Ex-diretor de provas da F1, Wittich reaparece e comanda 6 Horas de Jedá

Pouco tempo depois de ser demitido da FIA, Niels Wittich foi o diretor de prova das 6 Horas de Jedá. Alemão foi escolhido por conta da experiência em outras provas no circuito de rua saudita

Ex-diretor de provas da Fórmula 1, Niels Wittich já voltou a trabalhar após a surpreendente demissão da FIA. O comissário alemão esteve na etapa final do GT World Challenge Europe Endurance, realizadA em Jedá, na Arábia Saudita, no último fim de semana, entre os dias 29 e 30 de novembro.

Wittich foi o diretor de provas da Fórmula 1 entre 2022 e 2024. Ele assumiu o posto após a saída de Michael Masi, dispensado pela polêmica condução do GP de Abu Dhabi de 2021. Inicialmente, Niels dividiu o posto com Eduardo Freitas, mas eventualmente ficou como o único diretor após a FIA entender que o revezamento não estava funcionando.

No entanto, às vésperas do GP de Las Vegas, a Federação surpreendeu e anunciou a saída de Wittich, que foi substituído a partir da prova americana pelo português Rui Marques, que era o diretor de provas da F2 e da F3. Posteriormente, Niels revelou que a dispensa aconteceu minutos antes do comunicado de imprensa da FIA.

Niels Wittich (Foto: FIA)

Livre no mercado, o alemão foi procurado pela SRO Motorsports Group, organizadora do campeonato, que trouxe Wittich para ser o diretor das 6 Horas de Jedá. Foi a primeira visita do GT World Challenge Europe Endurance no circuito de rua saudita, no qual Niels tem experiência como diretor.

A prova em Jedá" target="_blank">Jedá foi vencida pelo trio da Mercedes formado por Maro Engel, Lucas Auer e Daniel Morad. O título da classe principal, por sua vez, ficou com os italianos Alessandro Pier Guidi e Alessio Rivera, da AF Corse.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.