Toyota #8 vence 24 Horas de Le Mans pela terceira vez seguida. Senna é 2º
Toyota #7 tinha ritmo melhor e vinha para a vitória até problema no turbocompressor. O irmão #8 assumiu a liderança e não perdeu mais. Daniel Serra subiu no pódio na GTE-Pro
O Toyota #8 é tricampeão das 24 Horas de Le Mans. O protótipo guiado por Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Brendon Hartley cruzou a linha de chegada com vantagem de seis voltas para o segundo colocado, o Rebellion #1 de Bruno Senna, Gustavo Menezes e Norman Nato.
Senna, que foi ao pódio em Le Mans pela primeira vez, igualou José Carlos Pace (1973), Raul Boesel (1991) Lucas di Grassi (2014) com o melhor resultado de um piloto brasileiro na icônica prova.
Relacionadas
O favoritismo na disputa em La Sarthe era para o Toyota #7, de Kamui Kobayashi, Jose Maria López e Mike Conway. Eles lideraram os treinos livres e anotaram a pole-position. As primeiras horas marcaram uma batalha estratégica entre os carros irmãos, com vantagem para o #7, mas a situação mudou no início da segunda metade da corrida.
Com problema no turbocompressor, o carro, que era ocupado por Kobayashi, precisou recolher para a garagem, perdendo muitas voltas e entregando o primeiro lugar de bandeja para o #8, que não perdeu mais a liderança nas 12 horas finais.
Após cair para o quarto lugar, o Toyota #7 ainda salvou um pódio na hora final da prova. O Rebellion #3, de Louis Delétraz, Romain Dumas e Nathanaêl Berthon perdeu vários minutos nos boxes após o suíço Delétraz atingir a barreira de pneus.
O quinto e último carro da LMP1, o ByKolles #4 de Tom Dillmann, Bruno Spengler e Oliver Webb acabou abandonando.
United Autosports #22 confirma favoritismo e vence na LMP2
O United Autosports #22 de Filipe Albuquerque, Philip Hanson e Paul di Resta confirmou o favoritismo na LMP2, mas com drama. O carro precisou de um pit-stop nas voltas finais e chegou a ser ameaçado pelo Jota #37 de António Félix da Costa, Anthony Davidson e Roberto González, mas conseguiu se segurar na primeira posição para temrinar com a vitória.
Dois fortes concorrentes acabaram eliminados no meio da prova. O #32 da United Autosport, que liderou em diversos momentos, precisou recolher por conta de um vazamento de óleo, enquanto o #37 da Jackie Chan DC Racing sofreu uma desclassificação bizarra. O carro parou na pista com problemas e o piloto Gabriel Aubry fez uma ligação com um telefone celular para a garagem da equipe, que trouxe uma peça e consertou o carro na pista, o que é proibido pelo regulamento.
O Panis Racing #31 de Julien Canal, Nico Jamin e Matthieu Vaxivière completou o pódio.
André Negrão, com o Alpine #36 ao lado de Pierre Ragues e Thomas Laurent fechou em quarto. O carro sofreu com um problema logo na volta inicial e fez um intenso trabalho de recuperação para ficar próximo do pódio.
Aston Martin vence batalha com AF Corse e vence na GTE-Pro
Na disputa da GTE-Pro, a vitória ficou nas mãos do Aston Martin #97, de Alex Lynn, Harry Tincknell e Maxime Martin. A briga pela vitória foi contra o #51 da AF Corse, guiado por James Calado, Alessandro Pier Guidi e o brasileiro Daniel Serra.
O time inglês conseguiu criar uma boa vantagem até um problema para a Ferrari, que precisou trocar freios e acabou perdendo uma volta. Com esforço, o #51 salvou a segunda posição. O pódio foi completado pela Aston Martin #95, de Marco Sorensen, Nicki Thiim e Richard Westbrook.
Problema na suspensão acaba com chances de Farfus na GTE-Am
O Aston Martin #98, guiado pelo brasileiro Augusto Farfus, Paul Dalla Lana e Ross Gunn se consolidou como candidato a vencer a corrida, com uma boa liderança na margem das 16 horas, mas um problema de suspensão fez o time perder indesejados minutos nos boxes, terminando apenas em oitavo.
Quem se deu bem com a situação foi o TF Sport #90, de Jonathan Adam, Charlie Eastwood e Salih Yoluç. O Dempsey-Proton #77, de Matteo Cressoni, Rino Mastronardi e Andrea Piccini foi segundo, com o Team Project 1 #56 de Matteo Cairoli, Egidio Perfetti e Larry ten Voorde no pódio.
Oswaldo Negri Jr. guiou o Luzich #61 junto de Côme Ledogar e Francesco Pivonaetti, terminando na sétima posição. Felipe Fraga, no Team Project #57 com Jeroen Bleekemolen e Ben Keating foi 14º, enquanto Marcos Gomes foi 17º no Hub Auto #72 com Tom Blomqvist e Morris Chen.
WEC 2020, 24 Horas de Le Mans, Final:
1 | 8 | SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA BRENDON HARTLEY | SUI JAP NZL | P1 | TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | 387 voltas |
2 | 1 | BRUNO SENNA NORMAN NATO GUSTAVO MENEZES | BRA FRA EUA | P1 | REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +5 voltas |
3 | 7 | MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ | GBR JAP ARG | P1 | TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | +6 voltas |
4 | 3 | ROMAIN DUMAS NATHANAËL BERTHON LOUIS DELÉTRAZ | FRA FRA SUI | P1 | REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | +6 voltas |
5 | 22 | PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA | GBR POR GBR | P2 | UNITED AUTOSPORTS ORECA 07 – Gibson | +17 voltas |
6 | 38 | ANTHONY DAVIDSON ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ROBERTO GONZÁLEZ | GBR POR MEX | P2 | JOTA ORECA 07 – Gibson | +17 voltas |
7 | 31 | NICOLAS JAMIN JULIEN CANAL MATTHIEU VAXIVIÈRE | FRA FRA FRA | P2 | PANIS RACING ORECA 07 – Gibson | +19 voltas |
8 | 36 | ANDRÉ NEGRÃO PIERRE RAGUES THOMAS LAURENT | BRA FRA FRA | P2 | SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson | +20 voltas |
9 | 26 | ROMAN RUSINOV JEAN-ÉRIC VERGNE MIKKEL JENSEN | RUS FRA DIN | P2 | G-DRIVE RACING AURUS 01 – Gibson | +20 voltas |
10 | 28 | PAUL LAFARGUE PAUL-LOUP CHATIN RICHARD BRADLEY | FRA FRA GBR | P2 | IDEC RACING ORECA 07 – Gibson | +21 voltas |
11 | 42 | NICOLAS LAPIERRE ANTONIN BORGA ALEXANDRE CONGNY | FRA SUI SUI | P2 | COOL RACING ORECA 07 – Gibson | +22 voltas |
12 | 25 | JOHN FALB SIMON TRUMMER MATTHEW MCMURRY | EUA SUI EUA | P2 | ALGARVE PRO RACING ORECA 07 – Gibson | +22 voltas |
13 | 50 | TATIANA CALDERÓN SOPHIA FLÖRSCH BEITSKE VISSER | COL ALE HOL | P2 | RICHARD MILLE RACING ORECA 07 – Gibson | +23 voltas |
14 | 47 | ROBERTO LACORTE ANDREA BELICCHI GIORGIO SERNAGIOTTO | ITA ITA ITA | P2 | CETILAR RACING DALLARA P217 – Gibson | +24 voltas |
15 | 17 | DWIGHT MERRIMAN KYLE TILLEY JONATHAN KENNARD | EUA GBR GBR | P2 | IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson | +24 voltas |
16 | 27 | HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE | SUE GBR HOL | P2 | DRAGONSPEED USA ORECA 07 – Gibson | +26 voltas |
17 | 32 | WILL OWEN ALEX BRUNDLE JOB VAN UITERT | EUA GBR HOL | P2 | UNITED AUTOSPORTS ORECA 07 – Gibson | +28 voltas |
18 | 35 | NOBUYA YAMANAKA NICHOLAS FOSTER ROBERTO MERHI | JAP AUS ESP | P2 | EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 – Gibson | +36 voltas |
19 | 29 | FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE NYCK DE VRIES | HOL HOL HOL | P2 | RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson | +38 voltas |
20 | 97 | ALEX LYNN MAXIME MARTIN HARRY TINCKNELL | GBR GBR GBR | GTE-PRO | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +41 voltas |
21 | 51 | ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA | ITA GBR BRA | GTE-PRO | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +41 voltas |
22 | 95 | MARCO SØRENSEN NICKI THIIM RICHARD WESTBROOK | DIN DIN GBR | GTE-PRO | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | +44 voltas |
23 | 82 | OLIVIER PLA SÉBASTIEN BOURDAIS JULES GOUNON | FRA FRA FRA | GTE-PRO | RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE EVO | +48 voltas |
24 | 90 | SALIH YOLUC JONATHAN ADAM CHARLES EASTWOOD | TUR GBR GBR | GTE AM | TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE | +48 voltas |
25 | 77 | MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED RICCARDO PERA | AUS ALE ITA | GTE AM | DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +48 voltas |
26 | 83 | FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD NICKLAS NIELSEN | FRA FRA DIN | GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE | +48 voltas |
27 | 56 | EGIDIO PERFETTI LARRY TEM VOORDE MATTEO CAIROLI | NOR HOL ITA | GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | +48 voltas |
28 | 24 | GARRET GRIST ALEX KAPADIA ANTHONY WELLS | CAN GBR GBR | P2 | NIELSEN RACING ORECA 07 – Gibson | +49 voltas |
29 | 86 | MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ANDREW WATSON | GBR GBR GBR | GTE AM | GULF RACING PORSCHE 911 RSR | +50 voltas |
30 | 66 | RICHARD HEISTAND MAXWELL ROOT JAN MAGNUSSEN | EUA EUA DIN | GTE AM | JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE EVO | +52 voltas |
31 | 91 | RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI | AUT ITA FRA | GTE-PRO | PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +52 voltas |
32 | 61 | FRANCESCO PIOVANETTI OSWALDO NEGRI COME LEDOGAR | PUR BRA FRA | GTE AM | LUZICH RACING FERRARI 488 GTE EVO | +52 voltas |
33 | 98 | PAUL DALLA LANA ROSS GUNN AUGUSTO FARFUS | CAN GBR BRA | GTE AM | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE | +54 voltas |
34 | 85 | MANUELA GOSTNER RAHEL FREY MICHELLE GATTING | ITA SUI DIN | GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO | +55 voltas |
35 | 92 | MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR | DIN FRA BEL | GTE-PRO | PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | +56 voltas |
36 | 99 | VUTTIKHORN INTHRAPHUVASAK LUCAS LÉGERET JULIEN ANDLAUER | TAI SUI FRA | GTE AM | DEMPSEY-PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR | +56 voltas |
37 | 60 | CLAUDIO SCHIAVONI SERGIO PIANEZZOLA PAOLO RUBERTI | ITA ITA ITA | GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO | +56 voltas |
38 | 78 | HORST FELBERMAYR JR. MICHELE BERETTA MAX VAN SPLUNTEREN | AUT ITA HOL | GTE AM | PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | +57 voltas |
39 | 54 | THOMAS FLÖHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA | SUI ITA ITA | GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | +57 voltas |
40 | 57 | BEN KEATING FELIPE FRAGA JEROEN BLEEKEMOLEN | EUA BRA HOL | GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | +61 voltas |
41 | 34 | JAKUB SMIECHOWSKI RENÉ BINDER MATEVOS ISAAKYAN | POL AUT RUS | P2 | INTER EUROPOL COMPETITION LIGIER JSP217 – Gibson | +62 voltas |
42 | 62 | BONAMY GRIMES JOHNNY MOWLEM CHARLES HOLLINGS | GBR GBR GBR | GTE AM | RED RIVER SPORT FERRARI 488 GTE EVO | +62 voltas |
43 | 89 | STEVE BROOKS JULIEN PIGUET ANDREAS LASKARATOS | FRA FRA GRE | GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | +74 voltas |
44 | 39 | JAMES ALLEN VINCENT CAPILLAIRE CHARLES MILESI | AUS FRA FRA | P2 | GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson | NC |
45 | 71 | DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA | ITA GBR ESP | GTE-PRO | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | NC |
46 | 72 | MORRIS CHEN TOM BLOMQVIST MARCOS GOMES | TWN GBR BRA | GTE AM | HUB AUTO RACING FERRARI 488 GTE EVO | NC |
47 | 88 | THOMAS PREINING DOMINIQUE BASTIEN ADRIEN DE LEENER | AUT EUA BEL | GTE AM | DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | NC |
48 | 75 | RINO MASTRONARDI MATTEO CRESSONI ANDREA PICCINI | ITA ITA ITA | GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO | NC |
49 | 21 | JUAN PABLO MONTOYA THIMOTHÉ BURET MEMO ROJAS | COL FRA MEX | P2 | DRAGONSPEED USA ORECA 07 – Gibson | NC |
50 | 63 | COOPER MACNEIL TONI VILANDER JEFFREY SEGAL | EUA FIN EUA | GTE-PRO | WEATHERTECH RACING FERRARI 488 GTE EVO | NC |
51 | 70 | TAKESHI KIMURA VINCENT ABRIL KEI COZZOLINO | JAP FRA JAP | GTE AM | MR RACING FERRARI 488 GTE EVO | NC |
52 | 16 | RYAN CULLEN OLIVER JARVIS NICK TANDY | GBR GBR GBR | P2 | G-DRIVE RACING BY ALGARVE AURUS 01 – Gibson | NC |
53 | 30 | JONATHAN HIRSCHI KONSTANTIN TERESCHENKO TRISTAN GOMMENDY | FRA RUS FRA | P2 | DUQUEINE ENGINEERING ORECA 07 – Gibson | NC |
54 | 4 | TOM DILLMANN BRUNO SPENGLER OLIVER WEBB | FRA FRA GBR | P1 | BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Gibson | NC |
55 | 33 | KENTA YAMASHITA MARK PATTERSON ANDERS FJORDBACH | JAP EUA DIN | P2 | HIGH CLASS RACING ORECA 07 – Gibson | NC |
56 | 52 | CHRISTOPH ÜLRICH STEFFEN GÖRIG ALEXANDER WEST | SUI ALE SUE | GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | NC |
57 | 55 | DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MATTHEW GRIFFIN | GBR GBR IRL | GTE AM | SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE | NC |
58 | 11 | ADRIEN TAMBAY ERIK MARIS CHROSTOPHE D’ANSEMBOURG | FRA FRA BEL | P2 | EUROINTERNATIONAL LIGIER JSP217 – Gibson | NC |
59 | 37 | HO-PIN TUNG GABRIEL AUBRY WILL STEVENS | CHN FRA GBR | P2 | JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | DSQ |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!