Coluna Punta-taco, por Francis Trennepohl: Gaúcho de Endurance: grid cheio e receita de sucesso

A diversidade de modelos que formam os grids nas provas de Endurance no mundo inteiro são um charme extra para o público, e neste quesito, a abertura do Gaúcho não deixou a desejar em nada

Gaúcho de Endurance: grid cheio e receita de sucesso!
 
No último final de semana, a abertura do Campeonato Gaúcho de Endurance reuniu nada menos que 44 carros inscritos em Tarumã. É um grid de muito respeito e que apenas vem a comprovar a paixão pelo automobilismo no Rio Grande do Sul, dentro e fora das pistas, aliada a competência dos organizadores, que, segundo relato dos próprios pilotos, é um ponto extremamente positivo para o sucesso da competição.
 
A diversidade de modelos que formam os grids nas provas de Endurance no mundo inteiro são um charme extra para o público, e neste quesito, a abertura do Gaúcho não deixou a desejar em nada, pois carros nacionais, importados, protótipos e clássicos alinharam no ‘solo sagrado’ de Tarumã, e isso nos leva imediatamente a uma pergunta tão óbvia quanto besta: porque não houve continuidade no campeonato nacional de Endurance com este mesmo nível? Interesses, politicagem, retaliação e picuinhas são os principais responsáveis pela “morte” do Brasileiro de Endurance.

Ao mesmo tempo em que batemos palmas para o Rio Grande do Sul e sentimos orgulho em ver este vigor nas pistas dos pampas, temos uma ponta de vergonha e até mesmo revolta pela falta de um certame nacional.
Gaúcho de Endurance do RS dá orgulho (Foto: André Kotoman)

É por esta e tantas outras que tenho a certeza de que automobilismo no Brasil já teria falido e não existiria mais se não fosse pelo amor e empenho daqueles que verdadeiramente o fazem: pilotos, preparadores, mecânicos e público.


Pra fechar: ‘Fórmula Júnior’ e ‘Fórmula Gaúcha’ também são um sucesso desde sua criação. Certamente isso não se deve a uma ‘água milagrosa’ existente no RS, mas, sim, ao trabalho, a paixão e a competência!
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube