Em jogo de equipe da Porsche, Webber/Bernhard/Hartley triunfa nas 6 Horas de Fuji e vence 3ª seguida no WEC

Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley contaram com uma força da Porsche para superarem os companheiros Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb. Com a terceira vitória seguida, o trio tomou a liderança do campeonato. Pipo Derani fez pódio na LMP2

A Porsche completou o passeio no Japão com uma dobradinha para lá de dominante nas 6 Horas de Fuji deste domingo (11). Com direito a jogo de equipe, Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley confirmaram o favoritismo e venceram a prova, tomando também a liderança na classificação do campeonato.
 
Apenas 14s306 atrás dos vencedores chegaram Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb, que estavam com 30s na dianteira já na parte final da prova, quando a equipe ordenou que o suíço cedesse a ponta. Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer, da Audi, ficou na terceira posição e, agora, aparece um ponto atrás de Bernhard/Webber/Hartley.

Esta foi a terceira vitória consecutiva do trio formado pelo alemão, pelo australiano e o neozelandês: Nürburgring, Austin e agora Fuji.

No fim, Webber, que tanto sofreu com jogos de equipe na Red Bull em seus anos de F1, reconheceu que a vitória mais justa seria do trio de Jani, mas garantiu que vai devolver o favor no futuro.

"Hoje era o dia do #18, sem dúvidas. Mas o pessoal achou que era melhor para o campeonato que eles cedessem a posição e assim foi feito. Estamos devendo uma para eles", disse.

 
Em quarto e também com jogo de equipe, com direito a Loïc Duval indo aos boxes para uma parada que não existiria a quatro minutos do fim, Lucas Di Grassi, Duval e Oliver Jarvis completaram a prova com duas voltas de atraso, 52s na frente do quinto lugar, que foi conquistado por Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima, da Toyota.
A festa da Porsche com a dobradinha em Fuji (Foto: WEC)
Na LMP2, a vitória ficou com Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird. Ao lado de Gustavo Yacamán e Ricardo González, Pipo Derani fechou a prova no pódio, em terceiro na classe, 11º no geral.
 
Gianmaria Bruni e Toni Wilander comprovaram a força da Ferrari na GTE Pro e venceram com tranquilidade, ficando em 13º no geral. Fernando Rees ficou em sétimo com seu trio na classe.
 
Por fim, na GTE Am, Patrick Dempsey conquistou sua primeira vitória no WEC. Ao lado de Patrick Long e Marco Seefried o piloto-ator levou a melhor com a Porsche.

A sétima e penúltima etapa da temporada 2015 do Mundial de Endurance será disputada na China. As 6 Horas de Xangai acontecem em 1º de novembro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.