Lamborghini oficializa trios de 2024 com Kvyat no WEC e Grosjean no SportsCar

Lamborghini Iron Lynx confirmou os trios de pilotos para a disputa do Mundial de Endurance e do IMSA SportsCar em 2024. Romain Grosjean ficará nos Estados Unidos

A Lamborghini Iron Lynx oficializou, nesta quinta-feira (14), os pilotos que farão parte das temporadas 2024 do Mundial de Endurance e do IMSA SportsCar. Pelo WEC, o russo ex-F1 Daniil Kvyat formará um trio com o suíço Edoardo Mortara e o italiano Mirko Bortolotti. Já nos Estados Unidos, o franco-suíço Romain Grosjean faz parceria com os italianos Andrea Caldarelli e Matteo Cairoli.

Dono de 110 corridas na F1 e 3 pódios, Kvyat vai estrear na classe dos hipercarros. O russo, que correrá com a bandeira da Itália, já tinha participado da temporada 2023 do WEC pela Prema, mas na classe LMP2. Bortolotti, por sua vez, era um de seus parceiros na equipe. Juntos do francês Doriane Pin, eles alcançaram um pódio em Sebring. Vice-campeão da Fórmula E em 2020-21 e atual piloto da Maserati no campeonato elétrico, Mortara realizará a estreia nas competições de endurance.

“Estou muito feliz por competir no IMSA na próxima temporada com a Lamborghini Iron Lynx. Acho que a experiência que tive com a LMP2 neste ano foi um grande caminho para aprender o campeonato. Então, começaremos 2024 com uma base sólida para focar direto na performance. Estou satisfeito com o trabalho de desenvolvimento neste ano, as coisas estão indo bem e mal posso esperar para começar esta jornada. Será muito interessante e empolgante”, declarou Kvyat.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Piloto russo disputará o Mundial de Endurance em 2024 pela Lamborghini (Foto: Divulgação / Lamborghini)

Ex-Fórmula 1, Grosjean está na Indy desde 2021, e inclusive trocou de equipe para 2024, deixando a Andretti para acertar com a Juncos. Pelo IMSA SportsCar, o franco-suíço já correu pela própria Iron Lynx, nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring de 2023. Caldarelli, inclusive, foi um dos companheiros de Romain na ocasião. Andrea disputará uma temporada do IMSA SportsCar pela primeira vez, mas já é figurinha carimbada do grid das 24 Horas de Daytona, inclusive com vitória em 2020 na classe GTD.

“Estou animado por todo o projeto LMDh da Lamborghini. Foi incrível ver este carro nascer, testar e finalmente ser relevado. Mal espero para correr. Tenho dois grandes companheiros de equipe e estou ansioso para ver o que faremos contra as melhores fábricas do mundo”, declarou Grosjean.

Quem completa o trio do campeonato americano é Matteo Cairoli. O italiano de 26 anos é mais conhecido no mundo do endurance pelo vice-campeonato mundial no WEC na classe GTE-Am, em 2017. Com bastante experiência em carros de turismo, ainda não competiu em protótipos.

A temporada 2024 do Mundial de Endurance tem início no dia 2 de março com os 1812 km do Catar, no circuito de Lusail. O calendário conta com 8 etapas, incluindo as 24 Horas de Le Mans, entre 15 e 16 de junho, além do retorno das 6 Horas de São Paulo, no dia 14 de julho. Já o IMSA SportsCar tem início entre os dias 27 e 28 de janeiro com as 24 Horas de Daytona, na Flórida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.