WEC abre exceção nas 24 Horas de Le Mans e confirma grid de 60 carros. Cinco brasileiros estão confirmados

Depois dos 56 carros alinhados em 2015, as 24h de Le Mans de 2016 terão incríveis 60 bólidos. O aumento foi consequência do nível técnico dos competidores, considerado muito alto pela organização. Pelo menos cinco brasileiros estão confirmados na corrida francesa. A prova vai ser disputada entre os dias 18 e 19 de junho, coincidindo com o fim de semana do GP da Europa de F1, que vai ser realizado em Baku, no Azerbaijão

Se em 2015 as 24 Horas de Le Mans já contaram com impressionantes 56 inscritos, a edição de 2016 vai conseguir ir além: 60 carros, distribuídos entre as quatro categorias, vão disputar a vitória em uma das corridas mais famosas do mundo. O anúncio veio nesta sexta-feira (5), em um evento promocional do Mundial de Endurance e exibido via internet. A prova vai ser disputada entre os dias 18 e 19 de junho, coincidindo com o fim de semana do GP da Europa de F1, que vai ser realizado em Baku, no Azerbaijão.
 
A categoria optou por aumentar o número limite por acreditar que o nível técnico dos candidatos às vagas era muito alto. E, mesmo com quatro vagas extras, ainda existe uma lista de dez suplentes, preparados para alinhar no caso de algum dos inscritos desistir da disputa.
 
Já nas demais provas do calendário do WEC, o número é menor – mas não deixa de ser chamativo. 35 carros vão alinhar nas demais etapas, mantendo o número dos últimos anos. Dentre estes, os grandes destaques são a Manor – agora também com um carro na LMP2 – e Kamui Kobayashi – que volta ao certame, agora como piloto da Toyota na LMP1.

Outro destaque é a entrada da Ganassi na categoria. Para a disputa das 24 Horas de Le Mans, a equipe chefiada por Chip Ganassi vai contar com nada menos do que quatro Ford GT, sendo que uma equipe ficará baseada nos Estados Unidos e, a segunda, na Europa, cada uma com dois carros.

A Porsche tentará defender o título no WEC e a vitória em Le Mans (Foto: Porsche)
Falando em LMP1, as novidades na categoria são poucas: a Porsche vai tentar defender o título com as mesmas duplas de 2015, e o mesmo número de carros – dois. Toyota e Audi alinharão o mesmo número para o resto do ano, numa clara situação de redução de custos em relação ao que foi adotado até a edição das 24 Horas de Le Mans do ano passado. Nico Hülkenberg, Earl Bamber e Nick Tandy, vencedores da lendária prova em 2015, correram com o terceiro carro da Porsche, por exemplo.

Além dos competidores convencionais de Le Mans, um projeto diferenciado chama atenção. Na Garagem 56, sempre destinada à projetos inovadores, estará Fréderic Sausset, piloto com pernas e mãos amputadas que pilotará um LMP2 modificado.

 
Os brasileiros em tempo integral no WEC são quarro — e não três: Lucas Di Grassi, Bruno Senna, Pipo Derani e Fernando Rees. O primeiro segue com a Audi na LMP1, enquanto os outros dois ficam no LMP2. Por sua vez, Fernando Rees permanece como representante da Aston Martin, que vai para 2016 com apenas dois carros. Desta forma, o piloto escreveu em suas redes sociais que vai anunciar em duas semanas seu futuro na categoria.
Fernando Rees continua como piloto da Aston Martin para a temporada 2016 (Foto: Aston Martin)

Já Oswaldo Negri, com uma carreira vitoriosa no automobilismo americano, participará somente da etapa de Le Mans, onde debuta, como piloto da tradicional equipe Michael Shank Racing. 

VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.