Em sexto no grid da corrida de despedida, Kristensen garante foco na prova, mas fala em "aproveitar o momento"

Tom Kristensen vai fazer a sua despedida nas 6 Horas de São Paulo. O dinamarquês, que larga na sexta colocação na etapa brasileira do WEC com o Audi #1, falou em aproveitar o momento

O desempenho do Audi #1 na classificação deste sábado (29) para as 6 Horas de São Paulo não foi dos melhores. Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Tom Kristensen vão partir da sexta colocação na prova que encerra o campeonato de 2014 do WEC. Tanto o brasileiro quanto o dinamarquês – os dois que marcaram tempo na classificação – citaram a estratégia conservadora da Audi e a proximidade para o outro carro da equipe. Para o brasileiro, uma vitória neste domingo será tarefa árdua, especialmente pela não adequação do conceito do protótipo às características da pista de Interlagos. Enquanto isso, o danês falou da parte sentimental de sua prova de despedida.
 
Ao GRANDE PRÊMIO, Di Grassi concordou que o ritmo de corrida da Audi é bom e afirmou que um erro durante a classificação interferiu no resultado do #1.
 
“Nós temos um ritmo de corrida bom, mas a nossa configuração de híbrido atrapalha para fazer algo melhor na classificação. A gente podia ter ficado na frente do outro carro da equipe, mas tivemos um erro dentro da própria equipe. Enfim, classificar em quarto, quinto ou sexto não muda nada em uma corrida de seis horas”, declarou.
 
O brasileiro explicou que o erro foi na estratégia e consistiu em não tentar mais uma volta para baixar o tempo.
 
“A gente teria como fazer mais uma volta, mas a equipe me chamou. Foi um erro de estratégia, nada muito grande, mas acho que dava para melhorar bem o tempo”, falou.
 
Ao ser questionado sobre qual meta a Audi seguia para a corrida deste domingo, Di Grassi admitiu que um lugar no pódio já estaria de bom tamanho.
 
“Acho que uma meta realista é conseguir um lugar no pódio. Vencer é mais complicado, a nossa chance é descobrir algo muito importante que não estamos fazendo. A Toyota e a Porsche estão muito rápidas e, pelo conceito do nosso carro, aqui vai ser difícil vencer. Por isso, um lugar no pódio já seria interessante”, explicou.
Audi #1 larga na sexta colocação neste domingo (Foto: Luca Bassani)
Para Kristensen, a estratégia conservadora da equipe pode resultar em um stint mais longo na prova.
 
“Nós ficamos muito próximos do Toyota #7 e do nosso outro carro, então fica a sensação de que poderíamos ter ficado mais para frente no grid. Mas, como a estratégia foi conservadora, vamos torcer para que nossos pneus aguentem um primeiro stint bem longo”, disse ao GP.
 
Sobre o apelo sentimental de sua última corrida, o dinamarquês garantiu estar completamente centrado na prova, mas sabe que precisa curtir o momento.
 
“Estou totalmente focado na corrida, mas eu sei que preciso aproveitar muito esses últimos momentos na corrida de amanhã", afirmou.
 
Di Grassi e Kristensen aparecem na quarta colocação na temporada 2014 do Mundial de Endurance. O Audi #1 ainda busca a primeira vitória no campeonato.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
 
IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

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ZÁS, ZÁS

A Porsche parece ter na última etapa do Mundial de Endurance sua grande chance de vencer uma corrida na temporada de retorno à classe LMP1. A montadora dominou os três treinos livres e conquistou, neste sábado (29), o direito de alinhar os dois carros na primeira fila do grid em Interlagos.

E Mark Webber, duas vezes vencedor do GP do Brasil de F1, foi o responsável pelo esforço final para fazer o protótipo #20 derrotar o #14 no duelo interno da marca de Stuttgart. Por 0s1 de diferença na média das quatro melhores voltas de cada carro, ele e Timo Bernhard é que terminaram na frente o treino classificatório.

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SIGAM-ME OS BONS

Rubens Barrichello conquistou uma vantagem importante na luta pelo título em Curitiba. O piloto da Full Time voou na parte final da classificação deste sábado (29) e vai sair na pole pela segunda vez na temporada 2014. Daniel Serra vai dividir com o veterano a primeira fila. Entre os rivais diretos pela taça, os mais próximos são Cacá Bueno, que sai em terceiro. O vice-líder Átila Abreu obteve a quarta posição, logo à frente de Thiago Camilo. Também na briga, Allam Khodair será o sétimo colocado.

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