Toyota supera início forte da Porsche, vence 6H de Fuji e conquista título do WEC 2023
A Toyota levou um susto no início e viu a Porsche disparar na liderança em Fuji, mas foi reduzindo a desvantagem pouco a pouco. No fim, colocou seus dois carros nas duas primeiras posições e conquistou mais um Mundial de Construtores no WEC
Foi mais difícil que o esperado, mas, pela 9ª vez em 10 edições, a Toyota venceu as 6 Horas de Fuji do WEC neste domingo (10). Depois de perder a liderança para a Porsche ainda no início da corrida, a equipe japonesa precisou dar a volta por cima e fazer um jogo de paciência para retomar a ponta, mas finalizou a etapa com um 1-2 que garantiu o título de Construtores da categoria. Depois de uma batalha interna no fim, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López cruzaram a linha de chegada em 1º lugar com o carro #7.
Laurens Vanthoor assumiu a ponta da corrida para a Porsche logo na largada, se valendo de um erro duplo das Toyota na curva 1, enquanto Miguel Molina aproveitou para tomar o 2º posto para a Ferrari. A situação não parecia fácil, já que o carro #7 caiu para o terceiro lugar e o #8 teve destino ainda pior, em sexto.
Relacionadas
A Porsche passou a abrir vantagem após a saída do safety-car, na volta 4. Enquanto isso, Conway tentou atacar Molina pela 2ª posição, mas errou e ainda perdeu o 3º posto para a segunda Ferrari, àquela altura pilotada por James Calado.
A partir daí, a Toyota passou, aos poucos, a se encontrar na disputa. Ainda antes do fim do primeiro stint, os dois carros do time japonês deixaram as duas Ferrari para trás e assumiram 2º e 3º lugares, apenas atrás da Porsche #6. O ritmo passou a subir e, na marca de 4 horas de corrida, López encostou na traseira de Kevin Estre, que liderava sem maiores problemas.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
No entanto, o argentino errou em uma das freadas, e a Toyota optou por inverter seus carros para tentar buscar a Porsche. Com Ryo Hirakawa na 2ª posição, a diferença para o líder foi rapidamente cortada e o time japonês enfim assumiu a liderança da corrida. Na janela de paradas, o carro #7 também levou vantagem e tomou a 2ª colocação.
Com os dois carros nos dois primeiros lugares, Kamui Kobayashi passou a imprimir um ritmo muito forte no carro #7 e, com 5 horas de prova, fez o movimento para deixar os companheiros de equipe para trás e tomar a ponta. A partir daí, o plano foi abrir vantagem, e o japonês cruzou a linha de chegada com 39s de vantagem para o #8.
No fim, o pódio foi formado pelas duas Toyota e a Porsche #6, enquanto as duas Ferrari terminaram em 4º e 5º lugares. António Félix da Costa, Will Stevens e Yifei Ye chegaram na 6ª colocação com a Porsche #38 , seguidos pelas duas Peugeot: o #94, de Loïc Duval, Gustavo Menezes e Stoffel Vandoorne, e o #93, comandado por Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Èric Vergne.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na LMP2, o trio da WRT, formado por Robert Kubica, Louis Delétraz e Rui Andrade, conseguiu uma recuperação importante após ser acertado por Josh Pierson no início da corrida e venceu a disputa em Fuji, garantindo o segundo triunfo da temporada e se aproximando do título da classe.
Freddie Lubin, Phil Hanson e Filipe Albuquerque chegaram na 2ª colocação com o carro #22 da United Autosports, enquanto Sean Gelael, Ferdinand Habsburg e Robin Frijns completaram o pódio com o 3º lugar.
Por fim, na LMGTE Am, Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr levaram a melhor, também precisando se recuperar de uma batida no início da prova — desta vez, cortesia de Ben Keating, que foi punido com um stop-and-go de 30s pelo incidente. Takeshi Kimura, Scott Huffaker e Ritomo Miyata — que substituiu o brasileiro Daniel Serra — chegaram na 2ª posição, enquanto o próprio Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg completaram o top-3 na classe.
A próxima — e última — etapa da temporada 2023 do WEC está programada para acontecer no dia 4 de Novembro, em Sakhir, com as 8 Horas do Bahrein.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.