Pandemia do novo coronavírus faz organização cancelar 12 Horas de Bathurst de 2021

A realização de uma das mais clássicas e importantes corridas do endurance foi diretamente afetada pela pandemia. A prova realizada no circuito de Mount Panorama só vai voltar a ser realizada em 2022

Depois de inúmeros cancelamentos e adiamentos ao longo deste incomum e atípico 2020, a pandemia do novo coronavírus provocou sua primeira baixa no esporte a motor internacional na próxima temporada. As 12 Horas de Bathurst, prova que tradicionalmente abre a temporada do Intercontinental GT Challenge, uma das principais competições de endurance do calendário, não vai acontecer na próxima temporada. Tudo por conta das restrições de acesso à fronteira da Austrália em razão da pandeia do Covid-19.

A prova, que seria realizada no fim de semana entre os das 5 e 7 de fevereiro, só deve voltar a ser realizada na próxima temporada, afirma Sean Seamer, CEO da Supercars, empresa que promove e organiza o evento na Austrália.

As 12 Horas de Bathurst só vão ser disputadas em 2022 (Foto: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Esta é uma decisão difícil, mas tivemos de tomá-la. Desde que a Supercars começou a administrar o evento, ele cresceu e se tornou uma das maiores provas de endurance em caráter global. Com a expectativa de que as fronteiras da Austrália permaneçam fechadas, sentimos que é do melhor interesse dos competidores, fãs, patrocinadores e responsáveis pela cobertura tomar a decisão agora sobre o evento do ano que vem”, declarou o dirigente.

“Estamos absolutamente comprometidos em ter o retorno do evento ao calendário do esporte a motor australiano em 2022”, complementou.

Stéphane Ratel, chefe da SRO Motorsports Group, responsável pelo Intercontinental GT Challenge, disse que a mudança do calendário vai fazer com que a abertura da próxima temporada aconteça apenas do meio para o fim do ano com a previsão da disputa das 24 Horas de Spa-Francorchamps. Neste ano, a corrida na Bélgica vai ser disputada neste próximo fim de semana.

“As 12 Horas de Bathurst são uma das grandes corridas de endurance do mundo e um destaque indiscutível do calendário global do SRO Motorsports Group. Mas também entendemos e respeitamos as restrições de viagens internacionais da Austrália, que tornam impossível a organização da etapa de abertura em fevereiro”, explicou.

“O campeonato de 2021 vai começar agora no fim do ano com as 24 Horas de Spa. Mount Panorama continua sendo a abertura espiritual da temporada, e sei que falo por todos da SRO, bem como por nossos fornecedores, quando digo que não podemos esperar para voltar em 2022”, acrescentou o dirigente.

As 12 Horas de Bathurst em 2020 contaram com a presença de vários pilotos brasileiros, com destaque para Felipe Fraga, Augusto Farfus e João Paulo de Oliveira.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar