Toyota esboça recuperação e lidera primeiro treino livre do Mundial de Endurance em Interlagos
Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson colocaram a Toyota na frente da Audi na abertura dos trabalhos do Mundial de Endurance na cidade de São Paulo
Acompanhe a cobertura das 6h de São Paulo no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens da sexta-feira do Mundial de Endurance em Interlagos |
Em busca da primeira vitória na temporada 2013 do Mundial de Endurance, a Toyota começou bem o fim de semana das 6 Horas de São Paulo: liderando o primeiro treino livre em Interlagos.
Relacionadas
Anthony Davidson e Stéphane Sarrazin, que também dividem o carro com Sébastien Buemi, trataram de colocar o protótipo TS-030 da montadora nipônica na frente da Audi no Autódromo José Carlos Pace. A vantagem para os alemães foi grande: 0s808.
A segunda posição ficou com o protótipo #1 da Audi, pilotado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer – foi o suíço Fässler quem registrou o melhor tempo do e-tron quattro. Fecharam o top-3 Tom Kristensen, Allan McNish e Löic Duval, no outro carro da montadora de Ingolstadt.
A liderança da LMP2 ficou nas mãos da equipe OAK, de Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle.
Na GTE Pro, a Aston Martin terminou na frente com Darren Turner e Stefan Mucke, em uma batalha apertada com o Porsche de Marc Lieb e Richard Lietz e a Ferrari de Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni. Por fim, na GTE Am, outra Aston Martin ficou na frente, a do trio dinamarquês de Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nicki Thiim – o carro que era de Allan Simonsen.
Os brasileiros não foram tão bem neste primeiro treino: Bruno Senna e terminou na última posição na classe GTE Pro, enquanto Fernando Rees foi o sétimo na GTE Am.
Confira como foi o primeiro treino livre do WEC em Interlagos:
Foi a Audi que pulou na frente nos minutos iniciais do primeiro treino livre do WEC em Interlagos. Quem colocou o protótipo #2 no topo da folha de tempos foi o dinamarquês Tom Kristensen. Primeiro, ele marcou 1min23s4, e logo depois abaixou esse tempo em 0s4.
A vantagem para a rapa era de mais de 1s, e só foi diminuir quando Anthony Davidson cravou 1min23s187 e assumiu a segunda colocação.
Nas demais classes, Olivier Pla se colocou em primeiro na LMP2 com o protótipo da OAK, Richard Lietz na GTE Pro com a Porsche e Christoffer Nygaard na GTE Am com o Aston Martin Vantage.
Depois que Kristensen completou uma volta em 1min23s056, o #2 da Audi permaneceu estagnado, enquanto a Toyota cresceu. Davidson logo pulou para a dianteira com 1min22s632.
Stéphane Sarrazin assumiu o TS-030 nos momentos finais e ignorou o feito do britânico, rompendo a barreira de 1min22s: 1min21s881.
Marcel Fässler foi quem comandou o #1 nos 30 minutos finais do TL1 e registrou o melhor tempo do trio campeão mundial. Com isso, ele, Lotterer e Tréluyer subiram para a segunda colocação, deixando para trás os líderes do campeonato.
Na LMP2, a mudança na liderança aconteceu na metade da sessão de 90 minutos: David Heinemeier-Hansson saltou para a dianteira, e não mais a largou.
Na GTE Pro, Lietz e Lieb continuaram na frente até os minutos finais. Foi então que Stefan Mucke botou a Aston Martin na ponta. Na GTE Am, nada de mudanças, e o trio de dinamarqueses da fabricante inglesa ficou com a primeira posição até a bandeira quadriculada baixar em São Paulo.
O segundo treino livre para as 6 Horas de São Paulo terá início às 15h40 (de Brasília) desta sexta-feira.
Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, Interlagos, primeiro treino livre:
1 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 2 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
1:21.881 | ||
2 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE TCH FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:22.689 | +0.808 | |
3 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:23.056 | +1.175 | |
4 |
Nicolas PROST Mathias BECHE Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 4 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
1:25.479 | +3.598 | |
5 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 1 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
1:28.136 | +6.255 | |
6 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
1:28.260 | +6.379 | |
7 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 3 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
1:28.367 | +6.486 | |
8 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 4 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
1:28.935 | +7.054 | |
9 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 5 |
Lotus Lotus T128 |
1:29.032 | +7.151 | |
10 |
Christian ZUGEL Gunnar JEANNETTE Bjorn WIRDHEIM |
ALE EUA SUE |
LMP2 6 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
1:29.142 | +7.261 | |
11 |
Tor GRAVES Robbie KERR James WALKER |
ING ING ING |
LMP2 7 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
1:29.167 | +7.286 | |
12 |
Kevin WEEDA Christophe BOUCHUT James ROSSITER |
EUA FRA ING |
LMP2 8 |
Lotus Lotus T128 |
1:29.451 | +7.570 | |
13 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 9 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
1:33.079 | +11.198 | |
14 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE |
ING ALE |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
1:33.648 | +11.767 | |
15 |
Marc LIEB Richard LIETZ |
ALE AUT |
GTE Pro 2 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
1:34.160 | +12.279 | |
16 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELLA |
ITA ITA |
GTE Pro 3 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
1:34.298 | +12.417 | |
17 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER |
JAP FIN |
GTE Pro 4 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
1:34.348 | +12.467 | |
18 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET |
ALE FRA |
GTE Pro 5 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
1:34.398 | +12.517 | |
19 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Richie STANAWAY |
CAN POR NZL |
GTE Pro 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
1:34.521 | +12.640 | |
20 |
Bruno SENNA Rob BELL |
BRA ING |
GTE Pro 7 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
1:34.750 | +12.869 | |
21 |
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN Nicki THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE Am 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
1:35.287 | +13.406 | |
22 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Davide RIGON |
VEN POR ITA |
GTE Am 2 |
8Star Ferrari F458 Italia |
1:35.246 | +13.365 | |
23 |
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ING ING |
GTE Am 3 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
1:35.554 | +13.673 | |
24 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 4 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
1:35.614 | +13.733 | |
25 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 5 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
1:35.710 | +13.829 | |
26 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 6 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
1:35.773 | +13.892 | |
27 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Fernando REES |
FRA FRA BRA |
GTE Am 7 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
1:35.823 | +13.942 | |
28 |
Raymond NARAC Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA FRA |
GTE Am 8 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
1:36.334 | +14.453 | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do Mundial de Endurance, com os repórteres Gabriel Carvalho e Renan do Couto e os fotógrafos Felipe Tesser e Rodrigo Berton. Acompanhe todo o noticiário aqui.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.