Na Garagem: 84 pessoas morrem na maior tragédia do automobilismo em Le Mans

O acidente que matou 83 espectadores e o piloto Pierre Levegh durante a disputa das 24 Horas de Le Mans de 1955 completa 65 anos. As consequências da maior tragédia da história do automobilismo foram muitas, como o abandono das competições por parte da Mercedes e a proibição das corridas em diversos países

O dia mais trágico da história do automobilismo mundial completa 65 anos nesta quinta-feira (11). Um grave acidente durante a 23ª edição das 24 Horas de Le Mans matou 83 espectadores, o piloto francês Pierre Levegh, da Mercedes, e deixou ainda outros 120 feridos. Uma corrida que jamais foi esquecida pelos piores motivos possíveis.

O grid com 60 carros estava equilibrado, mas tinha a Jaguar e a própria Mercedes pintando como principais forças. O desafio ali não se dava apenas pela necessidade de se passar 24 horas seguidas na pista, mas também pelas enormes velocidades atingidas em Sarthe – em um tempo em que a segurança nem de perto acompanhava o ritmo dos carros e dos pilotos. Em 1955, nas longas retas do circuito de Le Mans, os carros já atingiam a casa de 300 km/h. Qualquer acidente, portanto, teria proporções enormes. No caso de Levegh, a maior já vista em uma corrida.

24 Horas de Le Mans de 1955, Acidente, grid
Largada das 24 Horas de Le Mans de 1955 (Foto: Reprodução)

A corrida até o acidente

Dois campeões mundiais de Fórmula 1 começaram a disputar firme a dianteira. O contexto do duelo, pelas marcas que representavam, ainda carregava componentes históricos bastante vivos na memória dos europeus: apenas dez anos haviam se passado desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e a antipatia entre ingleses e germânicos continuava bem quente e representada em Jaguar e Mercedes.

O representante da Jaguar ali era Mike Hawthorn, que formava dupla com Ivor Bueb; o da Mercedes, Juan Manuel Fangio, que compunha um par dos melhores já vistos com Stirling Moss. A partir da largada, os dois carros se mandaram duelando como se não se tratasse de uma corrida de 24 horas: travavam uma batalha digna de um GP, de uma corrida ‘sprint’. Foi assim que chegaram à 35ª volta, na terceira hora da corrida. Hawthorn era o líder, e recebeu da Jaguar na reta que antecedia a dos boxes um sinal para parar e reabastecer. Sem querer dar mais uma volta, cortou para a direita logo após ultrapassar o retardatário Lance Macklin e brecou.

Os freios do carro britânico foram um detalhe determinante no devastador acidente: ele já tinha a tecnologia de freio a disco, muito mais adequado às altas velocidades de Le Mans. Os demais, incluindo a Mercedes, ainda usavam freios a tambor. Isso significava que não conseguiam desacelerar com a mesma rapidez da Jaguar.

Uma vez que Hawthorn pisou no freio, Macklin desviou para a esquerda e se colocou à frente de outro retardatário, Levegh, que guiava a outra Mercedes de fábrica. O francês de 49 anos não foi capaz de desviar, acertou em cheio a traseira do Austin-Healey de Macklin e decolou. Dali para frente, as imagens foram terríveis, com 83 torcedores mortos além do piloto.

No impacto com o muro, o carro de Levegh se desintegrou. O eixo dianteiro e o bloco do motor se soltaram e, com a altíssima velocidade do carro, voaram em direção às arquibancadas, esmagadando e decapitando diversos espectadores. Para piorar, pessoas também foram queimadas pelas chamas que se espalharam. O fato de a Mercedes ter componentes de magnésio, um metal mais leve, mas altamente inflamável, transformou o acidente em algo ainda maior.

24 Horas de Le Mans 1955, Acidente
84 pessoas morreram no acidente que envolveu Pierre Levegh em Le Mans em 1955 (Foto: Reprodução)

O pós-acidente

300 mil pessoas estavam em Le Mans naquele dia, e a versão oficial é que a corrida não foi interrompida porque os organizadores não queriam que as estradas ficassem congestionadas, atrapalhando o resgate das vítimas. 25 médicos estavam a postos no circuito, e nada preparados para algo daquele tamanho. Em um cálculo grosseiro, era um médico para cerca de oito vítimas do acidente, sendo fatais ou não.

Fangio e Moss continuaram na corrida disputando a liderança com Hawthorn e Bueb. Oito horas mais tarde, a Mercedes, enfim, decidiu se retirar da corrida com Fangio e Moss na liderança. E aí que veio mais uma polêmica. Os alemães sugeriram à Jaguar que também se retirasse, mas a fábrica inglesa se recusou e ficou na pista até o fim, vencendo com Hawthorn/Bueb. As imagens dos dois comemorando com champagne no pódio em meio ao caos, obviamente, deram o que falar.

A busca pelos culpados começou imediatamente. Hawthorn, disseram pessoas próximas a ele, se sentiu culpado pelo o que aconteceu, mas não era todo mundo que pensava assim. Havia quem criticava Macklin pelo movimento brusco em direção à Mercedes, e também quem dizia que Levegh estava velho demais para guiar um carro tão rápido, portanto, com reflexos comprometidos.

Fangio sempre defendeu o francês. Para o argentino, Levegh teve reflexo suficiente para lhe fazer um sinal com a mão indicando a redução de velocidade, e assim o pentacampeão da F1 conseguiu escapar do acidente. Fangio foi grato pelo resto da vida. Christopher Hilton, autor de um livro sobre a tragédia, acrescenta um ponto sobre a atribuição de tanta culpa a Levegh: ele estava morto e não tinha como se defender.

65 anos anos depois e diante de todas as melhorias de segurança já vistas no esporte, muitas delas como consequência do acidente de Le Mans em 1955, nota-se que os pilotos foram os menos culpados. A segurança do autódromo era precária. A reta era estreita e não havia separação entre os boxes e a pista. Ou seja, os pilotos que faziam pit-stops desaceleravam em meio aos que passavam a toda velocidade. Fora isso, o muro das arquibancadas tinha cerca de 1,5m, oferecendo proteção quase nula para os espectadores.

Mike Hawthorn, 24 Horas de Le Mans, 1955
Mike Hawthorn venceu as 24 Horas de Le Mans em 1955, pilotando pela Jaguar (Foto: Reprodução)

O adeus da Mercedes

Não fazia mais que dez anos desde que a Segunda Guerra Mundial havia terminado após deixar para trás um rastro de destruição e desolação que jamais havia sido visto em escala global. Os seis anos da segunda parte do combate, que começara em 1914 e com rancores que não se encerraram entre batalhas campais, obviamente deixaram marcas muito mais profundas do que prédios caídos e dívidas a pagar. Deixou cicatrizes.

Se Hawthorn, por exemplo, crescido em tempos de rivalidade mortal e latente entre Inglaterra e Alemanha, não conseguia aceitar a ideia de perder para a Mercedes, uma analogia muito próxima poderia ser aplicada ao público francês. Com Paris tomada e sitiada por um bom tempo, a vergonha que começou nas trincheiras do exército francês contra a ‘Blitzkrieg’ alemã talvez tenha sido a maior da história daquele país. E seguia ardente.

Por isso ver Levegh, um herói do esporte francês, um homem que quase ganhou as 24 Horas de Le Mans sozinho anos antes, morrer e matar dezenas de outros franceses numa máquina alemã, poderia ser simplesmente demais. Após se manter na corrida por algumas horas, a Mercedes concluiu que vencer em tal situação seria um desastre de relações públicas num momento em que ainda reconstruía sua imagem internacional e a desassociava da guerra não apenas com a França, mas com o mundo inteiro. Fangio e Moss, dois dos maiores da história, tinham uma vantagem imensa para Hawthorn e a Jaguar: duas voltas. Aí, por volta das 20h, veio a decisão de que deveriam encostar os carros e dar adeus.

As últimas duas corridas daquela temporada de 1955 aconteceram apenas em setembro e outubro, ambas vencidas pela Mercedes. Moss, nas duas; foi acompanhado por John Fitch – então companheiro de Levegh – na Irlanda do Norte e por Peter Collins na Itália.

Ao fim de 1955, campeã também na F1, a Mercedes resolveu deixar o automobilismo, assim como fizera nos anos 1930. Só voltou, competitivamente e apostando altas fichas, no final da década de 1980, em um contexto mundial completamente diferente.

Acidente, 24 Horas de Le Mans, 1955, Mercedes, Jaguar, Pierre Levegh
Um terrível acidente marcou as 24 Horas de Le Mans em 1955 (Foto: Reprodução)

Consequências ao redor do mundo

Internacionalmente, o desastre também teve grandes proporções, com os países também pressionando entidades locais. Mesmo na França, o esporte a motor foi banido até que os autódromos apresentassem maior segurança. Pouco após aquele 11 de junho, o pit-lane do palco das 24 Horas foi colocado ao chão e reconstruído. A não separação entre reta dos boxes e os pits era inaceitável.

Assim como a França, a Alemanha adotou a mesma obrigação. Legalização só após renovação e reforço da segurança. Outros países também o fizeram, mas eventualmente foram checando a segurança aumentada e liberando o esporte a motor em seus territórios.

Nos EUA, a Associação Americana de Automóveis também provocou mudanças e dissolveu o Conselho de Disputas, que cuidava das competições de automobilismo. Deu lugar, então, ao Comitê de Competição Automobilística dos Estados Unidos, um novo órgão com novas intenções.

Quase todos eventualmente permitiram o automobilismo a regressar. A Suíça, não. O país seguiu com o banimento a todos os eventos de esporte a motor com disputa direta. Os eventos de subida de montanha e slalom, por exemplo, seguiram sendo permitidos. O parlamento suíço deixou a proibição fora de discussões por anos, até 2007, quando passou uma emenda para terminar o banimento. Mas a emenda bateu no Conselho dos Estados da Suíça e travou, sendo descartada em 2009 após uma segunda negativa. Desta vez, a discussão batia mais em questões ambientais do que de segurança.

A história só foi ser reescrita em junho de 2018, quando a Fórmula E realizou o eP de Zurique. No entanto, é importante dizer: a categoria só foi liberada por ser elétrica, se enquadrando nos limites ambientais que seguem impostos na Suíça. Ou seja: por ora, um GP da Suíça de Fórmula 1 não poderia acontecer.

No fim das contas, a maior tragédia da história do automobilismo causou proibições que ficaram por anos e até a saída de marcas importantes como a Mercedes, mas também uma verdadeira revolução na parte da segurança, que praticamente fundou uma nova era do esporte a motor.

Confira, a partir das 20h, um report especial do GRANDE PRÊMIO sobre os 65 anos da tragédia em Le Mans.

Paddockast #64 | OS PILOTOS MAIS SUBESTIMADOS DA HISTÓRIA
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.