7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Endurance

Penske adianta entrada no WEC em um ano para temporada 2022 e já chama Nasr

Felipe Nasr será piloto da Penske na classe LMP2 da temporada 2022 do WEC, antes de equipe entrar nos Hipercarros ano que vem. Peugeot e Glickenhaus estreiam na classe principal

Felipe Nasr foi contratado pela aliança entre Porsche e Penske e vai disputar o WEC em 2022 (Foto: Porsche AG)

Felipe Nasr foi contratado pela aliança entre Porsche e Penske e vai disputar o WEC em 2022 (Foto: Porsche AG)

 
AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

A Penske vai fazer sua entrada no Mundial de Endurance da FIA, o WEC, a partir de 2022. A intenção da equipe é participar da disputa entre os Hipercarros em 2023 — em parceria com a Porsche — e como forma de preparação para a nova etapa, a equipe decidiu participar da classe LMP2 este ano com apenas um carro, o ORECA 07-Gibson #5. No ano passado, rumores de que o time participaria da edição de 2022 começaram a pipocar após o carro ser visto em testes em Indianápolis.

Os pilotos responsáveis pelo carro #5 da Penske serão o brasileiro Felipe Nasr, campeão do IMSA em 2021, o americano Dane Cameron, que também assegurou o título em 2016 e 2019 — este último pela própria Penske —, além do veterano francês Emmanuel Collard, que correu pela última vez na classe LMP2 em 2017.

Além disso, o grid da classe LMP2 será o maior da história do WEC. De acordo com o evento, serão 15 carros na disputa em 2022, quatro a mais do que no ano passado. A Penske não será a única nova equipe na temporada, já que Prema, Vector e Ultimate também têm estreias confirmadas para 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Porsche desenvolve, junto com a Penske, o novo protótipo LMDh para 2023 (Foto: Porsche AG)

Alguns pilotos de renome, inclusive com passagens pela Fórmula 1, estarão na LMP2 este ano: além do já citado Nasr, outros nomes incluem Robert Kubica — que vai integrar a equipe da Prema junto a Louis Delétraz e Lorenzo Colombo —, Esteban Gutiérrez e Sébastien Bourdais. O português António Félix da Costa, que vai disputar mais uma temporada da Fórmula E em 2022 pela DS Techeetah, também tem presença confirmada.

Na classe principal do WEC, a dos Hipercarros, a dominante campeã Toyota terá uma nova companhia no grid em 2022. A Peugeot vai entrar com dois modelos 9×8 Híbridos na tentativa de competir com a fabricante japonesa pelo título da categoria, vencido sem sustos em 2021 — a equipe triunfou em todas as corridas, três com o carro #8 e outras três com o #7.

Por falar na Toyota, o trio campeão de 2021 no carro #7 — formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López — está confirmado na disputa deste ano nos Hipercarros. Já no #8, apenas uma alteração: sai Kazuki Nakajima, entra Ryo Hirakawa. Sébastien Buemi e Brendon Hartley, no entanto, permanecem na equipe por mais um ano.

O trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López venceu a classe de Hipercarros no WEC 2021 (Foto: AFP)

“Não há jeito melhor de celebrar o décimo aniversário do WEC do que com um recorde de carros no grid”, comemorou o CEO do Mundial de Endurance, o francês Frédéric Lequien. “Não apenas temos um grid forte e variado nos Hipercarros e na LMGE-Pro, mas também vemos números recordes na LMP2 e na LMGTE-Am, a prova definitiva do crescimento de nosso campeonato. O futuro do WEC parece brilhante e estamos ansiosos para ver todos em Sebring para o início do que promete ser outra temporada memorável”, completou.

Único brasileiro confirmado até o momento na disputa além de Nasr, André Negrão vai continuar sua participação na classe dos Hipercarros. Ainda sem os companheiros de equipe definidos, o piloto tupiniquim vai pilotar a Alpine A480 Gibson em 2022.