Forte acidente de Webber no Café encerra 6HSP e assegura primeira vitória da Porsche no WEC. Toyota é campeã

As 6 Horas de São Paulo foram vencidas pela terceira marca diferente em três anos. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb venceram com o protótipo da Porsche em corrida que terminou marcada pelo acidente de Mark Webber. Tom Kristensen se aposentou chegando em terceiro e Emerson Fittipaldi teve problemas no câmbio

A Porsche encerrou a temporada de retorno à classe LMP1 conquistando a primeira vitória do ano — embora lamente que também terá pontos negativos para se lembrar. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb triunfaram nas 6 Horas de São Paulo, disputadas neste domingo (30), em Interlagos, e Mark Webber sofreu um fortíssimo acidente com o outro Porsche 919 na Curva do Café a 25 minutos da bandeira quadriculada ser agitada. A última vitória da Porsche em uma corrida de protótipos fora conquistada nas 24 Horas de Le Mans de 1987, há 27 anos, pois.

A disputa foi acirradíssima entre o Porsche #14 e o Toyota #8 dos campeões mundiais Anthony Davidson e Sébastien Buemi, decidida apenas na última rodada de paradas. Os alemães decidiram partir para um segundo stint com o mesmo jogo de pneus e abriram uma vantagem grande para a Toyota, que optou por compostos novos.

Porsche #14 largou em segundo e venceu em Interlagos (Foto: Gabriel Pedreschi)

Davidson tinha tudo para alcançar Jani nas voltas finais, mas elas foram percorridas atrás do safety-car por causa do acidente de Webber. Desta forma, a Porsche comemorou o triunfo.

De qualquer forma, a Toyota também tem muito para celebrar: assegurou matematicamente o título de marcas, derrotando a Audi. É a primeira vez na história do Mundial de Endurance que os quatrargólicos fecham o ano sem ser campeões — mas foram eles os vencedores das 24 Horas de Le Mans.

Tom Kristensen, lenda viva do endurance, encerrou a carreira com uma prova digna chegando na terceira posição e levando para casa um troféu. Loïc Duval e LUcas Di Grassi foram os seus companheiros nesta última empreitada.

Emerson Fittipaldi voltou a disputar uma corrida oficial, mas teve problemas no câmbio e pouco pode fazer com a Ferrari F458. Seu trio chegou em penúltimo lugar na classe GTE Pro, à frente só de Matteo Cressoni, envolvido no acidente de Webber.

As imagens do Mundial de Endurance
#GALERIA(5159)

Confira como foram as 6 Horas de São Paulo de 2014:

As 6 Horas de São Paulo começaram com um Audi ficando para trás na largada. O #2 apresentou um problema elétrico e despencou no pelotão até cair para último. Foi preciso que Benoît Tréluyer reiniciasse o sistema elétrico para recuperar a potência e enfim pudesse dar início à sua prova. Sem grandes perdas de tempo, em poucas voltas passou todos os GTs e partiu à caça dos líderes da LMP1 — estava 45s atrás.

 
Timo Bernhard, no volante do pole-position Porsche #20, tomou conta da liderança no princípio e foi abrindo para a concorrência na medida em que Sébastien Buemi era pressionado por Marc Lieb pela segunda colocação. Essa diferença chegou a superar a casa de 10s. Lucas Di Grassi também seguia na perseguição a Lieb.
 
O tom da corrida começou a sofrer uma leve alteração depois que a disputa foi neutralizada no início da segunda hora por causa do forte acidente de Olivier Pla no S do Senna. Liderando o campeonato da LMP2, a G-Drive basicamente precisava terminar, mas uma falha nos freios mandou em alta velocidade para o muro. A frente do protótipo da Ligier ficou completamente destruída e, com apenas 41 voltas percorridas, as chances de título foram para o espaço.
O Porsche #20 seguido de perto pelo Toyota #7 (Foto: Gabriel Pedreschi)
A seguir, o Porsche #14 cresceu e tomou a posição do Toyota #8 quando o suíço Sébastien Buemi errou na curva da Junção e acertou um retardatário. Buemi rodou, mas foi apenas advertido pelos comissários.
 
Nada que pudesse conter a fortíssima Toyota. O #14 teve de antecipar seu terceiro pit-stop por causa de um furo no pneu traseiro direito e passou a trabalhar com uma estratégia diferente. Já o #20 enfrentou um misterioso problema que a Porsche não conseguiu detectar com exatidão durante a prova que o fez perder potência. Volta após volta, Mark Webber, Brendon Hartley e Bernhard perdiam tempo para os adversários. Eventualmente chegaram ao sexto posto, o último entre os protótipos da classe LMP1 híbrida.
 
Da metade da prova em diante, o #14 e o #8 passaram a dividir a liderança. Era meio stint com cada um na frente. Atrás, a briga pelo pódio se acirrava entre o #7 e o #2. O desempenho do #7 ia se mostrando melhor com Alex Wurz, porém o austríaco se animou um pouco demais ao tentar a ultrapassagem sobre Hartley na curva do Lago e empurrou o neozelandês para fora.
 
Wurz recebeu um drive-through por causa disso, e então o caminho ficou facilitado para Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Tom Kristensen — o dinamarquês entrou no carro apenas para o último terço da prova.
O que restou do carro de Webber (Foto: Gabriel Pedreschi)
Pela vitória, a batalha se definiu só depois da última rodada de paradas. A decisão da Porsche de não trocar pneus no derradeiro pit-stop era arriscada, mas vingou graças, ironicamente, a um fortíssimo acidente de Webber com o #20. Em sexto, enroscou-se com o retardatário Matteo Cressoni na Curva do Café e atingiu violentamente o muro. O australiano, que já batera no mesmo ponto no GP do Brasil de F1 de 2003, foi removido de maca e conduzido ao centro médico, mas passa bem. Será submetido a mais exames nas próximas horas.

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O safety-car foi acionado pela primeira vez nas 6 Horas de São Paulo e permaneceu na pista até o final, conduzindo o pelotão à bandeirada. Vitória da Porsche em uma democrática rodada do WEC: em 2012, a Toyota venceu; em 2013, a Audi.

LMP2: A corrida que ninguém quis vencer
 
Todos os carros da LMP1 tiveram problemas em algum momento. Com a briga pelo título aberta entre os pilotos do carro #26 e os do #27, as coisas deram errado já no início para a G-Drive com a batida de Pla. Com isso, o #27 precisava apenas seguir até o final, o que também não foi fácil. O carro da SMP parou mais de uma vez com problemas mecânicos.
 
Outro que estava na liderança quando se acidentou foi o #47, nas mãos de Matthew Howson, que saiu da pista no Bico de Pato e bateu de leve no guard-rail. Ainda assim, foi possível continuar, sozinho na corrida, em busca da vitória. O #37 abandonou e provocou a segunda neutralização com Full Course Yellow a 2h25 do fim ao ficar parado na beira da pista antes do Laranjinha — Anton Ladygin estava no comando.
 
GTE Pro: Turner e Mücke vencem
 
Nem mesmo uma rodada impediu Darren Turner e Stefan Mücke de buscarem a vitória. O caminho ficou facilitado pelos dois acidentes nos quais Fernando Rees acabou se envolvendo. Primeiro, o brasileiro rodou ao dividir uma curva com um retardatário da GTE Am. Depois, foi acertado em cheio pelo Porsche de Jörg Bergmeister no S do Senna, impacto que levou ambos para a barreira de pneus. A disputa valia a quarta posição na classe, e Rees já levava a melhor.
 
Patrick Pilet e Fred Makowiecki chegaram na segunda posição e James Calado e Davide Rigon completaram o pódio.
Emerson Fittipaldi viu sua Ferrari parar em Interlagos (Foto: Reprodução / Twitter)
GTE Am: Emerson sofre com problemas no carro
 
Emerson Fittipaldi não conseguiu se divertir muito na volta às pistas. Um problema de câmbio o fez recolher para os boxes no meio de seu stint após chegar a ficar parado na área de escape, e o câmbio teve de ser trocado. Retornando à disputa, ainda chegou a sair da pista na Junção. Seu trio terminou em penúltimo lugar na GTE Am.
 
A vitória foi do trio Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Chrystoffer Nygaard. Com o Aston Martin #95 do trio dinamarquês e a Ferrari #81 completando o pódio.

Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, classificação final:

1 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
249 voltas    
 
 
2 8 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+0.170    
 
 
3 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1 volta    
 
 
4 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+1 volta    
 
 
5 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1 volta    
 
 
6 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEX IMPERATORI
ING
ING
SUI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
+23 voltas    
 
 
7 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKE
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+28 voltas    
 
 
8 92
FRÉD MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+28 voltas    
 
 
9 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+28 voltas    
 
 
10 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+29 voltas    
 
 
11 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+29 voltas    
 
 
12 91 RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER
NICK TANDY
AUT
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+29 voltas    
 
 
13 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRIS NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+30 voltas    
 
 
14 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+30 voltas    
 
 
15 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+30 voltas    
 
 
16 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+32 voltas    
 
 
17 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+32 voltas    
 
 
18 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
+35 voltas    
 
 
19 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
+38 voltas    
 
 
20 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+42 voltas    
 
 
21 61 ALE PIER GUIDI
EMERSON FITTIPALDI
JEFF SEGAL
ITA
BRA
EUA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+63 voltas    
 
 
22 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRENDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+13 voltas NC  
 
 
23 90 MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ITA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
+44 voltas NC  
 
 
24 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+113 voltas NC  
 
 
25 9
PIERRE KAFFER
LUCAS AUER

ALE
AUT
P1 LOTUS
CLM P1/01
ERA
+189 voltas NC  
 
 
26 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
+208 voltas NC  
 
 
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.

SANDUÍCHE DE PRESUNTO, NÃO

Ainda na volta de apresentação, enquanto liderava o pelotão para a largada, Rubens Barrichello disse no rádio que ele e a equipe precisavam fazer o “arroz com feijão” na prova decisiva em Curitiba. Dito e feito. É bem verdade que Barrichello levou um pequeno susto no início, mas isso não o tirou da zona confortável para garantir a taça. E com o terceiro lugar, o ex-piloto da F1 e da Indy se sagrou campeão da Stock Car.

É o primeiro título do paulista desde a conquista da F3 Inglesa em 1991. Fora da briga pelo campeonato, Daniel Serra venceu com tranquilidade a corrida curitibana. Átila Abreu bem que tentou tirar o título de Rubens, mas acabou mesmo em segundo. Cacá Bueno foi o quarto, enquanto Allam Khodair completou o top-5.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

UMA NASCA DE BACANA

O jejum foi enfim quebrado. Depois de 23 anos esperando, Rubens Barrichello conquistou um título neste domingo (30), após terminar em terceiro na prova final do calendário da Stock Car, em Curitiba. O resultado foi suficiente para o piloto sagrar-se campeão da categoria.

Para isso, o piloto precisou escapar de uma "casca de banana". E evitou longos agradecimentos senão "ia ficar até o 'Fantástico'".

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

AFASTA UM POUCO

O GRANDE PRÊMIO preparou uma galeria com 100 imagens marcantes da carreira de Rubens Barrichello, que se sagrou campeão da Stock Car neste domingo em Curitiba. Com o recorde de participações na F1 e uma experiência que não teve êxito na Indy, o piloto de 42 anos acabou com um hiato de 23 sem títulos — o último havia sido em 1991 pela F3 Inglesa.

Veja a galeria completa.

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