Visconde/Mauricio/Müller leva Stuttgart Motorsport ao tetra nas 1000 Milhas de SP

Stuttgart Motorsport conquistou a quarta vitória nas 1000 Milhas de São Paulo. Apesar de assumir a liderança cedo, equipe precisou lidar com chuva e certa pressão do Sigma da classe P1. Foi a oitava vez em que um Porsche faturou a disputa

A Stuttgart Motorsport, do trio Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller, levou a melhor nas 1000 Milhas do GP de São Paulo e conquistou a vitória no último domingo (28). Foi a quarta vez que a equipe venceu a disputa, realizada em Interlagos, desta vez com um Porsche 911 GT3 R.

Largando na quarta colocação, o carro da Stuttgart tomou o terceiro lugar na terceira volta, enquanto Müller estava no comando. Com mais dez, o piloto tomou o segundo posto e, no giro 47, assumiu a liderança da disputa. A partir daí, o Porsche #55 se manteve na ponta até o fim e completou as 343 voltas com a vitória.

A chuva caiu sobre o Autódromo de Interlagos na reta final da corrida, o que causou a entrada do safety-car, e o o protótipo Sigma da Techforce, da classe P1, começou a se aproximar.

No entanto, o carro — que largou na pole — chegou a ter cinco voltas de desvantagem para o Porsche da Stuttgart, depois de precisar ir aos boxes na primeira parte da prova, e não conseguiu descontar o atraso. No fim, terminou em segundo no geral, com Jindra Kraucher, Aldo Piedade Júnior, Marcelo Vianna e Emílio Padron.

Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller venceram as 1000 Milhas de SP (Foto: Rodrigo Ruiz/RR Media)

Renan Guerra, Melik Najm, Marcelo Marchewicz e César Fonseca completaram na terceira colocação com a Mercedes GT4 #420, enquanto Carlos Antunes, Yuri Antunes, Pedro Maldi e Marcelo Campagnolo levaram o protótipo AJR #72 ao quarto lugar.

Também operado pela Stuttgart Motorsport, o Porsche 718 Cayman GT4 #21 — de Jacques Quartiero, Danilo Dirani, Luiz Landi e Beto Gresse — completou na quinta colocação, segundo lugar entre os carros da classe GT4.

“A chuva acabou ajudando a gente, mas eu tinha que tomar muito cuidado porque havia muitas lâminas d’água na pista e era muito fácil cometer um erro”, disse Mauricio. “A direção de prova agiu certo ao colocar o safety-car até a chuva amenizar um pouco. É minha primeira vitória na classificação geral em uma prova de 1000 Milhas, e isso me deixa muito contente”, completou.

O pódio teve a Stuttgart Motorsport em primeiro e quinto lugares (Foto: Rodrigo Ruiz/RR Media)

Foi o oitavo triunfo da Porsche nas 1000 Milhas. Além dos obtidos pela Stuttgart Motorsport (em 2001, 2002, 2004 e 2008), a marca alemã venceu a prova em 1994, 1995, 1996 e 2003, além de conseguir dois primeiros lugares na classe GT4 em 2022 e 2023.

“Larguei e fiz os primeiros stints da prova”, destacou Müller. “Foi cansativo. Já havia corrido à noite, mas nunca de madrugada. Houve um momento em que quase acabei com a nossa corrida: estava numa disputa de posição, quando o outro piloto tirou o carro da frente porque havia outro parado”, explicou.

“Mas consegui desviar a tempo”, aliviou-se. “Ao amanhecer, o sol entrava nos olhos em alguns pontos da pista, mas deu tudo certo. Estou recebendo várias mensagens do pessoal do Sul, porque sou o primeiro gaúcho a ganhar uma 1000 Milhas desde 2002”, celebrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.