Porsche comanda classificação em Spa e coloca trio de Webber na pole. Na estreia no WEC, Hülkenberg é 2º
A Porsche determinou o ritmo em Spa-Francorchamps nesta sexta-feira (1). E botou seus três protótipos no top-3 do grid belga para a corrida de seis horas do WEC, a segunda da temporada 2015. Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley vão puxar o pelotão da marca alemã neste sábado (1). O brasileiro Lucas Di Grassi, com o Audi da LMP1, ficou com a quinta posição
A Porsche confirmou a grande performance que vem apresentando em Spa-Francorchamps e, nesta sexta-feira (1), garantiu a posição de honra do grid para a corrida de seis horas na mais famosa pista belga, que recebe no fim de semana a segunda etapa do Mundial de Endurance em 2015. Mas só a pole não bastava para a marca alemã. A charmosa equipe ainda colocou seus os outros dois protótipos na segunda e na terceira colocações, esnobando a concorrência.
A sessão, ao contrário dos primeiros treinos livres, foi realizada com pista seca. E o tempo mais rápido registrado na classificação da classe LMP1 foi do trio formado por Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, que divide o 919 Hybrid #17. A trinca obteve as duas voltas mais rápidas na atividade decisiva e, com 1min54s767, assegurou a pole-position.
Relacionadas
A segunda colocação no grid ficou com os colegas do Porsche #19, que é pilotado por Nico Hülkenberg, piloto da Force India na F1 e que estreia no WEC, Earl Bamber e Nick Tandy. O desempenho do trio se converteu no tempo de 1min55s025 — a média dos giros mais velozes no treino. A marca foi ainda 0s258 pior que a dos ponteiros. Pouco mais de meio segundo acima, Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb asseguraram o terceiro posto, com média em 1min55s284.
O Audi melhor classificado para o grid em Spa foi o #7. Marcel Fassler, André Loetter e Benoît Tréluyer, que lideraram a terceira sessão livre, cravaram 1min55s540. 1s7 atrás dos poles, foi a marca alcançada pelo outro modelo da equipe das quatro argolas. O trio Lucas Di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis se recuperaram depois do acidente de quinta-feira e terminaram o treino com a quinta posição.
Na LMP2, o mais rápido foi o trio do Ligier JS Nissan #26 formado por Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird. E o registro que os colocou na frente veio em 2min07s761. Na classificação completa, a equipe sai em décimo.
Na mesma classe, o paulista Pipo Derani, que compartilha o também Ligier JS Nissan #28 com Gustavo Yacamán e Ricardo Gonzalez, vai sair da 13ª colocação no geral.
O brasileiro Fernando Rees, que divide o Aston Martin Vantage #99 com Alex MacDowall e Richie Stanaway, cravou o melhor tempo da classe GTE Pro no treino oficial, com a marca de 2min16s840 – a média das duas voltas rápidas também. Já na GTE Am, a Aston Martin também foi a mais veloz, com Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.
A largada para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, está marcada para as 9h30 (de Brasília), neste sábado (2).
1 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:54.767 | ||
2 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NLZ ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:55.025 | +0.258 | |
3 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:55.284 | +0.517 | |
4 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:55.540 | +0.773 | |
5 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:56.541 | +1.774 | |
6 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:57.487 | +2.720 | |
7 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:57.929 | +3.162 | |
8 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POT ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:58.000 | +3.233 | |
9 | 4 |
SIMON TRUMMER VITANTONIO LIUZZI CHRISTIAN KLIEN |
SUI ITA AUT |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 ERA |
2:07.286 | +12.519 | |
10 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
2:07.761 | +12.994 | |
11 | 47 |
NICOLAS LAPIERRE RICHARD BRADLEY MATT HOWSON |
FRA ING ING |
P2 |
KCMG Oreca 05 Nissan |
2:07.970 | +13.203 | |
12 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
MORGAN EVO Sard |
2:08.055 | +13.288 | |
13 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
2:08.258 | +13.491 | |
14 | 38 |
SIMON DOLAN MITCHEL EVANS HARRY TINCKNELL |
ING ING ING |
P2 |
GIBSON 015S Nissan |
2:08.329 | +13.562 | |
15 | 36 |
PAUL-LOUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
2:08.901 | +14.134 | |
16 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD |
2:09.989 | +15.222 | |
17 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Dome S103 Nissan |
2:11.655 | +16.888 | |
18 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNER VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD |
2:16.721 | +21.954 | |
19 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:16.840 | +22.073 | |
20 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:16.910 | +22.143 | |
21 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:17.231 | +22.464 | |
22 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN JONATHAN ADAM |
DIN DIN ESC |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:17.526 | +22.759 | |
23 | 91 |
SVEN MÜLLER KÉVIN ESTRE |
ALE FRA |
GTE PRO |
PORSCHE Porsche 911 RSR |
2:17.757 | +22.990 | |
24 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI RICHARD LIETZ |
FRA AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
2:18.038 | +23.271 | |
25 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
2:18.487 | +23.720 | |
26 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:19.578 | +24.811 | |
27 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
2:20.694 | +25.927 | |
28 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
2:21.432 | +26.665 | |
29 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
FERRARI Ferrari F458 Italia |
2:21.893 | +27.126 | |
30 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:21.958 | +27.191 | |
31 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
2:22.909 | +28.142 | |
32 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
2:23.303 | +28.536 | |
33 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:24.519 | +29.752 | |
34 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:37.428 | +42.661 | |
Há exatos 21 anos, o acidente fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, chocava o Brasil e o mundo do esporte. O tricampeão do mundo, à época defendendo a Williams #2, morreu no auge quando buscava quebrar os recordes do pentacampeão Juan Manuel Fangio, o então maior dono de títulos da história da F1. Mais de duas décadas depois do momento que marcou — e mudou — a categoria, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, falou sobre o tema e relembrou seu carinho e, principalmente, dos fãs do esporte em relação ao piloto brasileiro
A temporada de 2014 foi marcante para a carreira de Rob Smedley. Engenheiro de corrida de Felipe Massa durante boa parte da sua trajetória por Maranello, o britânico foi convidado pela Williams para trabalhar ao lado de Pat Symonds no desenvolvimento do desempenho do time. O engenheiro assumiu o posto de diretor de performance durante o GP do Bahrein. Um ano depois, Smedley fez um balanço positivo do seu trabalho em Grove, destacou o sentimento mais otimista por parte do grupo e assegurou que a meta para 2015 é reposicionar a Williams à frente da Ferrari, hoje segunda força da F1, só atrás da Mercedes