Honda admite surpresa com troca de conceito da Red Bull para RB20: “Inacreditável”

Koji Watanabe, presidente da Honda, contou que a montadora japonesa foi pega de surpresa ao saber que a Red Bull mudaria o conceito do carro após domínio de 2023

Mesmo após 21 vitórias em 22 corridas na temporada 2023 da Fórmula 1, a Red Bull decidiu fazer alterações severas no carro para a temporada 2024 e o novo RB20. A medida pegou bastante gente de surpresa, inclusive o pessoa da Honda, fornecedora de motores para o time dos energéticos.

Koji Watanabe, presidente da Honda, admitiu que a companhia ficou sem entender quando soube da decisão, mesmo após o domínio implacável do ano anterior. Além disso, contou que a Honda precisou correr para fazer as adaptações necessárias na unidade de força para que coubesse sem problemas no novo projeto do RB20.

“Para o carro da Red Bull desse ano, ficamos muito surpresos que eles mudaram tanto. Ano passado, venceram 21 de 22 corridas, mas ainda alteraram o conceito. É inacreditável” afirmou à revista inglesa Autosport.

“Fizeram vários pedidos de adaptação do nosso motor ao novo conceito deles para o RB20. Depois que vimos o RB20 na vida real, ficamos muito surpresos com todas as mudanças feitas”, admitiu.

Honda admitiu que não esperava a mudança de conceito da Red Bull para 2024 (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

“Claro que não podemos aumentar a potência do motor [sob congelamento de regras], mas podemos adaptar o motor à nova máquina. Tirando isso, dá para melhorar a confiabilidade. Foi o que fizemos na intertemporada”, contou.

“Isso deu para a Red Bull mais liberdade para o design deles e para o conceito aerodinâmico. Foi por isso que puderam mudar a posição dos resfriadores de óleo, radiadores e afins”, dividiu.

“Ano passado, em alguns momentos, tivemos o risco de danificar a unidade de força, algo que não aconteceu no fim das contas, mas sempre precisamos minimizar o risco. Assim, fizemos nossos melhores esforços para melhorar a confiabilidade mais ainda para este ano”, finalizou.

Até aqui, a Red Bull venceu quatro das cinco corridas da temporada 2024. Perdeu apenas na Austrália, quando Max Verstappen teve problemas nos freios.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Audi escolhe Hülkenberg + nova pontuação é solução para Fórmula 1? | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.