Na vitória de Webber, Bernhard e Hartley nas 6 Horas de Xangai, Porsche garante título do Mundial de Endurance

A Porsche se tornou a terceira montadora a conquistar o título do Mundial de Endurance ao garantir, com uma corrida de antecipação, a taça da temporada 2015. Vitória nas 6 Horas de Xangai ficou com Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, que entram na final em vantagem na disputa de pilotos

O domínio na segunda parte do campeonato permitiu com que a Porsche conquistasse, de forma antecipada neste domingo (1), o título de montadoras da quarta temporada do Mundial de Endurance. Esta é a primeira conquista da marca alemã desde a recriação do WEC em 2012.
 
A festa se deu nas 6 Horas de Xangai, que marcou a quinta vitória consecutiva da marca, sendo a quarta seguida do forte trio formado por Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.
 
Com as 6 Horas do Bahrein ainda por disputar, a Porsche já soma 308 pontos. A Audi, vencedora das duas primeiras corridas do ano, tem 238, e a Toyota vem na sequência com 137.
 
Em Xangai, a Porsche largou na frente, mas a Audi ameaçou. A disputa teve as condições do asfalto variando entre o seco e o molhado.
O Porsche #17 conquistou a vitória nas 6 Horas de Xangai (Foto: FIA WEC)
Essa ameaça durou até o final da terceira hora, quando um double-stint da Porsche colocou o time à frente. André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler chegaram a andar na segunda posição no finalzinho, após uma rodada de Romain Dumas, mas o francês foi capaz de se recuperar para assegurar mais uma dobradinha para sua marca.
 
20s atrás chegou o trio formado por Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis, enquanto a Toyota teve Alex Wurz, Mike Conway e Stéphane Sarrazin na quinta posição. O outro carro da marca ficou com o sexto lugar, mas apenas duas voltas atrás graças a uma rodada de Kazuki Nakajima ainda nos instantes iniciais da partida.
 
No campeonato de pilotos, a vitória deu a Webber, Hartley e Bernhard uma vantagem de 12 pontos para a corrida decisiva. Lotterer, Tréluyer e Fässler estão na segunda posição e ainda na esperança de dar à Audi ao menos um dos títulos do ano. Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas já não têm chances matemáticas.
A Porsche fez no pódio a festa pelo título do Mundial de Endurance (Foto: FIA WEC)
Richard Lietz e Michael Christensen completaram a festa da Porsche ganhando na GTE Pro, superando a favorita AF Corse de Gianmaria Bruni e Toni Vilander na China. O Aston Martin que Fernando Rees divide com Alex MacDowall e Richie Stanaway na quinta posição na classe.
 
A vitória da LMP2 em Xangai ficou com a Signatech Alpine, adiando a definição do título. Nelson Panciatici, Paul-Loup Chatin e Tim Dillmann venceram, superando os dois protótipos que largaram na primeira fila da classe: o Ligier da G-Drive com Sam Bird, Julien Canal e Roman Rusinov e o Oreca da KCMG de Nick Tandy, Richard Bradley e Matt Howson.
 
O brasileiro Pipo Derani, que corre na equipe G-Drive ao lado do colombiano Gustavo Yacamán e do mexicano Ricardo González, abandonou a prova.
 
Finalmente, na GTE Am, subiram ao degrau mais alto do pódio os pilotos Emmanuel Collard, Rui Águas e François Perrodo com uma Ferrari da AF Corse.
 
A última etapa da temporada do Mundial de Endurance vai acontecer no dia 21 de novembro no Bahrein.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube