Ferrari bate Toyota e conquista pole das 1.000 Milhas de Sebring no WEC

A Ferrari abriu sua participação no WEC 2023 chocando a atual tetracampeã Toyota, que não conseguiu responder e viu o time italiano garantir a pole das 1.000 Milhas de Sebring com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen

Estreante no WEC, o modelo 499P da Ferrari iniciou a disputa entre os hipercarros fazendo história nesta sexta (17): com o tempo de 1min45s067, Antonio Fuoco desbancou o favoritismo absoluto das Toyota e garantiu o carro #50 da equipe italiana na posição de honra das 1.000 Milhas de Sebring, etapa que abre a temporada no Mundial de Endurance da FIA. Além do italiano, Miguel Molina e Nicklas Nielsen também revezam o veículo.

Quanto ao time japonês, restaram os dois outros lugares do top-3. O trio de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa — atuais campeões — colocou o carro #8 na segunda posição, enquanto o #7 larga em terceiro com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria López.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Toyota não conseguiu fazer frente à Ferrari na classificação de Sebring (Foto: WEC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Toyota tentou assegurar a pole até os últimos instantes do treino classificatório, e Hartley até conseguiu baixar seu tempo no início da última tentativa. No entanto, os pneus do carro #8 já não apresentavam o ritmo ideal de competição e o ritmo caiu. No fim, a volta de 1min45s281 não foi suficiente para bater os ferraristas.

O outro trio da Ferrari, composto por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, assegurou a quarta posição, enquanto a Cadillac colocou Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook no quinto lugar. Porsche e Peugeot, com dois carros cada, e Glickenhaus fecham o grupo dos hipercarros, a classe principal do WEC.

Na LMP2, Josh Pierson, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis garantiram a pole com 1min49s974, menos de 0s1 à frente do trio de Pietro Fittipaldi, David Hansson e Oliver Rasmussen. Por fim, Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey largam na posição de honra da GTE Am, com o tempo mais rápido de 1min58s949.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.