O trio formando por Nicky Catsburg, Markus Paltalla e Lucas Luhr conduziu a BMW à vitória nas 24 Horas de Spa-Francorchamps. A corrida, que teve seu fim neste domingo (26), viu a montadora alemã conquistar o triunfo na prova após 17 anos.
A segunda colocação ficou com os companheiros Frank Stippler, Nico Muller e Stephane Ortelli, que cruzaram a linha de chegada com uma volta de desvantagem para os ponteiros. Completando o pódio, após se recuperarem de um problema com seu carro, vieram Nicki Thiim, Christian Mamerow e Christopher Mies.
“Estou sem palavras. Estamos tentando há tanto tempo e agora finalmente nós conseguimos. Obrigado ao meu time e meus companheiros de equipe. Levará tempo para absorver tudo, mas hoje terá uma grande festa”, disse Catsburg sobre a vitória.
O trio Nicky Catsburg, Markus Paltalla e Lucas Luhr (Foto: 24h de Spa)
A prova belga de resistência foi bastante movimentada. Logo no início, a corrida teve de ser interrompida por conta da forte chuva que acertou o circuito. Ainda, durante as 24 horas, houve cerca de dez entradas do safety-car na pista.
O momento decisivo para o trio vitorioso foi pouco após a 20ª hora de disputa. A BMW pilotada por Dirk Werner acabou rodando na pista por conta de um problema em seu motor, e foi quando Catsburg se aproveitou do problema, ainda ultrapassou o Audi de Ortelli e a partir de então apenas administrou o ritmo na ponta do pelotão.
A quarta colocação da classificação geral ficou com a AF Corse #458 de Gianmaria Bruni, Alessandro Pier Guidi, Stephane Lemert e Pasin Lathouras que, além de terem feito uma prova sem problemas, garantiram a vitória na classe Pro-AM.
O trio brasileiro da equipe BMW Team Brasil, formado por Cacá Bueno, Felipe Fraga e Sergio Jmenez, após uma fraca classificação, terminou o dia na 13ª posição "Foi bom. Não fosse esse problema elétrico na madrugada poderíamos ter chegado em quinto no geral, que era o nosso objetivo inicial antes dos problemas no classificatório”, disse.
O pódio da prova (Foto: 24H de Spa)
“Quando paramos, perdemos uma meia hora nos boxes e isso chegou a mexer com o ânimo do time. Mas nos mantemos focados, porque o objetivo não era só terminar. Queríamos chegar entre os dez primeiros e, pelo menos na nossa categoria, conseguimos", completou.
Já a equipe de Bruno Senna, Álvaro Parente e Adrian Quaife-Hobbes fechou o dia em Spa-Francorchamps em 18º.
A última etapa da temporada 2015 da Blacpain Series acontece em Nürburgring, em setembro.