Andretti anuncia planos para F2 e F3 e mira “dar chance justa” a pilotos americanos

Michael Andretti afirmou que os objetivos da equipe vão muito além da Fórmula 1, já que a Andretti também quer marcar presença nas principais categorias de acesso e no Mundial de Endurance (WEC)

Depois de inaugurar a moderna instalação em Silverstone Park para servir como centro das operações de automobilismo na Europa, Michael Andretti afirmou que os objetivos da equipe estão além do desejo de ingressar no grid da Fórmula 1. De acordo com o empresário, a meta é expandir as atividades para as principais categorias de acesso, como também proporcionar mais oportunidades aos jovens pilotos vindos dos Estados Unidos.

Em janeiro passado, a F1 divulgou o resultado do processo de avaliação feito pelo Liberty Media, detentor dos direitos comerciais da classe rainha, sobre a candidatura da Andretti, mas negou a entrada da equipe ao menos até 2027. Na visão dos times que compõem o atual grid, o ingresso da escuderia norte-americana só terá valor para o campeonato a partir de 2028, caso a GM, por meio da Cadillac, de fato concretize o plano de fabricar um motor próprio e se torne parceira da esquadra comandada por Michael.

“Nosso objetivo é ter uma equipe de Fórmula 3 e Fórmula 2 para ajudar a apoiar a equipe de F1 e, talvez, até mesmo uma equipe do WEC (Mundial de Endurance)”, disse o ex-piloto ao site britânico Autosport. “Portanto, queremos fazer deste local o nosso centro para as corridas europeias”, continuou.

Com o calendário atual, a F1 viaja para os Estados Unidos três vezes ao ano para realizar os GPs em Miami, Austin e Las Vegas, respectivamente. No entanto, há apenas um piloto do país entre os 20 do grid atual, que é Logan Sargeant, da Williams. Na tentativa de buscar novos talentos dentro do território norte-americano, Michael deixou claro que um dos objetivos é ajudá-los a chegarem mais longe no esporte a motor.

Unidade em Silverstone Park servirá de centro europeu para as operações no automobilismo (Foto: Andretti)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Há muitos planos interessantes nessa área. Não se trata apenas de pilotos americanos, mas será uma boa escada para pilotos americanos. Ainda estaremos procurando os melhores talentos do mundo. Mas isso dará a um piloto americano uma chance justa, porque, normalmente, quando um americano vem para cá, ele não é tratado da mesma forma”, lamentou o dono da Andretti.

“Aqui, na nossa equipe, ele será tratado de forma justa durante todo o processo e, além disso, para nós, poderemos realmente identificar seu talento, se ele é real ou não”, finalizou o filho de Mario Andretti, campeão mundial de F1 em 1978.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.