nacionais, importados, protótipos e clássicos alinharam no ‘solo sagrado’ de Tarumã, e isso nos leva imediatamente a uma pergunta tão óbvia quanto besta: porque não houve continuidade no campeonato nacional de Endurance com este mesmo nível? Interesses, politicagem, retaliação e picuinhas são os principais responsáveis pela “morte” do Brasileiro de Endurance.

Ao mesmo tempo em que batemos palmas para o Rio Grande do Sul e sentimos orgulho em ver este vigor nas pistas dos pampas, temos uma ponta de vergonha e até mesmo revolta pela falta de um certame nacional.
Gaúcho de Endurance do RS dá orgulho (Foto: André Kotoman)

É por esta e tantas outras que tenho a certeza de que automobilismo no Brasil já teria falido e não existiria mais se não fosse pelo amor e empenho daqueles que verdadeiramente o fazem: pilotos, preparadores, mecânicos e público.


Pra fechar: ‘Fórmula Júnior’ e ‘Fórmula Gaúcha’ também são um sucesso desde sua criação. Certamente isso não se deve a uma ‘água milagrosa’ existente no RS, mas, sim, ao trabalho, a paixão e a competência!
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.