Nakajima aproveita erros de López e põe Toyota #8 na ponta em Le Mans. Fraga lidera LMGTE-AM
A edição 2019 das 24 Horas de Le Mans atingiu 1/4 do total às 18h (de Brasília) deste sábado (15). Com oito horas corridas, a diferença entre os dois Toyota foi triturado. Quem lidera agora é o #8, um feito de Kazuki Nakajima, que se valeu de boa estratégia e ficar longe dos erros. Daniel Serra e André Negrão chegaram a liderar no GTE Pro e LMP2, respectivamente, mas estão no segundo posto. Na GTE Am, Felipe Fraga tem vantagem
Após chegar a abrir mais de 1min nem sequer duas horas antes, uma série de acontecimentos, decisões estratégicas e erros de pista definiu que o Toyota #7 não apenas perdesse a vantagem construída, mas perdesse a liderança. Ao completar a oitava hora das 24 Horas de Le Mans, neste sábado (15), era Kazuki Nakajima quem liderava com o #8 da Toyota em meio a um trabalho impecável.
A briga mais desigual no momento é a da GTE Am: Ben Keating encerrou a oitava hora guiando, mas foram Felipe Fraga e Jeroen Bleekemolen que construíram uma liderança que chegou a ser de quase 2min para o Keating Ford #85. A Ferrari #84 da JMW vem em segundo, já bem mais próxima: cerca de 20s, guiada por Jeffrey Segal. A diferença dos dois para o resto dos carros da classe é grosseira, mais de 1min40s.
Relacionadas
Mas não foi a única paralisação da hora. Mais tarde, Marcel Fässler tocou o Corvette #64 da GTE Pro no Dempsey-Proton #88 de Satoshi Hoshino na entrada da Curva Porsche, perdeu o controle e foi direto para a barreira de proteção. Fässler destruiu a frente do carro e causou novo safety-car. E, desta vez, foi o #8 que se favoreceu e cortou a desvantagem para menos de 40s. Começava também a chover por meio da sexta hora, ainda que levemente.
López começou na frente a oitava hora, mas errou na chicane Mulsanne e saiu da pista para a brita. O erro custou caro, porque Nakajima assumiu a ponta de vez. O argentino repetiu o erro, agora na Indianapolis, e deu oportunidade para o japonês estender a dianteira um pouco mais. O terceiro posto – melhor entre os carros não-híbridos – foi mantido para o #17 da SMP, agora com Stéphane Sarrazin ao volante, apesar do ataque do #11 da mesma equipe, comandado ao fim da hora por Vitaly Petrov. O Rebellion #1, de Bruno Senna, passava 4 voltas atrás, no sexto posto, ainda reflexo dos problemas das horas iniciais.
LMP2
Ficar perto dos líderes valeu muito quando André Negrão voltou ao volante do #36, algo que aconteceu pouco após o erro de Castellacci. Na realidade, os dois líderes pararam juntos nessa oportunidade e novamente depois, quando Fässler bateu. Entre as duas, Negrão deixou Roman Rusinov para trás com certa facilidade para assumir a dianteira. Pastor Maldonado, atrás, colocava o DragonSpeed #31 no terceiro posto.
A briga entre #26 e #36 era, sem dúvida, impressionante. Ao passo que iam se alternando na liderança com o correr das horas, quem terminou a sétima hora na ponteira foi Jean-Éric Vergne com o G Drive. Na realidade, Vergne fez valer pneus novos que colocou ao reassumir o lugar de Rusinov e atacou Negrão. Sem Maldonado e com Anthony Davidson, o DragonSpeed não segurou o #38, agora com Ho-Pin Tung, que recuperou o terceiro posto.
Vergne terminou a oitava hora na ponteira com um respiro, dado a demora do Signatech Alpine nos boxes. Negrão, que andava bem na pista, parou errado no momento em que foi ao pit-plane e obrigou os mecânicos a empurrarem o carro até o ponto correto. Nicolas Lapierre assumiu o volante 14s atrás dos líderes e cresceu um pouco para recuperar 2s.
GTE Pro
Apesar de terminar a quinta hora na dianteira, Vanthoor não resistiu a Serra por muito tempo. O piloto do #51 tinha ritmo alucinante e retomou a liderança ainda antes da pancada do Corvette. Mas o segundo safety-car juntou os primeiros colocados e causou mudanças de posição. Kevin Estre fez fila com o Porsche #92 e sacou Serra da frente. Antonio García já aparecia em terceiro.
Após cruzar a confusa sexta hora na dianteira, Estre ficou o carro e conseguiu estender – ainda que para apenas 3s – a ponta no fim da sétima hora. E quem aparecia como competidor mais próximo agora era Alessandro Pier Guidi, que assumira o #51 das mãos de Serra após o safety-car causado pelo Rebellion. Se Estre tinha algum respiro, um trem de nove carros era formado atrás dele.
Sem Fraga, mas com Jeroen Bleekemolen, o #85 seguia confortável na frente mesmo com os safety-cars. Quase 2min para a Ferrari #84 da JMW, que contava como Rodrigo Baptista, Wei Lu e Jeff Segal., diferença que foi mantida após a sétima hora.
O #85 encerrou a oitava hora sem tanta vantagem, uma vez que Ben Keating assumiu o volante, mas ainda assim passou com 22s de vantagem para o #84, que estava com Segal, mas conta também com Rodrigo Baptista. Apenas os dois estavam na mesma volta.
Mundial de Endurance 2018/19, 24 Horas de Le Mans, classificação após oito horas:
1 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
128 voltas | |
2 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
+11.087 | |
3 | 17 |
STHÉPNAHE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV SERGEY SIROTKIN |
FRA RUS RUS |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+2 voltas | |
4 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN STOFFEL VANDOORNE |
RUS RUS BEL |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+2 voltas | |
5 | 3 |
THOMAS LAURENT MATHIAS BECHE GUSTAVO MENEZES |
FRA SUI EUA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+3 voltas | |
6 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+4 voltas | |
7 | 26 |
ROMAN RUSINOV JOB VAN UITERT JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS BEL FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
+6 voltas | |
8 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson |
+6 voltas | |
9 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO ANTHONY DAVIDSON |
MEX VEN ING |
P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson |
+6 voltas | |
10 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+7 voltas | |
11 | 37 |
DAVID HEINEMEIER HANSSON JORDAN KING RICKY TAYLOR |
DIN ING EUA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+7 voltas | |
12 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+7 voltas | |
13 | 32 |
ALEX BRUNDLE RYAN CULLEN WILL OWEN |
ING IRL EUA |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+7 voltas | |
14 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson |
+7 voltas | |
15 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX |
P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson |
+8 voltas | |
16 | 23 |
RENÉ BINDER JULIEN CANAL WILL STEVENS |
AUT FRA GBR |
P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+8 voltas | |
17 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA |
P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
18 | 30 |
ROMAIN DUMAS NICO JAMIN PIERRE RAGUES |
FRA FRA FRA |
P2 |
DUQUEINE ENGINEERING ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
19 | 25 |
JOHN FALB ANDREA PIZZITOLA DAVID ZOLLINGER |
EUA FRA FRA |
P2 |
ALGARVE PRO RACING ORECA 07 – Gibson |
+9 voltas | |
20 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO ANDREA BELICCHI |
ITA ITA ITA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson |
+9 voltas | |
21 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI NICHOLAS BOULIE |
FRA FRA EUA |
P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+10 voltas | |
22 | 43 |
JOHN FARANO ARJUN MAINI NORMAN NATO |
CAN IND FRA |
P2 |
RLR M-SPORT/TOWER EVENTS ORECA 07 – Gibson |
+10 voltas | |
23 | 34 |
NIGEL MOORE JAKUB SMIECHOWSKI JAMES WINSLOW |
ING POL ING |
P2 |
INTER EUROPOL COMPETITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+11 voltas | |
24 | 20 |
DENNIS ANDERSEN MATHIAS BECHE ANDERS FJORDBACH |
DIN SUI DIN |
P2 |
HIGH CLASS RACING ORECA 07 – Gibson |
+12 voltas | |
25 | 49 |
HENNING ENQVIST MIRO KONÔPKA KONSTANTIN TERESCHENKO |
SUE ESL RUS |
P2 |
ARC BRATISLAVA ORECA 07 – Gibson |
+13 voltas | |
26 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE NYCK DE VRIES |
HOL HOL HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson |
+13 voltas | |
27 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas | |
28 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+15 voltas | |
29 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+15 voltas | |
30 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL JONATHAN BOMARITO |
GBR GBR EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+15 voltas | |
31 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas | |
32 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+15 voltas | |
33 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+15 voltas | |
34 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+15 voltas | |
35 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas | |
36 | 94 |
MATHIEU JAMINET SVEN MÜLLER DENNIS OLSEN |
FRA ALE NOR |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas | |
37 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA JESSE KROHN |
BRA POR FIN |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+16 voltas | |
38 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+16 voltas | |
39 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+16 voltas | |
40 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+16 voltas | |
41 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+16 voltas | |
42 | 89 |
PIPO DERANI JULES GOUNON OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
GTE-PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE EVO |
+16 voltas | |
43 | 85 |
JEROEN BLEEKEMOLEN FELIPE FRAGA BEN KEATING |
HOL BRA EUA |
GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FORD GT |
+17 voltas | |
44 | 84 |
RODRIGO BAPTISTA WEI LU JEFF SEGAL |
BRA CAN EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE |
+17 voltas | |
45 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR |
GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+18 voltas | |
46 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR |
GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE |
+18 voltas | |
47 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+18 voltas | |
48 | 62 |
COOPER MacNEIL ROBERT SMITH TONI VILANDER |
ING ING FIN |
GTE AM |
WEATHER TECH RACING FERRARI 488 GTE |
+18 voltas | |
49 | 61 |
LUIS PÉREZ COMPANC MATTHEW GRIFFIN MATTEO CRESSONI |
ARG IRL ITA |
GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE |
+18 voltas | |
50 | 78 |
VINCENT ABRIL LOUIS PRETTE PHILIPPE PRETTE |
MON MON MON |
GTE AM |
PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+19 voltas | |
51 | 83 |
RAHEL FREY MICHELLE GATTING MANUELA GOSTNER |
SUI DIN ITA |
GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE |
+19 voltas | |
52 | 57 |
KEI COZZOLINO TAKESHI KIMURA CÔME LEDOGAR |
JAP JAP FRA |
GTE AM |
CAR GUY RACING FERRARI 488 GTE |
+19 voltas | |
53 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER THOMAS PREINING |
GBR GBR AUS |
GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR |
+20 voltas | |
54 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDDIE CHEEVER III |
JAP MCO ITA |
GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE |
+20 voltas | |
55 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE |
+20 voltas | |
56 | 60 |
CLAUDIO SCHIAVONI SERGIO PIANEZZOLA ANDREA PICCINI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
KESSEL RACING FERRARI 488 GTE |
+21 voltas | |
57 | 4 |
OLIVER WEBB PAOLO RUBERTI TOM DILLMANN |
GBR ITA FRA |
P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo |
+33 voltas | |
58 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE |
+41 voltas | |
59 | 88 |
MATTEO CAIROLI SATOSHI HOSHINO GIORGIO RODA |
ITA JAP ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+49 voltas | |
60 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL |
P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson |
+54 voltas | |
61 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
abandonou | |