Kobayashi garante pole em dia de 1-2 da Toyota na classificação do WEC em Fuji

A Toyota garantiu uma primeira fila totalmente sua para a etapa do WEC em Fuji, com as duas Porsche-Penske logo atrás. Por outro lado, Ferrari teve dia para esquecer e ficou fora do top-3 pela primeira vez em uma classificação de 2023

Prestes a disputar a penúltima etapa da temporada 2023, o WEC realizou a classificação para as 6 Horas de Fuji neste sábado (9), e o resultado acabou sendo o melhor possível para os donos da casa. Com Kamui Kobayashi conquistando a pole para o carro #8 da Toyota e Brendon Hartley completando a segunda posição, a equipe japonesa garantiu uma primeira fila inteiramente sua para a disputa deste domingo.

Enquanto o japonês marcou 1min27s794, o australiano ficou com 1min28s418 e precisou se contentar com o segundo lugar. Assim, o trio de Kobayashi, que ainda conta com Mike Conway e José María López, ficou com o ponto extra pela posição de honra.

Em seguida, aparecem as duas Porsche-Penske, com Mike Estre garantindo o terceiro lugar para o trio com André Lotterer e Laurens Vanthoor, enquanto Frederic Makowiecki assegurou o quarto posto para o carro #5 — que ainda conta com Dane Cameron e Michael Christensen. A Cadillac larga na quinta colocação, com Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook.

A Ferrari, por sua vez, teve uma classificação para esquecer. Com Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi na sexta posição no carro #51 e Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no sétimo posto com o #50, foi a primeira vez na temporada que o time italiano não colocou nenhum de seus pilotos entre os três primeiros do grid.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Phil Hanson garantiu a pole da classe LMP2 para as 6 Horas de Fuji (Foto: WEC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, completam a classe dos hipercarros: António Félix da Costa/Yifei Ye/Will Stevens, Neel Jani/Gianmaria Bruni/Harry Tincknell, Paul Di Resta/Mikkel Jensen/Jean-Èric Vergne, Loïc Duval/Gustavo Menezes/Stoffel Vandoorne e Esteban Gutiérrez/Tristan Vautier/João Paulo de Oliveira.

Na classe LMP2, a United Autosports garantiu a primeira posição com Philip Hanson, que assegurou a primeira pole do ano para o carro #22 ao lado de Freddie Lubin e Filipe Albuquerque. Na segunda posição, apenas 0s091 atrás dos líderes, está o trio de Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Delétraz.

Por fim, na LMGTE Am, o trio de Ben Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg vai largar na pole após garantir o 1º lugar por apenas 0s035 em relação a Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey. Satoshi Hoshino, Casper Stevenson e Tomonobu Fujii saem no terceiro lugar, enquanto Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas completam a segunda fila.

Penúltima parada do WEC 2023, a etapa das 6 Horas de Fuji está prevista para ser realizada neste domingo, a partir das 11h locais [23h deste sábado no horário de Brasília].

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.