WEC adia planos de expansão para 2025 e limita grid de 2024 a 37 carros

O WEC tinha planos de expandir o grid para 40 carros em 2024, mas falta de infraestrutura nos boxes de algumas pistas forçou organização a adiar os planos para 2025

O Campeonato Mundial de Endurance decidiu adiar o plano de expandir o grid e vai continuar, para 2024, com um limite de 37 carros no grid. De acordo com Frederic Lequien, chefe do WEC, o número atual segue como o “certo” para o certame, e a possibilidade de ampliação foi jogada para 2025.

O WEC estudava a possibilidade de passar a contar com um limite de 40 carros a partir da próxima temporada. No entanto, ao longo da etapa que encerrou o calendário 2023 no Bahrein, os organizadores discutiram melhor a ideia e chegaram à conclusão de que ainda não é o momento ideal para expandir o grid.

Isso porque os boxes de praças como Ímola e Austin são os menores do calendário e não comportam mais do que 37 carros. Para Pierre Fillon, presidente da Associação de Automobilistas Franceses (ACO), o plano de expandir para 40 carros ainda era inviável, principalmente no que diz respeito ao reabastecimento.

WEC segue com o objetivo de expandir o grid para 2025 (Foto: WEC)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a ACO, no entanto, ainda não informaram como superar esse problema em 2025, ano que está previsto a chegada da Aston Martin e da Lamborghini. Fillon ainda afirmou que também não foi definido como o grid será dividido entre os  hipercarros e os LMGT3. Segundo ele, a decisão será tomada após as inscrições se encerrarem no dia 20 de novembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.