Kobayashi quebra recorde histórico da pista e deixa Toyota perto da pole-position nas 24 Horas de Le Mans
Kamui Kobayashi quebrou o recorde absoluto do icônico circuito de Le Mans ao registrar 3min14s791, superando os 3min14s80 marcados por Hans Stuck no treino classificatório em 1985, quando a pista ainda não tinha as duas chicanes na longa reta Mulsanne. Um forte acidente sofrido por Erik Maris paralisou por um bom tempo a sessão. Mas o francês passa bem
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Quinta-feira, 15 de junho de 2017. A história foi novamente escrita neste fim de tarde em Le Mans. Kamui Kobayashi quebrou o recorde absoluto do icônico circuito de Sarthe ao registrar 3min14s791 como a melhor volta da pista em todos os tempos. Mesmo com as duas chicanes na longa reta Mulsanne, o piloto bateu uma marca que já durava 32 anos e superou os 3min14s80 estabelecidos pelo Porsche de Hans Stuck em 1985, numa época em que não havia as chicanes como hoje. Assim, Kobayashi colocou a Toyota muito perto de garantir a pole-position da edição 85 das 24 Horas de Le Mans, prova que terá a largada neste sábado (17).
No fim das contas, a pole-position não significa nada em uma prova tão longa como são as 24 Horas de Le Mans. No entanto, a impressionante marca de Kobayashi é, no mínimo, uma grande demonstração de força da Toyota, que tem como questão de honra vencer neste domingo para reverter o duríssimo revés sofrido com a perda de uma vitória quase garantida ao quebrar nas voltas finais da corrida do ano passado.
Se por um lado o Toyota TS050 #7 brilhou, o conjunto #8, de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, apresentou problemas no motor logo no início da sessão, levando os mecânicos a trabalhar muito para efetuar a troca do equipamento. A Porsche manteve suas posições no top-3 após a segunda sessão classificatória, com o conjunto #1 de Neel Jami, André Lotterer e Nick Tandy em segundo com 3min17s259, e o #2 de Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley em terceiro com 3min18s067.
Na LMP2, o melhor tempo deste fim de tarde ficou com Vitaly Petrov. O russo, ex-F1, cravou 3min25s549 com o Oreca-Gibson da Manor, no LMGTE-Pro, o conjunto #97 da Aston Martin, da qual faz parte o brasileiro Daniel Serra, garantiu o melhor tempo da sessão com 3min51s860. E na LMGTE-Am, o melhor tempo foi da Ferrari da equipe JMW, formada por Robert Smith, Will Stevens (outro ex-F1) e Dries Vanthoor, com 3min53s891.
A programação do dia ainda compreende o terceiro treino classificatório, que vai começar logo mais, às 17h (horário de Brasília) e vai contar com transmissão ao vivo do canal Fox Sports 2 a partir das 18h.
Os 60 carros inscritos para a edição 85 das 24 Horas de Le Mans ganharam a pista no fim da tarde desta quinta-feira para o segundo treino classificatório. Mas logo no início, o Toyota TS050 #8, nas mãos de Sébastien Buemi, enfrentou uma pane e ficou parado na pista, causando a primeira bandeira amarela da sessão. Em seguida, o suíço foi lentamente levando o protótipo até os boxes.
Rubens Barrichello on his Le Mans 24 Hours debut pic.twitter.com/aCik1IU8Kk
— Eurosport UK (@Eurosport_UK) June 15, 2017
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O Toyota TS050 Hybrid #7 mantinha a pole-position provisória na classe principal, a LMP1. A fábrica, por outro lado, já trabalhava para trocar o motor do #8 e tentar voltar à pista no terceiro treino, que vai ocorrer no período desta noite.
Quando restavam dez minutos para o fim da sessão, Timothé Buret perdeu o controle do Ligier-Gibson da equipe de Fabien Barthez, ele mesmo, goleiro campeão mundial em 1998 na França, e bateu no guard-rail. O acidente não foi tão forte, mas o suficiente para decretar a bandeira vermelha, que acabou se convertendo, no fim das contas, no término antecipado da sessão em Le Mans.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, classificação 2:
1 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI STÉPHANE SARRAZIN |
ING JAP FRA |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
3:14.791 | ||
2 | 1 |
NEEL JANI ANDRÉ LOTTERER NICK TANDY |
SUI ALE ING |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
3:17.259 | +2.468 | |
3 | 2 |
TIMO BERNHARD EARL BAMBER BRENDON HARTLEY |
ALE NZL NZL |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
3:18.067 | +3.276 | |
4 | 9 |
NICOLAS LAPIERRE YUJI KUNIMOTO JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
FRA JAP ARG |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
3:19.889 | +5.098 | |
5 | 25 |
ROBERTO GONZÁLEZ SIMON TRUMMER VITALY PETROV |
MEX SUI RUS |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
3:25.549 | +10.758 | |
6 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER MARCO BONANOMI |
ING AUT ITA |
P1 |
ByKOLLES Racing Enso CLM P1/01-NISSAN |
3:26.026 | +11.235 | |
7 | 38 |
HO-PIN TUNG THOMAS LAURENT OLIVER JARVIS |
CHN FRA ING |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
3:26.776 | +11.985 | |
8 | 24 |
TOR GRAVES JONATHAN HIRSCHI JEAN-ÉRIC VERGNE |
TAI SUI FRA |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
3:26.871 | +12.080 | |
9 | 13 |
NELSINHO PIQUET MATHIAS BECHE DAVID H. HANSSON |
BRA BRA DIN |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
3:27.021 | +12.230 | |
10 | 31 |
NICOLAS PROST BRUNO SENNA JULIEN CANAL |
FRA BRA FRA |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
3:27.564 | +12.773 | |
11 | 37 |
DAVID CHENG ALEX BRUNDLE TRISTAN GOMMENDY |
CHN ING FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
3:28.432 | +13.641 | |
12 | 26 |
ROMAN RUSINOV PIERRE THIRIET ALEX LYNN |
RUS FRA ING |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
3:28.580 | +13.789 | |
13 | 36 |
ROMAIN DUMAS GUSTAVO MENEZES MATTHEW RAO |
FRA EUA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
3:28.856 | +14.065 | |
14 | 22 |
MEMO ROJAS RYŌ HIRAKAWA JOSÉ GUTIÉRREZ |
MEX JAP MEX |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
3:28.937 | +14.146 | |
15 | 35 |
NELSON PANCIATICI PIERRE RAGUES ANDRÉ NEGRÃO |
FRA FRA BRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
3:29.328 | +14.537 | |
16 | 40 |
JAMES ALLEN FRANCK MATÉLLI RICHARD BRADLEY |
AUS FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
3:29.396 | +14.605 | |
17 | 47 |
ANDREA BELICCHI ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO |
ITA ITA ITA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE Dallara P217 Gibson |
3:30.014 | +15.223 | |
18 | 45 |
MARK PATTERSON VINCENT CAPILLAIRE MATTHEW MCMURRY |
EUA FRA EUA |
P2 |
ALGARVE PRO RACING Ligier JS P217 Gibson |
3:30.164 | +15.373 | |
19 | 27 |
MIKHAIL ALESHIN VIKTOR SHAYTAR SERGEY SIROTKIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP RACING Dallara P217 Gibson |
3:30.262 | +15.471 | |
20 | 21 |
HENDRIK HEDMAN BEN HANLEY FELIX ROSENQVIST |
SUE ING SUE |
P2 |
DRAGONSPEED – 10 STAR Oreca 07 Gibson |
3:30.369 | +15.578 | |
21 | 32 |
WILLIAM OWEN HUGO DE SADELEER FILIPE ALBUQUERQUE |
EUA SUI POR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
3:30.693 | +15.902 | |
22 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÉRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING Oreca 07 Gibson |
3:31.085 | +16.294 | |
23 | 23 |
FABIEN BARTHEZ TIMOTHÉ BURET NATHANAËL BERTON |
FRA FRA FRA |
P2 |
PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION Ligier JS P217 Gibson |
3:31.346 | +16.555 | |
24 | 29 |
JAN LAMMERS RUBENS BARRICHELLO FRITS VAN EERD |
HOL BRA HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND Dallara P217 Gibson |
3:31.766 | +16.975 | |
25 | 34 |
NIGEL MOORE PHILLIP HANSON KARUN CHANDHOK |
ING ING IND |
P2 |
TOCKWITH MOTORSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
3:33.739 | +18.948 | |
26 | 49 |
MIROSLAV KONÔPKA KONSTANTINS CALKO RIK BREUKERS |
ESL LET HOL |
P2 |
ARC BRATISLAVA Ligier JS P217 Gibson |
3:33.921 | +19.130 | |
27 | 39 |
ENZO GUIBBERT ÉRIC TROUILLET JAMES WINSLOW |
FRA FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
3:36.128 | +21.337 | |
28 | 17 |
PATRICE LAFARGUE PAUL LAFARGUE DAVID ZOLLINGER |
FRA FRA FRA |
P2 |
IDEC SPORT RACING Ligier JS P217 Gibson |
3:36.362 | +21.571 | |
29 | 43 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN RICKY TAYLOR |
EUA HOL EUA |
P2 |
KEATING MOTORSPORTS Riley Mk. 30 Gibson |
3:37.350 | +22.559 | |
30 | 33 |
ERIK MARIS JACQUES NICOLET PIERRE NICOLET |
FRA FRA FRA |
P2 |
EURASIA MOTORSPORT Ligier JS P217 Gibson |
3:42.916 | +28.125 | |
31 | 97 |
DARREN TURNER JONATHAN ADAM DANIEL SERRA |
ING ING BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
3:51.860 | +37.069 | |
32 | 51 |
JAMES CALADO ALESSANDRO PIER GUIDI MICHELE RUGOLO |
ING ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
3:52.087 | +37.296 | |
33 | 82 |
GIANCARLO FISICHELLA TONI VILANDER PIERRE KAFFER |
ITA FIN ALE |
GTE PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE |
3:52.138 | +37.347 | |
34 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KÉVIN ESTRE DIRK WERNER |
DIN FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
3:52.177 | +37.386 | |
35 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
ING EUA SUI |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
3:52.391 | +37.600 | |
36 | 69 |
RYAN BRISCOE SCOTT DIXON RICHARD WESTBROOK |
AUS NZL ING |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
3:52.496 | +37.705 | |
37 | 95 |
NICKI THIIM MARCO SØRENSEN RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
3:52.525 | +37.734 | |
38 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
3:52.558 | +37.767 | |
39 | 91 |
RICHARD LIETZ FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
AUT FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
3:52.593 | +37.802 | |
40 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER TONY KANAAN |
EUA ALE BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
3:52.626 | +37.835 | |
41 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
3:52.886 | +38.095 | |
42 | 71 |
SAM BIRD DAVIDE RIGON MIGUEL MOLINA |
ING ITA ESP |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
3:52.903 | +38.112 | |
43 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL PIPO DERANI |
ING ING BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
3:53.059 | +38.268 | |
44 | 84 |
ROBERT SMITH WILL STEVENS DRIES VANTHOOR |
ING ING BEL |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia GT2 |
3:53.981 | +39.190 | |
45 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY ROB BELL |
TUR ING ING |
GTE AM |
TF SPORT Aston Martin Vantage GTE |
3:54.319 | +39.528 | |
46 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
3:54.456 | +39.665 | |
47 | 50 |
ROMAiN BRANDELA CHRISTIAN PHILLIPPON FERNANDO REES |
FRA FRA BRA |
GTE AM |
LARBRE COMPÉTITION Chevrolet Corvette C7.R |
3:54.559 | +39.768 | |
48 | 62 |
COOPER MacNEIL TOWNSEND BELL BILL SWEEDLER |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
3:54.576 | +39.785 | |
49 | 93 |
PATRICK LONG ABDULAZIZ AL FAISAL MIKE HEDLUND |
EUA SAU EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
3:54.621 | +39.830 | |
50 | 83 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON ANDREA BERTOLINI |
EUA SUE ITA |
GTE AM |
DH RACING Ferrari 488 GTE |
3:54.813 | +40.022 | |
51 | 77 |
CHRISTIAN RIED MARVIN DIENST MATTEO CAIROLI |
ALE ALE ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING Porsche 911 RSR 2016 |
3:54.890 | +40.099 | |
52 | 55 |
DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MARCO CIOCI |
ING ING ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
3:54.941 | +40.150 | |
53 | 99 |
ANDREW HOWARD ROSS GUNN OLIVER BRYANT |
ING ING ING |
GTE AM |
BEECHDEAN AMR Aston Martin Vantage GTE |
3:55.046 | +40.255 | |
54 | 88 |
STÉPHANE LÉMERET KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
BEL AUT EAU |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
3:55.465 | +40.674 | |
55 | 61 |
MATTHEW GRIFFIN WENG SUN MOK KEITA SAWA |
IRL SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
3:55.995 | +41.204 | |
56 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACI OLIVIER BERETTA |
SUI ITA MON |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
3:57.005 | +42.214 | |
57 | 65 |
CHRISTINA NIELSEN ALESSANDRO BALZAN BRET CURTIS |
DIN ITA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
3:59.842 | +45.051 | |
58 | 60 |
ÁLVARO PARENTE RICHARD WEE HIROKI KATOH |
POR SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
4:02.436 | +47.645 | |
59 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA |
SUI ING JAP |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
|||
60 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BEN BARKER NICK FOSTER |
ING ING AUS |
GTE AM |
GULF RACING UK Porsche 911 RSR 2016 |
|||
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }