Com sorte, trio de Alonso repete triunfo nas 24h de Le Mans. Negrão, Serra e Fraga também vencem
Na base da sorte, Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima venceram de novo as 24 Horas de Le Mans com o Toyota TS050 Hybrid #8. Três dos sete brasileiros fecharam no topo do pódio. André Negrão triunfou pela segunda vez na LMP2 e dela se sagrou campeão mundial. Daniel Serra também venceu em Le Mans, agora com a Ferrari da AF Corse, e Felipe Fraga coroou sua estreia com um triunfo histórico na LMGTE-AM
A conquista neste domingo coroou também Alonso, Buemi e Nakajima como campeões mundiais de endurance. É o primeiro título de Alonso desde o bicampeonato do Mundial de F1, em 2006, quando o espanhol corria pela Renault. A conquista também foi histórica para Nakajima, o primeiro japonês campeão mundial em uma categoria de elite do automobilismo mundial.
O desfecho das 24 Horas de Le Mans representou também o fim do ciclo de Alonso no WEC, com duas vitórias em Le Mans e o título mundial confirmado neste domingo. O espanhol, contudo, deixou claro que pretende voltar na esteira da nova regra dos hipercarros.
Relacionadas
O domingo também coberto de glória para o automobilismo brasileiro, que viu as vitórias de André Negrão na LMP2, Daniel Serra na LMGTE-PRO e Felipe Fraga, na sua estreia, como vencedor na LMGTE-AM.
Na LMP2, André Negrão, que já havia vencido em Le Mans em 2018 — triunfo que só foi confirmado em outubro após julgamento do recurso da G-Drive —, triunfou pela segunda vez em La Sarthe ao lado de Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre com o protótipo da Signatech Allpine #36.Para completar uma festa que promete varar a madrugada, o trio confirmou a conquista do título mundial na classe LMP2.
O dia foi de muita festa também para Daniel Serra. Dois anos depois de ter estreado com vitória em Le Mans com a Aston Martin, o paulista de 35 anos, que vive grande fase nas pistas como bicampeão da Stock Car, conquistou seu segundo triunfo na prova, desta vez correndo com o macacão e o carro vermelho da Ferrari. Piloto do carro #51 da AF Corse, a equipe oficial da marca de Maranello em Le Mans, Serra dividiu a glória na LMGTE-PRO com o britânico James Calado e o italiano Alessandro Pier Guidi.
Lá na frente, Kamui Kobayashi liderava tranquilo com o Toyota TS050 Hybrid #7, com quase 2min de vantagem para Fernando Alonso, no seu último turno com o protótipo que o consagrou como vencedor em Le Mans no ano passado. Os dois Toyota rodavam em ritmo muito parecido. A SMP, desta vez com Mikhail Aleshin ao volante, fechava o top-3 na LMP1.
La @SignatechAlpine #36 toujours leader en catégorie LMP2 à bientôt 2h de l'arrivée! @NegraoAndre est au volant! #LeMans24 #WEC #SuperFinale pic.twitter.com/wCBEYZvow7
— 24 Heures du Mans (@24heuresdumans) June 16, 2019
Ainda na LMP2, o #29 do Team Nederland conseguiu voltar para a prova depois de muito trabalho nos boxes para realizar os reparos no protótipo após a batida de De Vries. Giedo van der Garde, ex-F1, assumiu o volante para as horas finais. Por outro lado, susto para André Negrão, que chegou a dar uma escapada da pista. Nada, contudo, que ameaçasse sua condição de líder em Le Mans.
Quando restavam duas horas para o fim da corrida, Ben Keating, gentleman-driver dono da equipe, assumiu o volante do Ford GT #85 no lugar de Fraga para manter a liderança na LMGTE-AM e buscar a vitória em Le Mans. Voltas depois, Keating voltou para os boxes para trocar o bico do carro. Nada que ameaçasse a ponta da classe porque o Porsche 911 que vinha em segundo lugar, do Team Project 1, fazia mais uma troca de pilotos, com Jörg Bergmeister assumindo o volante na parte final.
Na LMGTE-PRO, Serra tinha a missão de acelerar a Ferrari #51 da AF Corse nas horas finais. O brasileiro tinha 1min de vantagem para Frédéric Makowiecki, em segundo lugar com o Porsche #91. Outro Porsche, o #93 pilotado por Patrick Pilet, aparecia em terceiro, também na mesma volta do líder.
Com 1h40min para o fim da corrida, Alonso encerrou seu último stint a bordo do LMP1 da Toyota e deu lugar a Nakajima, que caminhou para fazer história ao ser o primeiro japonês campeão mundial de uma categoria de elite do automobilismo. No Toyota #7, 'Pechito' López entrava no lugar de Kobayashi.
Pouco depois, a direção de prova anunciava que o carro #85, de Fraga, Keating e Bleekemolen, passava a ser investigado por conta de uma possível irregularidade no pit-stop. Já Van der Garde se arrastava na pista por conta do pneu traseiro esquerdo furado no seu LMP2.
Dos três brasileiros na liderança, era Fraga, que via dos boxes a prova após completar seu stint, quem tinha sua vitória mais ameaçada. Bergmeister vinha tirando a diferença e virava cerca de 3s mais rápido que Keating na hora e meia final de prova. Para piorar, o carro #85 acabou sendo punido com um stop and go por Ben Keating ter girado as rodas antes de sair do pit-stop.
A punição foi cumprida com 1h06min para o fim da corrida. Keating voltou ainda na frente na LMGTE-AM, mas a diferença para Bergmeister ficou bem reduzida.
Drama também para o líder geral da corrida. Com menos de uma hora para a bandeirada, 'Pechito' López teve de lidar com um furo no pneu dianteiro direito do Toyota #7. Por sorte, o argentino estava perto da entrada dos boxes, entrou para fazer a troca. Mas pouco depois de sair dos boxes, López enfrentou um novo problema, desta vez no câmbio do carro, travado em terceira marcha, e ainda teve outro pneu furado, vindo muito lento na pista. Após novo pit-stop, o piloto voltou à pista, mas em segundo, atrás do Toyota #8 de Nakajima.
Os minutos finais da corrida foram dramáticos. Na Toyota, Nakajima ouvia pelo rádio a ordem para manter o ritmo normal de corrida. Mas já ficava todo o suspense sobre uma eventual troca de posições entre o #8 e o #7. Quem também lutava para se manter na frente era o Ford GT #85 da Keating, que optou por chamar Bleekemolen para o último stint da prova e tentar garantir a vitória.
Com ou sem inversão, 'Pechito' López acelerava em ritmo de classificação para se aproximar do Toyota #8, a ponto de virar mais de 5s mais rápido na volta 373. Na LMP2, Lapierre mantinha a Signatech Alpine com uma dianteira muito confortável, enquanto Pier Guidi tinha vantagem de 35s para o segundo colocado da LMGTE-PRO, o Porsche #93 liderado por Earl Bamber. E na LMGTE-AM, Bleekemolen estabilizava a diferença em 5s para Bergmeister.
Quando restavam 27 minutos para o fim da corrida, Nakajima fez seu pit-stop derradeiro. López voltou à liderança da corrida, e aí restava a dúvida sobre a necessidade de mais uma parada para o Toyota #7 antes do fim da corrida. Kazuki voltou 13s atrás. Nove minutos depois, foi a vez de 'Pechito' ir aos boxes para o último pit-stop, com apenas um reabastecimento rápido para ir até o fim da prova.
A dúvida persistia: qual Toyota venceria em Le Mans? A própria equipe tratou de decidir e encerrar a dúvida: "Traga o carro para casa", disse via rádio um dos engenheiros do time a López. Era a confirmação, na prática, da vitória de Alonso, Buemi e Nakajima nas 24 Horas de Le Mans. Lapierre, Negrão e Thiriet confirmaram a vitória na LMP2, enquanto Daniel Serra, James Calado e Alessandro Pier Guidi triunfaram na LMGTE-PRO. Por fim, na LMGTE-AM, Felipe Fraga coroou uma estreia de gala em Le Mans com a vitória ao lado de Jeroen Bleekemolen e Ben Keating. A categoria ainda contou com Rodrigo Baptista em terceiro lugar ao lado de Wei Lu e Jeff Segal.
Mundial de Endurance 2018/19, 24 Horas de Le Mans 2019, final:
1 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | 385 voltas | |
2 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | +16.972 | |
3 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN STOFFEL VANDOORNE |
RUS RUS BEL | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | +6 voltas | |
4 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +9 voltas | |
5 | 3 |
THOMAS LAURENT NATHANAËL BERTHON GUSTAVO MENEZES |
FRA FRA EUA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +15 voltas | |
6 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA | P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson | +17 voltas | |
7 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | +18 voltas | |
8 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA | P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson | +19 voltas | |
9 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | +20 voltas | |
10 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX | P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson | +21 voltas | |
11 | 26 |
ROMAN RUSINOV JOB VAN UITERT JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS BEL FRA | P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson | +21 voltas | |
12 | 30 |
ROMAIN DUMAS NICO JAMIN PIERRE RAGUES |
FRA FRA FRA | P2 |
DUQUEINE ENGINEERING ORECA 07 – Gibson | +22 voltas | |
13 | 23 |
RENÉ BINDER JULIEN CANAL WILL STEVENS |
AUT FRA GBR | P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson | +23 voltas | |
14 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA | P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson | +23 voltas | |
15 | 25 |
JOHN FALB ANDREA PIZZITOLA DAVID ZOLLINGER |
EUA FRA FRA | P2 |
ALGARVE PRO RACING ORECA 07 – Gibson | +28 voltas | |
16 | 20 |
DENNIS ANDERSEN MATHIAS BECHE ANDERS FJORDBACH |
DIN SUI DIN | P2 |
HIGH CLASS RACING ORECA 07 – Gibson | +29 voltas | |
17 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI NICHOLAS BOULIE |
FRA FRA EUA | P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson | +30 voltas | |
18 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO ANDREA BELICCHI |
ITA ITA ITA | P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson | +33 voltas | |
19 | 32 |
ALEX BRUNDLE RYAN CULLEN WILL OWEN |
ING IRL EUA | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | +37 voltas | |
20 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +43 voltas | |
21 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +43 voltas | |
22 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +43 voltas | |
23 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | +43 voltas | |
24 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL JONATHAN BOMARITO |
GBR GBR EUA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | +43 voltas | |
25 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | +44 voltas | |
26 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | +45 voltas | |
27 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE NYCK DE VRIES |
HOL HOL HOL | P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson | +45 voltas | |
28 | 94 |
MATHIEU JAMINET SVEN MÜLLER DENNIS OLSEN |
FRA ALE NOR | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +46 voltas | |
29 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | +48 voltas | |
30 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +48 voltas | |
31 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA JESSE KROHN |
BRA POR FIN | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | +50 voltas | |
32 | 85 |
JEROEN BLEEKEMOLEN FELIPE FRAGA BEN KEATING |
HOL BRA EUA | GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FORD GT | +51 voltas | |
33 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR | GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | +51 voltas | |
34 | 84 |
RODRIGO BAPTISTA WEI LU JEFF SEGAL |
BRA CAN EUA | GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE | +51 voltas | |
35 | 62 |
COOPER MacNEIL ROBERT SMITH TONI VILANDER |
ING ING FIN | GTE AM |
WEATHER TECH RACING FERRARI 488 GTE | +52 voltas | |
36 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +53 voltas | |
37 | 57 |
KEI COZZOLINO TAKESHI KIMURA CÔME LEDOGAR |
JAP JAP FRA | GTE AM |
CAR GUY RACING FERRARI 488 GTE | +53 voltas | |
38 | 78 |
VINCENT ABRIL LOUIS PRETTE PHILIPPE PRETTE |
MON MON MON | GTE AM |
PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +54 voltas | |
39 | 61 |
LUIS PÉREZ COMPANC MATTHEW GRIFFIN MATTEO CRESSONI |
ARG IRL ITA | GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE | +54 voltas | |
40 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER THOMAS PREINING |
GBR GBR AUS | GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR | +54 voltas | |
41 | 83 |
RAHEL FREY MICHELLE GATTING MANUELA GOSTNER |
SUI DIN ITA | GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE | +54 voltas | |
42 | 89 |
PIPO DERANI JULES GOUNON OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING | GTE-PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE EVO | +55 voltas | |
43 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDDIE CHEEVER III |
JAP MCO ITA | GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE | +56 voltas | |
44 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR | GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE | +57 voltas | |
45 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA | GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE | +58 voltas | |
46 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +60 voltas | |
47 | 34 |
NIGEL MOORE JAKUB SMIECHOWSKI JAMES WINSLOW |
ING POL ING | P2 |
INTER EUROPOL COMPETITION LIGIER JSP217 – Gibson | +60 voltas | |
48 | 60 |
CLAUDIO SCHIAVONI SERGIO PIANEZZOLA ANDREA PICCINI |
ITA ITA ITA | GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE | +61 voltas | |
49 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | +76 voltas | |
50 | 43 |
JOHN FARANO ARJUN MAINI NORMAN NATO |
CAN IND FRA | P2 |
RLR M-SPORT/TOWER EVENTS ORECA 07 – Gibson | +90 voltas | |
51 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO ANTHONY DAVIDSON |
MEX VEN ING | P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson | +140 voltas | |
52 | 37 |
DAVID HEINEMEIER HANSSON JORDAN KING RICKY TAYLOR |
DIN ING EUA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | 186 voltas | |
53 | 17 |
STHÉPNAHE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV SERGEY SIROTKIN |
FRA RUS RUS | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | +222 voltas | |
54 | 4 |
OLIVER WEBB PAOLO RUBERTI TOM DILLMANN |
GBR ITA FRA | P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo | +222 voltas | |
55 | 49 |
HENNING ENQVIST MIRO KONÔPKA KONSTANTIN TERESCHENKO |
SUE ESL RUS | P2 |
ARC BRATISLAVA ORECA 07 – Gibson | +225 voltas | |
56 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +245 voltas | |
57 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +253 voltas | |
58 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT | GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE | +298 voltas | |
59 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | +303 voltas | |
60 | 88 |
MATTEO CAIROLI SATOSHI HOSHINO GIORGIO RODA |
ITA JAP ITA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +306 voltas | |
61 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL | P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson | +309 voltas | |
Paddockast #22 O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata? |