|
As imagens do Mundial de Endurance em Silverstone |
As 6 Horas de Silverstone vão começar com dois protótipos da Toyota na primeira fila do grid de largada na Inglaterra, neste domingo (14). Os pilotos da montadora japonesa terminaram o treino classificatório realizado debaixo de chuva nesta manhã certos da pole-position, mas a FIA demorou mais de três horas para divulgar o resultado oficial da sessão por causa de um problema na cronometragem. Foi só então que Alexander Wurz e Nicolas Lapierre puderam comemorar sua quarta pole em sete corridas no Mundial de Endurance.
Em 2013, o formato da tomada de tempos mudou. A partir deste ano, dois pilotos de cada carro precisam completar duas voltas lançadas, e é a média dessas quatro passagens que estipula a ordem de largada. Com um sistema muito simples, só que não, a confusão não podia ser pequena diante de uma falha na cronometragem.
Depois de muitas somas e divisões por quatro, chegou-se à conclusão de que o Toyota #7 terminou com uma média de 1min48s021, uma vantagem de praticamente 2s para o Toyota #8, que foi conduzido por Anthony Davidson e Sébastien Buemi na tomada de tempos. Como a marca não liderou nenhum treino livre, dá para dizer que o resultado foi um tanto surpreendente. O sucesso dos japoneses foi determinado pela estratégia: os dois TS-030 entraram na pista com pneus intermediários e depois trocaram para os pneus slicks, ao passo que a Audi interpretou mal as condições do traçado e passou dos intermediários para os de chuva.
Assim, pela primeira vez na história do Mundial de Endurance, um protótipo construído em Ingolstadt não está na primeira fila do grid. O #2, de Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval abre a segunda fila e terá ao seu lado uma surpresa: o Rebellion #12 de Nick Heidfeld, Neel Jani e Nicolas Prost. O piloto alemão, ex-F1, foi quem garantiu à equipe, independente, a chance de largar à frente do outro protótipo da Audi, o #1, dos campeões mundiais André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler.
Wurz lamentou que a chuva tenha interferido tanto na estreia desse novo formato de definição do grid de largada, mas, é claro, vibrou com a conquista da pole. “Com a chuva no começo e a pista secando no fim, estava bem traiçoeiro. Assumi o carro com pneus slicks e a pista estava boa suficiente para eu marcar um bom tempo de volta. Então estamos muito felizes”, celebrou o austríaco. “É um ótimo começo para a temporada. Foi uma boa estratégia dos nossos engenheiros, pilotos e de toda a equipe. A corrida será complicada, mas é muito importante para nós fazer primeiro e segundo no grid”, complementou Lapierre.
Na LMP2, a pole-position foi meio brasileira. No Mundial de Endurance, o mais correto é dizer que foi inglesa, a nacionalidade da equipe, mas o piloto Antonio Pizzonia foi um dos responsáveis por colocar a Delta-ADR, time oficial da Nissan, na frente na segunda classe mais veloz do WEC. Pizzonia dividiu o protótipo com James Walker, outro que nunca disputou uma corrida com esse carro, e, juntos, os dois tiveram uma média de 1min55s148.
A vantagem de Pizzonia para os segundos colocados da LMP2 foi enorme, de 2s5. A quarta fila do grid de largada será completada pelo trio Olivier Pla, David Heinemeier-Hansson e Alex Brundle.
E a Aston Martin dominou a batalha dos carros de gran-turismo ao ficar com as poles tanto da GTE Pro quanto da GTE Am e marcar os três melhores tempos entre os GTs. Os mais rápidos foram Darren Turner e Stefan Mücke, companheiros de Bruno Senna. Portanto, o brasileiro estará na pole-position da GTE Pro neste domingo.
A segunda posição ficou com o carro de Paul Dalla Lana, Fred Makowiecki e Pedro Lamy. Na sequência veio o trio formado por Roald Goethe, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. A equipe Larbre, de Fernando Rees, foi a quarta colocada dentre os times da GTE Am.
WEC, 6 Horas de Silverstone, classificação, final:
1
|
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE |
AUT
FRA |
LMP1
1 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:48.021
|
|
|
|
|||||||
|
|||||||
2
|
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING
SUI FRA |
LMP1
2 |
Toyota
Toyota TS-030 híbrido |
1:49.995
|
+1.974
|
|
|
|||||||
|
|||||||
3
|
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN
ESC FRA |
LMP1
3 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:51.283
|
+3.262
|
|
|
|||||||
|
|||||||
4
|
Nicolas PROST
Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA
SUI ALE |
LMP1
4 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:52.124
|
+4.103
|
|
|
|||||||
|
|||||||
5
|
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE
TCH FRA |
LMP1
5 |
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
1:53.488
|
+5.467
|
|
|
|||||||
|
|||||||
6
|
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA
SUI CHN |
LMP1
6 |
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
1:53.835
|
+5.814
|
|
|
|||||||
|
|||||||
7
|
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING
BRA ING |
LMP2
1 |
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan |
1:55.148
|
+7.127
|
|
|
|||||||
|
|||||||
8
|
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA
DIN ING |
LMP2
2 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:57.629
|
+9.608
|
|
|
|||||||
|
|||||||
9
|
Roman RUSINOV
John MARTIN Mike CONWAY |
RUS
AUS ING |
LMP2
3 |
G-Drive
Oreca 03 Nissan |
1:57.697
|
+9.676
|
|
|
|||||||
|
|||||||
10
|
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL
MEX ING |
LMP2
4 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
1:58.729
|
+10.708
|
|
|
|||||||
|
|||||||
11
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING
ALE BRA |
GTE Pro
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:00.566
|
+12.545
|
|
|
|||||||
|
|||||||
12
|
Paul DALLA LANA
Frédéric MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN
FRA POR |
GTE Pro
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:00.772
|
+12.751
|
|
|
|||||||
|
|||||||
13
|
Roald GOETHE
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE
ING ING |
GTE Am
1 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:01.158
|
+13.137
|
|
|
|||||||
|
|||||||
14
|
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE
FRA ALE |
GTE Pro
3 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:01.308
|
+13.287
|
|
|
|||||||
|
|||||||
15
|
Marc LIEB
Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE
AUT FRA |
GTE Pro
4 |
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR |
2:01.452
|
+13.431
|
|
|
|||||||
|
|||||||
16
|
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA |
ITA
ITA |
GTE Pro
5 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:01.512
|
+13.491
|
|
|
|||||||
|
|||||||
17
|
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN
DIN DIN |
GTE Am
2 |
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
2:01.544
|
+13.523
|
|
|
|||||||
|
|||||||
18
|
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE
AUT TCH |
LMP2
5 |
Lotus
Lotus T128 |
2:01.555
|
+13.534
|
|
|
|||||||
|
|||||||
19
|
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER |
JAP
FIN |
GTE Pro
6 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:01.803
|
+13.782
|
|
|
|||||||
|
|||||||
20
|
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA
ITA FRA |
LMP2
6 |
Lotus
Lotus T128 |
2:02.144
|
+14.123
|
|
|
|||||||
|
|||||||
21
|
Jack GERBER
Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS
IRL ITA |
GTE Am
3 |
AF Corse
Ferrari F458 Italia |
2:02.396
|
+14.375
|
|
|
|||||||
|
|||||||
22
|
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG
FRA ALE |
LMP2
7 |
Pecom
Oreca 03 Nissan |
2:02.454
|
+14.433
|
|
|
|||||||
|
|||||||
23
|
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN
POR AUT |
GTE Am
4 |
8Star
Ferrari F458 Italia |
2:02.513
|
+14.492
|
|
|
|||||||
|
|||||||
24
|
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL Fernando REES |
FRA
FRA BRA |
GTE Am
5 |
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
2:02.862
|
+14.841
|
|
|
|||||||
|
|||||||
25
|
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH
ING CHN |
LMP2
8 |
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan |
2:02.991
|
+14.970
|
|
|
|||||||
|
|||||||
26
|
Raymond NARAC
Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA
FRA FRA |
GTE Am
6 |
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR |
2:04.176
|
+16.155
|
|
|
|||||||
|
|||||||
27
|
Chris DYSON
Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA
EUA ING |
LMP2
9 |
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
2:04.491
|
+16.470
|
|
|
|||||||
|
|||||||
28
|
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA
SUE ITA |
GTE Am
7 |
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia |
2:05.482
|
+17.461
|
|
|
|||||||
|
|||||||
29
|
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN |
FRA
FRA |
LMP2
10 |
OAK
Morgan LMP2 Nissan |
2:10.475
|
+22.454
|
|
|
|||||||
|
|||||||
30
|
Nick LEVENTIS
Danny WATTS Jonny KANE |
ING
ING ING |
LMP1
7 |
Strakka
HPD ARX-03c Honda |
|
|
|
|
|||||||
|
|||||||
31
|
Christian RIED
Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE
ITA ITA |
GTE Am
8 |
Proton
Porsche 911 GT3 RSR |
|
|
|
|
|||||||
|