Após estratégia nos boxes, McLaren de Bell/Van Gisbergen/Estre toma ponta e vence Endurance Series em Silverstone

Sem sofrer muitas ameaças, a McLaren #58 de Rob Bell, Shane Van Gisbergen e Kevin Estre liderou a maior parte da etapa de Silverstone da Endurance Series, disputada neste domingo (24). Fazer um pit-stop em bandeira amarela foi crucial para, ainda no princípio da etapa, alcançar o alto do pódio. Apesar de problemas elétricos, o Audi #1 de Laurens Vanthoor, Jean-Karl Vernay e Robin Frijns terminou em segundo e segue líder

Um pit-stop no começo da etapa deste sábado (24) do Endurance Series, disputado em Silverstone, foi essencial para a vitória da McLaren #58, ocupada por Rob Bell, Shance Van Gisbergen e Kevin Estre. Como a parada foi realizada durante uma bandeira amarela, o carro inglês conseguiu abrir grande vantagem sobre os demais – que acabou se mostrando irreversível.
 
Em segundo veio o Audi #1, de Laurens Vanthoor, Robin Frins e Jean-Karl Vernay. O resultado veio depois de uma prova suada, em que o carro alemão sofreu com problemas mecânicos e perdeu algum rendimento.
A McLaren conseguiu vencer em Silverstone (Foto: Blancpain Series)
Todavia, os líderes do campeonato ainda foram capazes de passar outro Audi, o #75. Este eventualmente foi punido pro não respeitar os limites da pista – assim, perdendo a última posição do pódio para o Nissan #73.
 
Shane Van Gisbergen, um dos pilotos da McLaren, comentou que a vitória tem um significado especial: foi a primeira do neozelandês em terras europeias.
 
“É muito bom vencer pela primeira vez na Europa e já recebi os parabéns do meu pai, mesmo que já seja 4h da manhã por lá”, contou.
 
“A equipe fez uma bela decisão tática. Nós sabíamos que éramos capazes, mas foi difícil poupar combustível e manter bons tempos de volta. Eu tive boas voltas lidando com o tráfego e passei o maior tempo possível no carro”, continuou.
 
Já Vanthoor, segundo colocado, está pensando no campeonato – e pensa que, para tal, a constância é primordial.
 
“Nosso objetivo neste ano é vencer campeonatos, então vencer a primeira prova e chegar em segundo aqui não é ruim. No começo do meu trecho eu dei o meu melhor para alcançar o Audi #75, mas já sabia que seria muito difícil alcançar a McLaren. Eles foram a melhor equipe neste fim de semana, tiveram uma estratégia melhor e mereceram vencer” pensa Vanthoor.
 
Os brasileiros do BMW Team Brasil tiveram um dia difícil. Largando em posições intermediárias, se envolveram em um acidente na veloz curva Becketts.
Após acidente, o dia difícil dos brasileiros foi difícil (Foto: Divulgação)
Os dois carros se bateram, com o de Átila Abreu, Valdeno Brito e Matheus Stumpf abandonando no ato. Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga seguiram adiante, mas apenas para terminar em 26º.
 
“Largando em 30º é muito tumultuado, no meio do pelotão, onde você tem pilotos experientes, outros um pouco menos, e com isso dá uma embolada e fica um pouco complicado”, disse Átila.
 
Um carro rodou no meio do S de alta e os outros carros começaram a frear. Eu puxei pra grama, pra desviar e evitar um acidente, mas não consegui e acabei encostando no Jimenez. Ele acabou sendo prejudicado, eu também. Quebrou a nossa suspensão e no carro deles furou o pneu. Mas foi um incidente de corrida” lamentou Átila.
 
A próxima etapa do certame será disputa em Zolder, entre os dias 5 e 7 de junho.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.