Por irregularidade em reabastecimento, trio de Fraga perde vitória na GTE Am em Le Mans

A vitória de Felipe Fraga ao lado de Ben Keating e Jeroen Bleekemolen caiu perante uma punição. Investigação concluiu que o carro #85 não cumpriu o tempo mínimo de reabastecimento, deixando o triunfo com o Porsche #56

Uma das três vitórias brasileiras nas 24 Horas de Le Mans do último fim de semana caiu por terra. O Ford GT #85 de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Felipe Fraga foi punido nesta segunda-feira (17) por não cumprir com normas de reabastecimento. Dessa forma, o trio é desclassificado, deixando o triunfo com o Porsche #56 de Jorg Bergmeister/Egidio Perfetti/Patrick Lindsey.
O Ford #85 da Keating, desclassificado (Foto: Michelin)

De acordo com a organização da prova, o carro #85 “não cumpriu o tempo mínimo de reabastecimento completo”. Não há detalhes sobre exatamente o quê houve de errado com o carro, mas o comunicado afirma que “FIA e ACO checaram o sistema de reabastecimento do competidor e mediram o tempo de reabastecimento”. A punição inicial foi de exatos 55s2, significando derrota ao #56 e segundo lugar na classe. Pouco depois, um novo comunicado determinou desclassificação do #85.

 
2019 é o segundo ano seguido com troca de vencedor por problemas de reabastecimento. Em 2018, o #26 da G-Drive perdeu o triunfo na LMP2 por usar equipamento ilegalmente modificado no sistema de reabastecimento. Curiosamente, o beneficiado na ocasião foi o trio de um brasileiro – André Negrão levou  a primeira de duas vitórias em Le Mans com Pierre Thiriet e Nicholas Lapierre.
 
Os resultados das outras classes, ao menos por enquanto, se sustentam. O Toyota #8 de Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso triunfou na LMP1, enquanto o #36 da Alpine repetiu a dose com Lapierre/Negrão/Thiriet. Na GTE Pro, quem brilhou foi a Ferrari AF Corse #51 de James Calado/Alessandro Pier Guidi/Daniel Serra.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar