Kobayashi coloca Toyota #7 na pole provisória das 24 Horas de Le Mans
O japonês Kamui Kobayashi marcou o tempo de 3min27s247 e liderou o primeiro dia de classificação para as 24h de Le Mans à frente dos dois carros da Glickenhaus. Brasileiros têm dia complicado
O japonês Kamui Kobayashi colocou a Toyota na ponta no primeiro dia de classificação para as 24h de Le Mans nesta quarta-feira (8). Os seis melhores colocados de todas as categorias avançaram para a disputa da hiperpole nesta quinta (9). Kobayashi anotou o tempo de 3min27s247 e terminou um décimo à frente da Glickenhaus #708 do francês Olivier Pla, que tem o brasileiro Pipo Derani como companheiro de time.
O segundo hipercarro da equipe americana, pilotado pelo americano Ryan Briscoe, fechou na terceira colocação. A Alpine pilotada por Nicolas Lapierre, que conta com o brasileiro André Negrão entre o trio de pilotos, terminou em quarto, com o carro #8 da Toyota fechando em último dentre os hipercarros após ter problemas na suspensão traseira e Brendon Hartley ter que ir para a pista quando a chuva já havia começado a cair no Circuito de la Sarthe.
Relacionadas
Na classe LPM2, o holandês Robin Frijns, da WRT, foi o mais rápido com o tempo de 3min29s898, dois décimos à frente de Antonio Félix da Costa, da Jota. Norman Nato colocou o segundo carro da WRT em terceiro, seguido pelos dois carros da United Autosports guiados por Alex Lynn e Filipe Albuquerque e com o suíço Louis Delétraz fechado os seis primeiros.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nenhum dos dois brasileiros conseguiu avançar. O carro #5 da Penske e de Felipe Nasr terminou na nona colocação na categoria, enquanto o #43 da Inter Europol, do estreante Pietro Fittipaldi, foi o 24º de 27 carros.
Já na classe GTE-Pro, melhor para o belga Laurens Vanthoor, que anotou o tempo de 3min50s999 com o carro #92 da Porsche. O Corvette #63 do espanhol Antonio García foi o segundo colocado, à frente do Porsche #91 guiado pelo francês Frédéric Makowiecki. O quarto lugar ficou com Nick Tandy e o segundo Corvette.
LEIA MAIS: Pérez exalta trabalho com Red Bull e diz viver “melhor momento da carreira” em 2022

Bicampeão da prova, o brasileiro Daniel Serra compete em 2022 com a Ferrari #51 da AF Corse, que terminou na quinta colocação, pilotada pelo britânico James Calado. Já Felipe Fraga, integrante da equipe da Ferrari #72 da Riley Motorsports, ficou na sétima colocação e não avançou para a disputa da hiperpole. O italiano Antonio Fuoco colocou a Ferrari #52 na sexta posição e levou a última vaga.
Por fim, na classe GTE-Am, o Aston Martin #92 da equipe canadense NorthWest pilotado pelo dinamarquês Nicki Thiim terminou na primeira colocação com um tempo de 3min52s599. As Ferraris #57 da Kessel, #54 da AF Corse, #85 da Iron Dames e #61 AF Corse e o Porsche #77 da Dempsey-Proton também avançaram para a disputa desta quinta-feira.

