Forte acidente de Webber no Café encerra 6HSP e assegura primeira vitória da Porsche no WEC. Toyota é campeã
As 6 Horas de São Paulo foram vencidas pela terceira marca diferente em três anos. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb venceram com o protótipo da Porsche em corrida que terminou marcada pelo acidente de Mark Webber. Tom Kristensen se aposentou chegando em terceiro e Emerson Fittipaldi teve problemas no câmbio
A Porsche encerrou a temporada de retorno à classe LMP1 conquistando a primeira vitória do ano — embora lamente que também terá pontos negativos para se lembrar. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb triunfaram nas 6 Horas de São Paulo, disputadas neste domingo (30), em Interlagos, e Mark Webber sofreu um fortíssimo acidente com o outro Porsche 919 na Curva do Café a 25 minutos da bandeira quadriculada ser agitada. A última vitória da Porsche em uma corrida de protótipos fora conquistada nas 24 Horas de Le Mans de 1987, há 27 anos, pois.
A disputa foi acirradíssima entre o Porsche #14 e o Toyota #8 dos campeões mundiais Anthony Davidson e Sébastien Buemi, decidida apenas na última rodada de paradas. Os alemães decidiram partir para um segundo stint com o mesmo jogo de pneus e abriram uma vantagem grande para a Toyota, que optou por compostos novos.
Relacionadas
Davidson tinha tudo para alcançar Jani nas voltas finais, mas elas foram percorridas atrás do safety-car por causa do acidente de Webber. Desta forma, a Porsche comemorou o triunfo.
De qualquer forma, a Toyota também tem muito para celebrar: assegurou matematicamente o título de marcas, derrotando a Audi. É a primeira vez na história do Mundial de Endurance que os quatrargólicos fecham o ano sem ser campeões — mas foram eles os vencedores das 24 Horas de Le Mans.
Tom Kristensen, lenda viva do endurance, encerrou a carreira com uma prova digna chegando na terceira posição e levando para casa um troféu. Loïc Duval e LUcas Di Grassi foram os seus companheiros nesta última empreitada.
Emerson Fittipaldi voltou a disputar uma corrida oficial, mas teve problemas no câmbio e pouco pode fazer com a Ferrari F458. Seu trio chegou em penúltimo lugar na classe GTE Pro, à frente só de Matteo Cressoni, envolvido no acidente de Webber.
As imagens do Mundial de Endurance
#GALERIA(5159)
Confira como foram as 6 Horas de São Paulo de 2014:
As 6 Horas de São Paulo começaram com um Audi ficando para trás na largada. O #2 apresentou um problema elétrico e despencou no pelotão até cair para último. Foi preciso que Benoît Tréluyer reiniciasse o sistema elétrico para recuperar a potência e enfim pudesse dar início à sua prova. Sem grandes perdas de tempo, em poucas voltas passou todos os GTs e partiu à caça dos líderes da LMP1 — estava 45s atrás.
determinarTipoPlayer(“15295269”, “2”, “0”);
O safety-car foi acionado pela primeira vez nas 6 Horas de São Paulo e permaneceu na pista até o final, conduzindo o pelotão à bandeirada. Vitória da Porsche em uma democrática rodada do WEC: em 2012, a Toyota venceu; em 2013, a Audi.
Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, classificação final:
1 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
249 voltas | ||
2 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON SÉBASTIEN BUEMI |
ING SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+0.170 | ||
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1 volta | ||
4 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+1 volta | ||
5 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1 volta | ||
6 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEX IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
+23 voltas | ||
7 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKE |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+28 voltas | ||
8 | 92 |
FRÉD MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+28 voltas | ||
9 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+28 voltas | ||
10 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+29 voltas | ||
11 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+29 voltas | ||
12 | 91 |
RICHARD LIETZ JÔRG BERGMEISTER NICK TANDY |
AUT ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+29 voltas | ||
13 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRIS NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+30 voltas | ||
14 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+30 voltas | ||
15 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+30 voltas | ||
16 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+32 voltas | ||
17 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+32 voltas | ||
18 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
+35 voltas | ||
19 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
+38 voltas | ||
20 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
+42 voltas | ||
21 | 61 |
ALE PIER GUIDI EMERSON FITTIPALDI JEFF SEGAL |
ITA BRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+63 voltas | ||
22 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRENDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+13 voltas | NC | |
23 | 90 |
MATTEO CRESSONI GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+44 voltas | NC | |
24 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
+113 voltas | NC | |
25 | 9 |
PIERRE KAFFER LUCAS AUER |
ALE AUT |
P1 |
LOTUS CLM P1/01 ERA |
+189 voltas | NC | |
26 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
+208 voltas | NC | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
Ainda na volta de apresentação, enquanto liderava o pelotão para a largada, Rubens Barrichello disse no rádio que ele e a equipe precisavam fazer o “arroz com feijão” na prova decisiva em Curitiba. Dito e feito. É bem verdade que Barrichello levou um pequeno susto no início, mas isso não o tirou da zona confortável para garantir a taça. E com o terceiro lugar, o ex-piloto da F1 e da Indy se sagrou campeão da Stock Car.
É o primeiro título do paulista desde a conquista da F3 Inglesa em 1991. Fora da briga pelo campeonato, Daniel Serra venceu com tranquilidade a corrida curitibana. Átila Abreu bem que tentou tirar o título de Rubens, mas acabou mesmo em segundo. Cacá Bueno foi o quarto, enquanto Allam Khodair completou o top-5.
O jejum foi enfim quebrado. Depois de 23 anos esperando, Rubens Barrichello conquistou um título neste domingo (30), após terminar em terceiro na prova final do calendário da Stock Car, em Curitiba. O resultado foi suficiente para o piloto sagrar-se campeão da categoria.
Para isso, o piloto precisou escapar de uma "casca de banana". E evitou longos agradecimentos senão "ia ficar até o 'Fantástico'".
O GRANDE PRÊMIO preparou uma galeria com 100 imagens marcantes da carreira de Rubens Barrichello, que se sagrou campeão da Stock Car neste domingo em Curitiba. Com o recorde de participações na F1 e uma experiência que não teve êxito na Indy, o piloto de 42 anos acabou com um hiato de 23 sem títulos — o último havia sido em 1991 pela F3 Inglesa.