Com Kobayashi na pista, Toyota #7 segue líder após 12 horas. Fraga domina LGMTE Am
No pico da noite, a edição 2019 das 24 Horas de Le Mans chegou à metade às 22h (de Brasília, 3h locais). E o Toyota #7 segue líder. Na LMP2, G Drive #26 abriu uma enormidade, enquanto batalha na LMGTE Pro segue parelha entre #92 e #51. Por fim, na LGMTE Am, conjunto de Felipe Fraga controla a prova
Mais uma vez durante o ciclo de quatro horas, a Toyota viu o carro #7 abrir vantagem importante e ser ultrapassado pelo #8 na sequência. Dessa vez, no entanto, quem riu por último foi mesmo o #7. Com Kamui Kobayashi, que assumiu o carro na 12ª hora e voltou a impor um forte ritmo para chegar à metade das 24 Horas de Le Mans de 2019, já na noite deste sábado (15) – no Brasil, altas horas da madrugada europeia de domingo – na dianteira.
Na classe LMP2, o domínio do G Drive #26 cresceu exponencialmente: Jean-Éric Vergne e Job van Uitert colocaram a corrida no bolso e abriram 2min para o resto do pelotão. Roman Rusinov terminou as quatro horas com a situação sob controle. A segunda colocação segue com o Signatech Alpine #36 de André Negrão, Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet, mas bastante distante e sem resposta a oferecer. O Jackie Chan DC #38, com Gabriel Aubry ao volante, segurou Pastor Maldonado no DragonSpeed #31 para ficar com o terceiro lugar.
Relacionadas
Na LGMTE AM, o controle segue total para o #85 da Keating Ford. Jeroen Bleekemole e Felipe Fraga seguira abrindo vantagem e têm dianteira de mais de 2min para o Dempsey-Proton #77 de Christian Reid.
Longue glissade de la #17 @SMP_Racing au virage du karting !
? La nuit est cruelle…#LeMans24 pic.twitter.com/huVCW1N2QA— 24 Heures du Mans (@24heuresdumans) 15 de junho de 2019
Saiba como foi a corrida em Le Mans após 12 horas:
Buemi ficou na pista inicialmente e entrou no pit-lane quando a corrida recomeçou, mas Conway preferiu manter a sequência de pits que o #7 vinha aplicando e parou somente duas voltas depois. Deu certo, porque voltou para a prova com 1min de dianteira. Egor Orudzhev era quem guiava o #17 para manter na terceira colocação com certa tranquilidade, porque Menezes, apesar de um bom stint no #3 da Rebellion, não conseguia se aproximar. Mas o americano tomou de vez o quarto posto por causa do safety-car.
LMP2
A décima hora representou o momento em que o #26 se apresentou de fato como o conjunto a ser derrotado. Ainda com Van Uitert ao volante, mas o safety-car apareceu no momento em que Lapierre entrou no pit-lane para passar o #36 a Pierre Thiriet. O timing em que tudo aconteceu fez com que a vantagem abrisse para 1min20s.
Nenhuma grande mudança com relação à briga pela vitória. Com Rusinov de volta ao volante do #26, o trio tinha uma vantagem confortabilíssima, mais de 2min para Thiriet, mesmo com o novo safety-car. A vantagem foi aumentada pelo fim de stint impressionante de Van Uitert, que entregou para Rusinov com muita folga. Aubry seguia em terceiro no #38, mas agora perseguido por Pastor Maldonado no #31.
Rusinov teve apenas o trabalho de segurar os 2min de vantagem para o #36: algo que fez com sucesso. Negrão voltava ao volante da Signatech Alpine, mas a diferença se mostrava praticamente impossível de tirar se nada diferente acontecesse. Maldonado seguia buscando o #38, que passava de Aubry para Ho-Pin Tung, mas a vantagem do piloto chinês terminou ainda em 6s.
GTE Pro
O safety-car causado por Sorensen chegou a mudar a liderança na classe. Michael Christensen chegou a deixar Calado para trás no #92, mas o inglês do #51 se recuperou e terminou ainda ao volante e liderança após dez horas.
A troca de posições entre Porsche e Ferrari seguia na classe. Os dois voltaram a abrir na 11ª hora, mas Laurens Vanthoor conseguiu recolocar o Porsche #92 à frente de Serra no AF Corse #51. Outro Porsche aparecia na sequência, com Earl Bamber no #93.
Vanthoor abriu bastante na 12ª hora, cerca de 35s, mas o acidente com o Bratislava e o safety-car na pista juntou os dois. Na marca de metade da corrida, seguiam separados apenas com 2s. Fred Makowiecki mantinha o Porsche #91 em terceiro.
Fraga reassumiu o dominante #85 e seguia a corrida impecável do conjunto, enquanto Charlie Eastwood mostrou força no Porsche #77 e fez três ultrapassagens na relargada após a batida de Orudzhev: deixou para trás Baptista, Cooper MacNeil e Patrick Lindsey para assumir o segundo posto.
Com o #85 em praticamente outra competição, a mudança no Am foi Christian Ried recolocando o #77 em segundo. Eastwood seguia em terceiro ao fim da 12ª hora.
Mundial de Endurance 2018/19, 24 Horas de Le Mans, classificação após 12 horas:
1 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
187 voltas | |
2 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
+4.508 | |
3 | 3 |
THOMAS LAURENT NATHANAËL BERTHON GUSTAVO MENEZES |
FRA FRA EUA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+2 voltas | |
4 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN STOFFEL VANDOORNE |
RUS RUS BEL |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+3 voltas | |
5 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+6 voltas | |
6 | 26 |
ROMAN RUSINOV JOB VAN UITERT JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS BEL FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
+8 voltas | |
7 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson |
+8 voltas | |
8 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
9 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO ANTHONY DAVIDSON |
MEX VEN ING |
P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
10 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
11 | 37 |
DAVID HEINEMEIER HANSSON JORDAN KING RICKY TAYLOR |
DIN ING EUA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
12 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+10 voltas | |
13 | 32 |
ALEX BRUNDLE RYAN CULLEN WILL OWEN |
ING IRL EUA |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+10 voltas | |
14 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX |
P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson |
+11 voltas | |
15 | 30 |
ROMAIN DUMAS NICO JAMIN PIERRE RAGUES |
FRA FRA FRA |
P2 |
DUQUEINE ENGINEERING ORECA 07 – Gibson |
+11 voltas | |
16 | 23 |
RENÉ BINDER JULIEN CANAL WILL STEVENS |
AUT FRA GBR |
P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+11 voltas | |
17 | 25 |
JOHN FALB ANDREA PIZZITOLA DAVID ZOLLINGER |
EUA FRA FRA |
P2 |
ALGARVE PRO RACING ORECA 07 – Gibson |
+12 voltas | |
18 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA |
P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson |
+13 voltas | |
19 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO ANDREA BELICCHI |
ITA ITA ITA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson |
+13 voltas | |
20 | 43 |
JOHN FARANO ARJUN MAINI NORMAN NATO |
CAN IND FRA |
P2 |
RLR M-SPORT/TOWER EVENTS ORECA 07 – Gibson |
+14 voltas | |
21 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI NICHOLAS BOULIE |
FRA FRA EUA |
P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+15 voltas | |
22 | 20 |
DENNIS ANDERSEN MATHIAS BECHE ANDERS FJORDBACH |
DIN SUI DIN |
P2 |
HIGH CLASS RACING ORECA 07 – Gibson |
+16 voltas | |
23 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE NYCK DE VRIES |
HOL HOL HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson |
+16 voltas | |
24 | 34 |
NIGEL MOORE JAKUB SMIECHOWSKI JAMES WINSLOW |
ING POL ING |
P2 |
INTER EUROPOL COMPETITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+20 voltas | |
25 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+20 voltas | |
26 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+20 voltas | |
27 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+21 voltas | |
28 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+21 voltas | |
29 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+21 voltas | |
30 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+21 voltas | |
31 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+21 voltas | |
32 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL JONATHAN BOMARITO |
GBR GBR EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+21 voltas | |
33 | 94 |
MATHIEU JAMINET SVEN MÜLLER DENNIS OLSEN |
FRA ALE NOR |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+21 voltas | |
34 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+22 voltas | |
35 | 89 |
PIPO DERANI JULES GOUNON OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
GTE-PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE EVO |
+22 voltas | |
36 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA JESSE KROHN |
BRA POR FIN |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+23 voltas | |
37 | 17 |
STHÉPNAHE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV SERGEY SIROTKIN |
FRA RUS RUS |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+24 voltas | |
38 | 85 |
JEROEN BLEEKEMOLEN FELIPE FRAGA BEN KEATING |
HOL BRA EUA |
GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FORD GT |
+24 voltas | |
39 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+24 voltas | |
40 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR |
GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE |
+24 voltas | |
41 | 84 |
RODRIGO BAPTISTA WEI LU JEFF SEGAL |
BRA CAN EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE |
+25 voltas | |
42 | 62 |
COOPER MacNEIL ROBERT SMITH TONI VILANDER |
ING ING FIN |
GTE AM |
WEATHER TECH RACING FERRARI 488 GTE |
+25 voltas | |
43 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR |
GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+25 voltas | |
44 | 61 |
LUIS PÉREZ COMPANC MATTHEW GRIFFIN MATTEO CRESSONI |
ARG IRL ITA |
GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE |
+25 voltas | |
45 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+26 voltas | |
46 | 57 |
KEI COZZOLINO TAKESHI KIMURA CÔME LEDOGAR |
JAP JAP FRA |
GTE AM |
CAR GUY RACING FERRARI 488 GTE |
+26 voltas | |
47 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER THOMAS PREINING |
GBR GBR AUS |
GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR |
+26 voltas | |
48 | 78 |
VINCENT ABRIL LOUIS PRETTE PHILIPPE PRETTE |
MON MON MON |
GTE AM |
PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+26 voltas | |
49 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDDIE CHEEVER III |
JAP MCO ITA |
GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE |
+27 voltas | |
50 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE |
+27 voltas | |
51 | 83 |
RAHEL FREY MICHELLE GATTING MANUELA GOSTNER |
SUI DIN ITA |
GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE |
+27 voltas | |
52 | 49 |
HENNING ENQVIST MIRO KONÔPKA KONSTANTIN TERESCHENKO |
SUE ESL RUS |
P2 |
ARC BRATISLAVA ORECA 07 – Gibson |
abandonou | |
53 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
abandonou | |
54 | 60 |
CLAUDIO SCHIAVONI SERGIO PIANEZZOLA ANDREA PICCINI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE |
+30 voltas | |
55 | 4 |
OLIVER WEBB PAOLO RUBERTI TOM DILLMANN |
GBR ITA FRA |
P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo |
+39 voltas | |
56 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
abandonou | |
57 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
abandonou | |
58 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE |
abandonou | |
59 | 88 |
MATTEO CAIROLI SATOSHI HOSHINO GIORGIO RODA |
ITA JAP ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
abandonou | |
60 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL |
P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson |
abandonou | |
61 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
abandonou | |