Lamborghini anuncia parceria com Ligier para entrada no WEC com hipercarro em 2024

A Lamborghini vai passar a disputar o Mundial de Endurance da FIA a partir de 2024 entre os hipercarros, e a Ligier será responsável pela fabricação do protótipo LMDh da equipe

O QUE RUSSELL MOSTRA COM TOP-5 EM TODAS AS CORRIDAS DA FÓRMULA 1 2022?

Após confirmar entrada no Mundial de Endurance da FIA, o WEC, para 2024, a Lamborghini anunciou oficialmente que a Ligier será responsável pela fabricação do protótipo LMDh da equipe que vai participar na classe dos hipercarros — e que também é elegível para a modalidade GTP do IMSA. A decisão da empresa vai de encontro à intenção da marca de fazer a transição para a tecnologia híbrida na indústria automotiva até o final de 2024, com toda sua linha hibridizada.

As novas marcas que optam por entrar na classe dos protótipos LMDh precisam escolher uma entre as quatro fabricantes oficiais da categoria: Ligier, ORECA, Dallara ou Multimatic. Após a escolha, a fornecedora ficará responsável por projetar o design estrutural do carro com base nos projetos de próxima geração do LMP2.

“Estamos felizes de anunciar nossa parceria técnica com a Ligier no projeto dos LMDh”, disse Giorgio Sanna, chefe da Lamborghini Squadra Corse, divisão de automobilismo da marca italiana. “Encontramos em Magny-Cours [sede da Ligier] um time de pessoas jovens, competentes e motivadas. Já nos sentimos como uma equipe e estamos ansiosos para os próximos desafios que virão”, animou-se.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Lamborghini estará presente no WEC a partir de 2024 entre os hipercarros (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por outro lado, o chefe da Ligier, Jacques Nicolet, demonstrou entusiasmo com a nova etapa e demonstrou “orgulho” de ter sido escolhido pela lendária marca italiana — que vai participar da modalidade pela primeira vez.

“Um compromisso de alcançar determinados objetivos em tempo recorde é uma prioridade de toda nossa equipe”, disse. “A Ligier é uma empresa em expansão, e essa decisão da Lamborghini nos honra e confirma nossa direção estratégica na França e nos Estados Unidos”, salientou.

Apesar do anúncio, poucos detalhes sobre a parceria foram divulgados — incluindo a configuração do motor ou o planejamento para a construção do protótipo. No WEC, a Lamborghini levará o quinto carro para a disputa da classe principal, que já conta com outros quatro: dois da Toyota, um da Alpine — que inclui o brasileiro André Negrão — e outro da Glickenhaus, que conta com Pipo Derani.

A Lamborghini participa das disputas com carros de turismo no mais alto nível desde 2015, com mais de 40 títulos e alguns recordes, como as três vitórias seguidas das 24 Horas de Daytona na classe GTD, alcançada entre 2018 e 2020 — a primeira vez que uma fabricante venceu três consecutivas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.