Toyota comanda primeiro quarto das 24h de Le Mans, mas Porsche segue na briga. Senna e Serra lideram categorias
As seis primeiras horas da prova tiveram a Toyota como grande protagonista. O TS050 #7 guiado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Stéphane Sarrazin comandou os trabalhos, mas a Porsche segue na briga com o #1, enquanto o 919 Hybrid #2 teve problemas no conjunto híbrido e está fora da luta pela vitória. Os brasileiros mostraram bom desempenho, mas o carro de Rubens Barrichello apresentou problemas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
O primeiro quarto da edição 85 das 24 Horas de Le Mans teve a Toyota como protagonista. Pole-position graças ao recorde histórico de Kamui Kobayashi, o TS050 Hybrid #7, compartilhado também por Mike Conway e Stéphane Sarrazin, liderou toda a corrida até o momento na tarde deste sábado (17). Mas quem esperava um domínio dos japoneses também com o segundo carro, o #8, se enganou. A Porsche segue na briga com o 919 Hybrid #1, de André Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy, que colocaram o protótipo à frente do segundo Toyota, de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima. Mas o Porsche #2 teve problemas no sistema híbrido, ficou uma hora e cinco minutos nos boxes e perdeu 18 voltas para o líder, ficando sem qualquer chance de lograr um bom resultado.
Os brasileiros foram bem, muito bem nas primeiras seis horas de prova. Bruno Senna forma o conjunto que é líder da classe LMP2. Ao lado de Nicolas Prost e Julien Canal, o brasileiro guia o Oreca-Gibson #31 da Rebellion e está logo à frente do compatriota Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe, que pilota o #13 junto com Mathias Beche e Daniel Heinemeier Hansson.
Até o momento, foi uma prova sem grandes incidentes. As bandeiras amarelas, com as demarcações das 'slow zones', foram apenas localizadas. Não houve nenhum acidente mais sério ao longo da disputa que contou com tempo bom e muito calor. Não há previsão de chuva para as próximas horas, mas a expectativa é de muita emoção na sequência das 24h de Le Mans. A partir das 21h deste sábado (17), Rodrigo Mattar, comentarista dos canais Fox Sports e dono do blog A Mil Por Hora, comenta em tempo real parte da prova no GRANDE PRÊMIO. Siga tudo AO VIVO.
Saiba como foram as seis primeiras horas das 24h de Le Mans
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O primeiro incidente da corrida aconteceu com o americano de ascendência brasileira Gustavo Menezes, que ficou atolado na brita com o protótipo da Signatech e levou um bom tempo para sair de lá. Mais adiante, Buemi assumia a segunda colocação depois da primeira entrada da Porsche nos boxes e completava a dobradinha momentânea da Toyota, que também estava em quinto com Nicolás Lapierre. A Porsche tinha P3 e P4.
A Porsche teve muito, muito trabalho. Mas conseguiu colocar o #2 de volta à pista depois de 1h05 nos boxes. Com Brendon Hartley ao volante, o conjunto voltou com 19 voltas de atraso para o líder e em 56º, sendo o penúltimo na pista, e só seria mesmo possível completar a corrida, já que qualquer chance de um bom resultado já havia caído por terra. Kobayashi, por sua vez, fazia um stint mais curto com o Toyota líder da prova, com apenas 12 voltas antes de fazer uma nova parada. A equipe japonesa buscava, sobretudo, fugir do intenso tráfego.
Quem passava a ter problemas era a Toyota por conta de um problema na porta do TS050 #9. Yuji Kunimoto estava nos boxes para que a equipe pudesse fazer o reparo, mas os trabalhos levaram um pouco mais de tempo que o previsto. Lá na frente, André Lotterer, no seu stint com o Porsche #1, conseguia reduzir a vantagem para Stéphane Sarrazin, no Toyota líder da prova. E na LMP2, depois de mais uma parada de boxes e de outro stint, a Rebellion seguia na frente com o #31, que era guiado por Julien Canal, companheiro de equipe de Senna, enquanto o #13, de de Piquet, vinha em segundo na categoria.
E na reta Mulsanne, a Ferrari #82 da Risi Competizione, pilotada por Pierre Kaffer, era tocada pelo Oreca-Gibson da TDS Racing, guiado por Mathieu Maxivière, e batia de frente contra o guard-rail. Não houve grandes consequências para o piloto alemão, mas era o fim da prova para a tripulação. A direção de prova determinou a 'slow zone' no trecho para fazer os reparos no guard-rail pouco antes da chicane.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Durante a fase em que a prova contou com as 'slow zones', Rubens Barrichello teve uma má notícia: a Racing Team Nederland recolheu o carro para os boxes para averiguar um problema no Dallara P217. O principal objetivo da equipe era, no fim das contas, chegar ao fim da prova, já que a diferença de performance em relação aos protótipos de chassi Oreca era bastante considerável.
Por outro lado, Pipo Derani comemorava a boa jornada em Le Mans e, depois de mais um stint, falava à transmissão da emissora Eurosport. “Tem sido muito bom. Estamos sendo muito rápidos, está tudo muito apertado. É uma corrida muito longa, então tudo pode acontecer”. O Ford GT #67 de Derani, Harry Tincknell e Andy Priaulx aparecia em segundo na LMGTE-Pro.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, classificação após seis horas:
1 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI STÉPHANE SARRAZIN |
ING JAP FRA | P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid | 96 voltas | |
2 | 1 |
NEEL JANI ANDRÉ LOTTERER NICK TANDY |
SUI ALE ING | P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid | +27.745 | |
3 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA |
SUI ING JAP | P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid | +31.537 | |
4 | 9 |
NICOLAS LAPIERRE YUJI KUNIMOTO JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
FRA JAP ARG | P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid | +1 volta | |
5 | 31 |
NICOLAS PROST BRUNO SENNA JULIEN CANAL |
FRA BRA FRA | P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson | +5 voltas | |
6 | 13 |
NELSINHO PIQUET MATHIAS BECHE DAVID H. HANSSON |
BRA BRA DIN | P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson | +5 voltas | |
7 | 24 |
TOR GRAVES JONATHAN HIRSCHI JEAN-ÉRIC VERGNE |
TAI SUI FRA | P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson | +6 voltas | |
8 | 38 |
HO-PIN TUNG THOMAS LAURENT OLIVER JARVIS |
CHN FRA ING | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson | +6 voltas | |
9 | 37 |
DAVID CHENG ALEX BRUNDLE TRISTAN GOMMENDY |
CHN ING FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson | +6 voltas | |
10 | 35 |
NELSON PANCIATICI PIERRE RAGUES ANDRÉ NEGRÃO |
FRA FRA BRA | P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson | +6 voltas | |
11 | 25 |
ROBERTO GONZÁLEZ SIMON TRUMMER VITALY PETROV |
MEX SUI RUS | P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson | +6 voltas | |
12 | 40 |
JAMES ALLEN FRANCK MATÉLLI RICHARD BRADLEY |
AUS FRA ING | P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson | +6 voltas | |
13 | 32 |
WILLIAM OWEN HUGO DE SADELEER FILIPE ALBUQUERQUE |
EUA SUI POR | P2 |
UNITED AUTOSPORTS Ligier JS P217 Gibson | +6 voltas | |
14 | 27 |
MIKHAIL ALESHIN VIKTOR SHAYTAR SERGEY SIROTKIN |
RUS RUS RUS | P2 |
SMP RACING Dallara P217 Gibson | +7 voltas | |
15 | 21 |
HENDRIK HEDMAN BEN HANLEY FELIX ROSENQVIST |
SUE ING SUE | P2 |
DRAGONSPEED – 10 STAR Oreca 07 Gibson | +7 voltas | |
16 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÉRE |
FRA FRA FRA | P2 |
TDS RACING Oreca 07 Gibson | +7 voltas | |
17 | 47 |
ANDREA BELICCHI ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO |
ITA ITA ITA | P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE Dallara P217 Gibson | +8 voltas | |
18 | 34 |
NIGEL MOORE PHILLIP HANSON KARUN CHANDHOK |
ING ING IND | P2 |
TOCKWITH MOTORSPORTS Ligier JS P217 Gibson | +8 voltas | |
19 | 23 |
FABIEN BARTHEZ TIMOTHÉ BURET NATHANAËL BERTON |
FRA FRA FRA | P2 |
PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION Ligier JS P217 Gibson | +8 voltas | |
20 | 17 |
PATRICE LAFARGUE PAUL LAFARGUE DAVID ZOLLINGER |
FRA FRA FRA | P2 |
IDEC SPORT RACING Ligier JS P217 Gibson | +8 voltas | |
21 | 33 |
ERIK MARIS JACQUES NICOLET PIERRE NICOLET |
FRA FRA FRA | P2 |
EURASIA MOTORSPORT Ligier JS P217 Gibson | +9 voltas | |
22 | 39 |
ENZO GUIBBERT ÉRIC TROUILLET JAMES WINSLOW |
FRA FRA ING | P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson | +10 voltas | |
23 | 29 |
JAN LAMMERS RUBENS BARRICHELLO FRITS VAN EERD |
HOL BRA HOL | P2 |
RACING TEAM NEDERLAND Dallara P217 Gibson | +10 voltas | |
24 | 43 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN RICKY TAYLOR |
EUA HOL EUA | P2 |
KEATING MOTORSPORTS Riley Mk. 30 Gibson | +11 voltas | |
25 | 97 |
DARREN TURNER JONATHAN ADAM DANIEL SERRA |
ING ING BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE | +11 voltas | |
26 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL PIPO DERANI |
ING ING BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost | +12 voltas | |
27 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost | +12 voltas | |
28 | 51 |
JAMES CALADO ALESSANDRO PIER GUIDI MICHELE RUGOLO |
ING ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE | +12 voltas | |
29 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
ING EUA SUI |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R | +12 voltas | |
30 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R | +12 voltas | |
31 | 71 |
SAM BIRD DAVIDE RIGON MIGUEL MOLINA |
ING ITA ESP |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE | +12 voltas | |
32 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER TONY KANAAN |
EUA ALE BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost | +12 voltas | |
33 | 91 |
RICHARD LIETZ FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
AUT FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 | +12 voltas | |
34 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KÉVIN ESTRE DIRK WERNER |
DIN FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 | +12 voltas | |
35 | 69 |
RYAN BRISCOE SCOTT DIXON RICHARD WESTBROOK |
AUS NZL ING |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost | +12 voltas | |
36 | 95 |
NICKI THIIM MARCO SØRENSEN RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE | +12 voltas | |
37 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE | +13 voltas | |
38 | 84 |
ROBERT SMITH WILL STEVENS DRIES VANTHOOR |
ING ING BEL |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia GT2 | +13 voltas | |
39 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY ROB BELL |
TUR ING ING |
GTE AM |
TF SPORT Aston Martin Vantage GTE | +14 voltas | |
40 | 62 |
COOPER MacNEIL TOWNSEND BELL BILL SWEEDLER |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE | +14 voltas | |
41 | 77 |
CHRISTIAN RIED MARVIN DIENST MATTEO CAIROLI |
ALE ALE ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING Porsche 911 RSR 2016 | +14 voltas | |
42 | 55 |
DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MARCO CIOCI |
ING ING ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE | +14 voltas | |
43 | 61 |
MATTHEW GRIFFIN WENG SUN MOK KEITA SAWA |
IRL SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE | +14 voltas | |
44 | 65 |
CHRISTINA NIELSEN ALESSANDRO BALZAN BRET CURTIS |
DIN ITA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE | +14 voltas | |
45 | 99 |
ANDREW HOWARD ROSS GUNN OLIVER BRYANT |
ING ING ING |
GTE AM |
BEECHDEAN AMR Aston Martin Vantage GTE | +14 voltas | |
46 | 93 |
PATRICK LONG ABDULAZIZ AL FAISAL MIKE HEDLUND |
EUA SAU EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 | +15 voltas | |
47 | 36 |
ROMAIN DUMAS GUSTAVO MENEZES MATTHEW RAO |
FRA EUA ING | P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson | +15 voltas | |
48 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BEN BARKER NICK FOSTER |
ING ING AUS |
GTE AM |
GULF RACING UK Porsche 911 RSR 2016 | +15 voltas | |
49 | 83 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON ANDREA BERTOLINI |
EUA SUE ITA |
GTE AM |
DH RACING Ferrari 488 GTE | +15 voltas | |
50 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACI OLIVIER BERETTA |
SUI ITA MON |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE | +16 voltas | |
51 | 60 |
ÁLVARO PARENTE RICHARD WEE HIROKI KATOH |
POR SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE | +16 voltas | |
52 | 50 |
ROMAIN BRANDELA CHRISTIAN PHILLIPPON FERNANDO REES |
FRA FRA BRA |
GTE AM |
LARBRE COMPÉTITION Chevrolet Corvette C7.R | +16 voltas | |
53 | 45 |
MARK PATTERSON VINCENT CAPILLAIRE MATTHEW MCMURRY |
EUA FRA EUA | P2 |
ALGARVE PRO RACING Ligier JS P217 Gibson | +18 voltas | |
54 | 2 |
TIMO BERNHARD EARL BAMBER BRENDON HARTLEY |
ALE NZL NZL | P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid | +18 voltas | |
55 | 22 |
MEMO ROJAS RYŌ HIRAKAWA JOSÉ GUTIÉRREZ |
MEX JAP MEX | P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson | +19 voltas | |
56 | 82 |
GIANCARLO FISICHELLA TONI VILANDER PIERRE KAFFER |
ITA FIN ALE |
GTE PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE | +24 voltas | |
57 | 49 |
MIROSLAV KONÔPKA KONSTANTINS CALKO RIK BREUKERS |
ESL LET HOL | P2 |
ARC BRATISLAVA Ligier JS P217 Gibson | +26 voltas | |
58 | 26 |
ROMAN RUSINOV PIERRE THIRIET ALEX LYNN |
RUS FRA ING | P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson | Abandonou | |
59 | 88 |
STÉPHANE LÉMERET KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
BEL AUT EAU |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 | Abandonou | |
60 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER MARCO BONANOMI |
ING AUT ITA | P1 |
ByKOLLES Racing Enso CLM P1/01-NISSAN | Abandonou | |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }