Sem anunciar pilotos, Audi apresenta novo R18 e-tron quattro e confirma três carros nas 24h de Le Mans

A Audi contará com três protótipos nas 24 Horas de Le Mans de 2014, mas não confirmou quem serão os pilotos de cada carro. Montadora destacou a introdução de faróis de laser

Em evento realizado na noite de quarta-feira (18) em Ingolstadt, na Alemanha, a Audi fez a apresentação oficial do novo protótipo R18 e-tron quattro, com o qual disputará a temporada 2014 do Mundial de Endurance. Além das mudanças forçadas pelo novo regulamento técnico da LMP1, a principal novidade tecnológica revelada pela montadora foi a introdução de faróis de laser, complementando as luzes de LED usadas na primeira versão do carro.

Essa é uma das “muitas novidades”, de acordo com o diretor-esportivo Wolfgang Ullrich. O objetivo é permitir uma iluminação mais homogênea da pista para provas noturnas. A marca se recusou, contudo, a revelar que outras inovações foram criadas para o novo e-tron.

A nova LMP1 obrigou a Audi a deixar seu protótipo mais estreito e levou os engenheiros a desenvolverem um carro com dois motores elétricos – o segundo motor híbrido aproveitará a energia dos escapamentos para gerar energia.

Audi apresenta novo R18 e-tron quattro (Foto: Audi)

Membro do conselho da companhia, Luca de Meo ressaltou que a filosofia da marca é “vencemos no domingo, vendemos na segunda” e a importância das 24 Horas de Le Mans. “Todo dia tem 24 horas, mas há 24 horas especiais. Espírito de equipe é importante no endurance, então estamos todos juntos como vencedores de Le Mans e campeões do WEC. Queremos defender o número 1 contra Porsche e Toyota”, declarou.

A Audi frustrou as expectativas de todos, porém, ao não revelar a escalação de seus pilotos para o campeonato do ano que vem – em especial, o nome do substituto do escocês Allan McNish, que decidiu se aposentar.

Ullrich admitiu ter recebido com surpresa a notícia da aposentadoria de McNish. “Depois de Dindo, no ano passado, não esperava me despedir de outro grande piloto. Foi uma surpresa para mim. Não estou feliz por mudar tudo agora, mas o mais importante é que você [Allan] continue com a Audi”, falou.

“Allan sempre deu 100% de si, é muito divertido e uma pessoa perfeita para representar a Audi”, acrescentou o chefe. “Momento perfeito para parar.”

O brasileiro Lucas Di Grassi é o favorito para ocupar o posto. Oliver Jarvis e Marc Gené são outras opções dentre as que fizeram parte do programa de endurance da montadora em 2013.

Três R18 e-tron quattro andarão em Le Mans (Foto: Audi)

O que já se sabe é que três protótipos disputarão a vitória da classe LMP1 na edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans, em 14 e 15 de junho. Em todas as outras rodadas do WEC, apenas dois carros entrarão na pista.

Foi confirmada, também, a mudança da divisão esportiva para uma nova fábrica, em Neuburg, no verão de 2014. A cidade fica a cerca 20 km de Ingolstadt, onde a sede da montadora permanecerá. “É um passo muito importante para garantir que a Audi mantenha sua capacidade de ter sucesso no automobilismo do mais alto nível mas, obviamente, coloca um peso a mais em nossa esquadra”, disse Ullrich.

ROCKENFELLER CONFIRMADO NO DTM

A Audi anunciou que uma nova versão do RS 5 será utilizada no campeonato de 2014 do DTM e confirmou que o campeão Mike Rockenfeller segue como um dos oito pilotos. Os nomes dos outros pilotos e a distribuição entre as três equipes – Abt, Phoenix e Rosberg – ainda não foram definidas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.