Na Garagem: acidente com Beltoise nos 1000 km Buenos Aires mata italiano Giunti
O italiano Ignazio Giunti, 30, não conseguiu desviar do carro que Jean-Pierre Beltoise tentava empurrar na reta dos boxes em Buenos Aires e bateu em alta velocidade. Seu carro entrou em chamas, e a morte foi praticamente instantânea
A edição de 1971 dos 1000 km de Buenos Aires ficou marcada por uma tragédia: disputada em 10 de janeiro, a prova vitimou o piloto italiano Ignazio Giunti, de 29 anos, em um grave acidente.
Naquela época, pilotos da F1 ainda se aventuravam em outras categorias ao redor do planeta. E uma dessas paradas era justamente a prova no Oscar Alfredo Gálvez, que tinha na galeria de vencedores nomes como os de Giuseppe Farina, Phil Hill, Stirling Moss e Ronnie Peterson.
Em 1971, não era diferente, e vários pilotos de F1 estavam na Argentina no começo de janeiro. Dentre eles, Jo Siffert, Pedro Rodríguez, Rolf Stommelen, Emerson Fittipaldi, Carlos Reutemann, Helmut Marko e os franceses Jean-Pierre Beltoise e Jean-Pierre Jabouille.
Beltoise e Jabouille dividiam uma Matra que, após 36 voltas, ficou sem combustível. E Beltoise tentou, heroicamente, empurrar o carro até um ponto em que pudesse ser resgatado pelos mecânicos e voltar aos boxes.
O grande problema é que ele estava na entrada da reta dos boxes, com os outros carros passando em alta velocidade. E quando Ignazio Giunti, que já tinha passado duas vezes por Beltoise naquela condição, chegou envolvido em uma disputa de posição na 38ª volta, não conseguiu desviar.
Beltoise, por sorte, não estava mais na traseira do seu protótipo. Assim, não foi atingido em cheio por Giunti. Mas a Ferrari do italiano entrou em chamas, e ele, depois do violento impacto, sequer saiu do cockpit.
Seu companheiro, Arturo Merzario, saiu dos boxes e tentou resgatá-lo. Ele, que seis anos depois tiraria Niki Lauda de um cockpit também em chamas em Nürburgring, estava de macacão e capacete apenas aguardando pela sua vez de entrar na Ferrari.
Giunti teve queimaduras em 70% do corpo morreu duas horas depois em um hospital na capital argentina.
Na F1, Giunti estreara em 1970 com um quarto lugar no GP da Bélgica pela Ferrari. Disputou outros três GPs na temporada. Em 1971, Jacky Ickx e Clay Regazzoni formaria a dupla da escuderia italiana, mas Giunti seria o terceiro piloto e apareceria em algumas etapas.
Jo Siffert e Derek Bell venceram os 1000 km de Buenos Aires após 165 voltas com um Porsche 917k de motor V12.
Por causa do acidente em Buenos Aires, Beltoise teve a carteira cassada e ficou de fora da abertura do Mundial de F1 na África do Sul, voltando ao carro da Matra apenas na segunda etapa.
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