Por irregularidade em reabastecimento, trio de Fraga perde vitória na GTE Am em Le Mans

A vitória de Felipe Fraga ao lado de Ben Keating e Jeroen Bleekemolen caiu perante uma punição. Investigação concluiu que o carro #85 não cumpriu o tempo mínimo de reabastecimento, deixando o triunfo com o Porsche #56

Uma das três vitórias brasileiras nas 24 Horas de Le Mans do último fim de semana caiu por terra. O Ford GT #85 de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Felipe Fraga foi punido nesta segunda-feira (17) por não cumprir com normas de reabastecimento. Dessa forma, o trio é desclassificado, deixando o triunfo com o Porsche #56 de Jorg Bergmeister/Egidio Perfetti/Patrick Lindsey.
O Ford #85 da Keating, desclassificado (Foto: Michelin)

De acordo com a organização da prova, o carro #85 “não cumpriu o tempo mínimo de reabastecimento completo”. Não há detalhes sobre exatamente o quê houve de errado com o carro, mas o comunicado afirma que “FIA e ACO checaram o sistema de reabastecimento do competidor e mediram o tempo de reabastecimento”. A punição inicial foi de exatos 55s2, significando derrota ao #56 e segundo lugar na classe. Pouco depois, um novo comunicado determinou desclassificação do #85.

 
2019 é o segundo ano seguido com troca de vencedor por problemas de reabastecimento. Em 2018, o #26 da G-Drive perdeu o triunfo na LMP2 por usar equipamento ilegalmente modificado no sistema de reabastecimento. Curiosamente, o beneficiado na ocasião foi o trio de um brasileiro – André Negrão levou  a primeira de duas vitórias em Le Mans com Pierre Thiriet e Nicholas Lapierre.
 
Os resultados das outras classes, ao menos por enquanto, se sustentam. O Toyota #8 de Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso triunfou na LMP1, enquanto o #36 da Alpine repetiu a dose com Lapierre/Negrão/Thiriet. Na GTE Pro, quem brilhou foi a Ferrari AF Corse #51 de James Calado/Alessandro Pier Guidi/Daniel Serra.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.