7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Endurance

Pandemia do novo coronavírus faz organização cancelar 12 Horas de Bathurst de 2021

A realização de uma das mais clássicas e importantes corridas do endurance foi diretamente afetada pela pandemia. A prova realizada no circuito de Mount Panorama só vai voltar a ser realizada em 2022

 
Pôster do YouTube

Depois de inúmeros cancelamentos e adiamentos ao longo deste incomum e atípico 2020, a pandemia do novo coronavírus provocou sua primeira baixa no esporte a motor internacional na próxima temporada. As 12 Horas de Bathurst, prova que tradicionalmente abre a temporada do Intercontinental GT Challenge, uma das principais competições de endurance do calendário, não vai acontecer na próxima temporada. Tudo por conta das restrições de acesso à fronteira da Austrália em razão da pandeia do Covid-19.

A prova, que seria realizada no fim de semana entre os das 5 e 7 de fevereiro, só deve voltar a ser realizada na próxima temporada, afirma Sean Seamer, CEO da Supercars, empresa que promove e organiza o evento na Austrália.

As 12 Horas de Bathurst só vão ser disputadas em 2022 (Foto: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Esta é uma decisão difícil, mas tivemos de tomá-la. Desde que a Supercars começou a administrar o evento, ele cresceu e se tornou uma das maiores provas de endurance em caráter global. Com a expectativa de que as fronteiras da Austrália permaneçam fechadas, sentimos que é do melhor interesse dos competidores, fãs, patrocinadores e responsáveis pela cobertura tomar a decisão agora sobre o evento do ano que vem”, declarou o dirigente.

“Estamos absolutamente comprometidos em ter o retorno do evento ao calendário do esporte a motor australiano em 2022”, complementou.

Stéphane Ratel, chefe da SRO Motorsports Group, responsável pelo Intercontinental GT Challenge, disse que a mudança do calendário vai fazer com que a abertura da próxima temporada aconteça apenas do meio para o fim do ano com a previsão da disputa das 24 Horas de Spa-Francorchamps. Neste ano, a corrida na Bélgica vai ser disputada neste próximo fim de semana.

“As 12 Horas de Bathurst são uma das grandes corridas de endurance do mundo e um destaque indiscutível do calendário global do SRO Motorsports Group. Mas também entendemos e respeitamos as restrições de viagens internacionais da Austrália, que tornam impossível a organização da etapa de abertura em fevereiro”, explicou.

“O campeonato de 2021 vai começar agora no fim do ano com as 24 Horas de Spa. Mount Panorama continua sendo a abertura espiritual da temporada, e sei que falo por todos da SRO, bem como por nossos fornecedores, quando digo que não podemos esperar para voltar em 2022”, acrescentou o dirigente.

As 12 Horas de Bathurst em 2020 contaram com a presença de vários pilotos brasileiros, com destaque para Felipe Fraga, Augusto Farfus e João Paulo de Oliveira.