Toyota #7 de Conway/Kobayashi/López consegue volta 0s5 melhor, derruba #8 e leva pole nas 6h de Spa

Kamui Kobayashi e Mike Conway foram responsáveis por uma volta 0s5 melhor que a do outro carro da Toyota, assegurando uma pole tranquila na LMP1. O mesmo se viu na LMP2, onde o G-Drive #26 deu conta do recado

O novo episódio da briga particular entre os dois carros da Toyota no Mundial de Endurance registrou um triunfo contundente nesta sexta-feira (3). O carro #7, do trio Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María Lópes, foi nada menos do que 0s496 melhor que o #8, de Fernando Alonso/Sébastien Bemi/Kazuki Nakajima. Em uma classe LMP1 com domínio japonês, o numeral ímpar fez o suficiente para assegurar a pole position das 6 Horas de Spa-Francorchamps.
 
As voltas de Kobayashi e Conway tiveram tempo médio de 1min53s747. O outro carro, com tempos de Buemi e Nakajima, só chegou ao 1min54s243. O terceiro colocado, o #17 da SMP, com o ex-F1 Sergey Sirotkin, deveu 0s964 e foi o melhor ‘do resto’, apesar de surpreender ao ser quase 1s melhor que o companheiro de segunda fila, o #3 da Rebellion. O top-5 da categoria se encerra com o outro carro da SMP, o #11, agora com participação de Stoffel Vandoorne.
 
Na LMP2, a G-Drive também teve alguma facilidade. O trio do #26, capitaneado por Jean-Éric Vergne, repetiu os 0s5 de vantagem sobre rivais mais próximos. O #38 da Jackie Chan DC foi quem chegou mais perto – mas não muito. O top-5 ainda teve o outro carro da equipe asiática em terceiro, o #31 da Dragon Speed em quarto e o #36 da Signatech Alpine – incluindo o brasileiro André Negrão – em quinto.
José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi (Foto: Michelin)

Já na LMGTE Pro, quem teve a vez de brilhar foi a Ganassi, que colocou o Ford GT #67 na pole. Nesse caso, todavia, foi por pouco: a média dos tempos do carro americano foi 0s067 melhor que a do Aston Martin #97, segundo na classe. O BMW #82, com a dupla lusófona de Augusto Farfus e António Félix da Costa, também ficou em volta: o terceiro posto no grid veio após tempo 0s092 pior que o do pole.

 
Se a Aston Martin ficou no quase em uma classe, o mesmo não pode ser dito sobre outra. Na LMGTE Am, o #90 da TF Sport conseguiu volta 0s1 melhor que a do rival #88 da Dempsey-Proton.
 
As 6 Horas de Spa-Francorchamps, penúltima etapa da temporada 2018-19 do Mundial de Endurance, começam às 8h30 (de Brasília) deste sábado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar