Nakajima ultrapassa Kobayashi e recoloca trio de Alonso na liderança após 16 horas em Le Mans
Kazuki Nakajima deu continuidade ao excelente ritmo de Fernando Alonso e ultrapassou o compatriota Kamui Kobayashi para recolocar o Toyota #8 na dianteira das 24 Horas de Le Mans no amanhecer, com apenas oito horas pela frente
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O segundo terço das 24 Horas de Le Mans chegou ao final na manhã deste domingo (17) com troca de liderança. Impulsionado por um ritmo avassalador imposto por Fernando Alonso em seu stint, o Toyota #8 ganhou a primeira posição em cima de seu colega #7. Kazuki Nakajima foi o responsável pela manobra contra o compatriota Kamui Kobayashi.
A troca de posições se deu especialmente pelo brilhante desempenho de Alonso no #8 e a catastrófica performance de José María López no comando do #7. A distância, que havia beirado 2min por causa da punição recebida por Sébastien Buemi, foi diluída com Alonso tirando entre 4s e 5s por volta para o argentino.
Nakajima e Kobayashi entraram já na parte final do trecho e andaram em ritmos muito semelhantes. A distância, que Alonso havia cortado para 5s, ficou ali entre 3s e 10s até Kazuki encostar de vez e mergulhar para cima de Kamui, já com o dia claro e minutos antes de passar o bastão novamente para Buemi.

A ultrapassagem entre as Toyota (Foto: Reprodução)
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Buemi foi para a pista nos últimos minutos do segundo terço de prova e ainda contou com a sorte, já que a parada do #8 foi durante o período de slow zones e o #7 só fez o pit-stop com bandeira verde na pista toda. Assim, mesmo trocando de piloto, o #8 abriu mais de 20s.
Ainda na LMP1, as Rebellion se mantiveram na briga pelo pódio, mas ambas tiveram problemas e deixaram claro que a Toyota só perde a edição 2018 de Le Mans se abandonar com os dois carros. Primeiro, o #3 de Thomas Laurent, Mathias Beche e Gustavo Menezes perdeu boas voltas na garagem com problemas, mas logo voltou ao lugar mais baixo do pódio, com o #1 de Bruno Senna, Neel Jani e André Lotterer também falhando. No fim da 16ª hora, pouco mais de uma volta separavam os dois trios.
Na LMP2, o passeio no parque de Jean-Éric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola continuou a todo vapor, com a G-Drive dominando facilmente a prova até ali. Eram quase duas voltas para o #23 da Barthez que tinha Julien Canal ao volante e que era seguido de pertinho por Nicolas Lapierre, parceiro de André Negrão na Signatech Alpine.

Batida no carro de Felipe Nasr (Foto: Reprodução)
O trecho de quatro horas teve alguns problemas para pilotos da LMP2. O mais marcante com o #47 de Felipe Nasr, que foi parar no muro com o italiano Giorgio Sernagiotto. Mesmo assim, o trio voltou para a pista, apesar do carro bem avariado, no 19º lugar geral.
Ainda, o #29 do Team Nederland passou um bom tempo na garagem e saiu da luta pelo pódio, caindo para 13º geral e nono na classe, enquanto o #40 teve destino ainda mais cruel com José Gutiérrez batendo forte na Porsche Curves e abandonando. Por fim, o #37 malaio da Jackie Chan seguia seu calvário numa rodada horrível de Weiron Tan.

O BMW #82 de Augusto Farfus fumou o motor (Foto: Reprodução)
Na GTE-Pro, o domínio da Porsche continuava incontestável, com o #92 de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Michael Christensen na frente do #91 de Richard Lietz, Frédéric Makowiecki e Gianmaria Bruni. O terceiro lugar que tinha briga boa interna na Ford Ganassi, com o #68 de Sébastien Bourdais, Joey Hand e Dirk Müller pouco à frente de Tony Kanaan, Andy Priaulx e Harry Tincknell, no #67.
Daniel Serra seguia em oitavo na classe no #51 da Ferrari, enquanto Pipo Derani era quinto no #52 apesar de um stop & go sofrido pelo brasileiro por acelerar muito nas slow zones. Augusto Farfus teve problemas bem maiores quando o parceiro Alexander Sims bateu forte no muro e danificou totalmente o carro, que fechou o trecho de quatro horas nos boxes.
Na GTE-Am, o #77 da Dempsey seguia firme e forte na frente, com o #85 da Keating e o #54 da Ferrari – com Giancarlo Fisichella no time – completando o pódio parcial. A Ferrari #61 de Keita Sawa teve problemas, bem como a #84 de Jeffrey Segal.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 16 horas
1 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
263 voltas | |
2 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG |
P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
+34.513 | |
3 | 3 |
THOMAS LAURENT MATHIAS BECHE GUSTAVO MENEZES |
FRA SUI EUA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+10 voltas | |
4 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA |
P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson |
+10 voltas | |
5 | 26 |
ROMAN RUSINOV ANDREA PIZZITOLA JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
+12 voltas | |
6 | 23 |
THIMOTHÉ BURET JULIEN CANAL WILL STEVENS |
FRA FRA GBR |
P2 |
PANIS BARTHEZ COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+14 voltas | |
7 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson |
+14 voltas | |
8 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX |
P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson |
+15 voltas | |
9 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+16 voltas | |
10 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA |
P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson |
+16 voltas | |
11 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson |
+16 voltas | |
12 | 32 |
HUGO DE SADELEER WILLIAM OWEN JUAN PABLO MONTOYA |
SUI EUA COL |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson |
+16 voltas | |
13 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE JAN LAMMERS |
HOL HOL HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson |
+21 voltas | |
14 | 37 |
JAZEMAN JAAFAR NABIL JEFRI WEIRON TAN |
MAS MAS MAS |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+21 voltas | |
15 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO NATHANAËL BERTHON |
MEX VEN FRA |
P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson |
+22 voltas | |
16 | 44 |
ANDREA BERTOLINI NICLAS JÖNSSON TRACY KRHOHN |
ITA SUE EUA |
P2 |
EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 – Gibson |
+22 voltas | |
17 | 33 |
DAVID CHENG NICHOLAS BOULLE PIERRE NICOLET |
EUA EUA FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
+23 voltas | |
18 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO FELIPE NASR |
ITA ITA BRA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson |
+24 voltas | |
19 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL |
P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson |
+24 voltas | |
20 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson |
+26 voltas | |
21 | 35 |
VICTOR SHAITAR HARRISON NEWEY NORMAN NATO |
RUS GBR FRA |
P2 |
SMP RACING DALLARA P217 – Gibson |
+28 voltas | |
22 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+30 voltas | |
23 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+31 voltas | |
24 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+31 voltas | |
25 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL TONY KANAAN |
GBR GBR BRA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+31 voltas | |
26 | 52 |
TONI VILANDER ANTONIO GIOVINAZZI PIPO DERANI |
FIN ITA BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+31 voltas | |
27 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT |
+31 voltas | |
28 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+31 voltas | |
29 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+32 voltas | |
30 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT |
+34 voltas | |
31 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+34 voltas | |
32 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+35 voltas | |
33 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI THOMAS DAGONEAU |
FRA FRA FRA |
P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson |
+35 voltas | |
34 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP |
GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+35 voltas | |
35 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI |
GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R |
+36 voltas | |
36 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+36 voltas | |
37 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+36 voltas | |
38 | 85 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN LUCA STOLZ |
EUA HOL ALE |
GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FERRARI 488 GTE |
+37 voltas | |
39 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE |
+37 voltas | |
40 | 99 |
PATRICK LONG TIMOTHY PAPPAS SPENCER PUMPELLY |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR |
+37 voltas | |
41 | 88 |
MATTEO CAIROLI KHALED AL QUBAISI GIORGIO RODA |
ITA EAU ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+38 voltas | |
42 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+38 voltas | |
43 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR |
GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+38 voltas | |
44 | 5 |
CHARLES ROBERTSON MICHAEL SIMPSON LEO ROUSSEL |
GBR GBR FRA |
P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome |
+38 voltas | |
45 | 80 |
FABIO BABINI CHRISTINA NIELSEN ERIK MARIS |
ITA DIN FRA |
GTE AM |
EBIMOTORS PORSCHE 911 RSR |
+38 voltas | |
46 | 61 |
WENG SUN MOK MATTHEW GRIFFIN KEITHA SAWA |
MAS IRL JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE |
+39 voltas | |
47 | 84 |
LIAM GRIFFIN COOPER MACNEIL JEFFREY SEGAL |
GBR EUA EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE |
+39 voltas | |
48 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ALEXANDER SIMS |
BRA POR ING |
GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE |
+40 voltas | |
49 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ALEXANDER DAVISON |
GBR GBR AUS |
GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR |
+41 voltas | |
50 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR |
GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE |
+41 voltas | |
51 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDWARD CHEEVER |
JAP MCO ITA |
GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE |
+45 voltas | |
52 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN JENSON BUTTON |
RUS RUS GBR |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+52 voltas | |
53 | 25 |
MARK PATTERSON ATE DE JONG TACKSUNG KIM |
EUA HOL COR |
P2 |
ALGARVE PRO RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
+83 voltas | |
54 | 6 |
ALEX BRUNDLE OLIVER ROWLAND OLIVER TURVEY |
GBR GBR GBR |
P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome |
+126 voltas | |
55 | 17 |
STHÉPHANE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV MATEVOS ISAAKYAN |
FRA RUS RUS |
P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER |
+140 voltas | |
56 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE |
+171 voltas | |
57 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER TOM DILLMANN |
GBR AUT FRA |
P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo |
+198 voltas | |
58 | 40 |
JAMES ALLEN JOSÉ GUTIÉRREZ ENZO GUIBBERT |
AUS MEX FRA |
P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson |
NC | |
59 | 34 |
RICKY TAYLOR CÔME LEDOGAR DAVID HEINEMEIER-HANSSON |
EUA FRA DIN |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson |
NC | |
60 | 94 |
ROMAIN DUMAS TIMO BERNHARD SVEN MÜLLER |
FRA ALE ALE |
GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
NC | |

