Toyota tem histórico de derrotas doídas em Le Mans, mas requintes de crueldade de 2016 conseguem superar

Não é a primeira vez que a Toyota vê uma vitória escapar por entre os dedos em Le Mans, só que nunca o destino lhe havia sido tão sádico

 
Sorte ou azar, competência ou incompetência. Discutir isso não vem ao caso. É, sempre foi, e sempre será, o aspecto humano que torna o esporte tão fascinante, e é o aspecto humano que faz a 84ª edição das 24 Horas de Le Mans ficar marcada para a posteridade.
 
A maldade não está na derrota em si: está no fato de que a Toyota acreditou que enfim enterraria no passado as doídas derrotas de anos anteriores. Acreditou para terminar da forma que terminou.
O capacete não é capaz de esconder o choro de Nakajima (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em 1994, a marca liderava a corrida até uma hora e meia do fim, quando problemas de câmbio permitiram a vitória justamente da Porsche. Eddie Irvine, Mauro Martini e o saudoso Jeff Krosnoff ficaram com o segundo lugar, uma volta atrás.

 
1998 e 1999 voltaram a apresentar histórias com final triste para eles. Em um ano, o time fez a volta mais rápida; em outro, largou na pole. Em ambos, falhas mecânicas, acidentes e estouros de pneus comprometeram as chances de sucesso, e sempre se arrastando para os trechos finais. Ukyo Katayama Keiichi Tsuchiya e Toshio Suzuki perderam para a BMW em 1999, ficando com a segunda posição.
 
Então a montadora saiu do endurance, foi para a F1 e passou lá os anos 2000. Decidiu voltar para as corridas de longa duração em 2012, com a recriação do Mundial de Endurance, título que conquistou na temporada 2014 com todos os méritos. Só continua faltando a vitória em Le Mans…
 
Em 2012, o projeto estreou justamente em Sarthe, e prometendo muito: os carros eram rápidos e acompanhavam a Audi. Era para se pensar em pódio, mas um acidente espetacular com Anthony Davidson e uma falha mecânica no outro carro na fase final encerraram mais cedo as atividades.
Em 2014, a Toyota controlava a corrida quando o carro de Kazuki Nakajima quebrou no meio da madrugada (Foto: Getty Images)
Em uma edição cheia de dramas em 2014, o mesmo Kazuki Nakajima liderava a prova durante a madrugada quando uma pane elétrica o deixou literalmente no escuro. Todos os sensores do carro se apagaram, e não houve o que fizesse eles voltarem a funcionar. Ainda sem câmeras de TV em toda a pista em meio à imensidão da noite, nem se sabia direito aonde o japonês havia parado.
 
Deixá-los sonhar tanto com o primeiro lugar no último domingo foi uma brincadeira de mau gosto. Nesta quinta tentativa após o retorno à LMP1, já passava o filme de todos os outros fracassos pela cabeça dos membros da equipe. O dia enfim chegaria.
 
O dia ainda está por chegar.
 

determinarTipoPlayer(“15900978”, “2”, “0”);
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.