Giovinazzi voa no fim e anota pole da Lone Star Le Mans do WEC para Ferrari #51

Antonio Giovinazzi superou a concorrência entre os hipercarros e colocar Ferrari #51 na frente. Na LMGT3, Aston Martin #27 larga na pole

Antonio Giovinazzi conquistou a pole-position da Lone Star Le Mans para a Ferrari #51. O italiano registrou 1min50s390 neste sábado (31) e o conjunto vai largar na frente na sexta etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance [WEC].

Quem mais ameaçou a Ferrari #51 foi a Ferrari #83, que não possui apoio de fábrica. Com Robert Kubica no carro, o conjunto foi 0s277 mais lento que Giovinazzi, mas conseguiu superar Alex Lynn, do Cadillac #2, em 0s013.

Os minutos finais foram frenéticos. A pole-position estava com Kamui Kobayashi, pilotando a Toyota #7, mas logo foi desbancado por Charles Milesi, com a Alpine #35. O francês não ficou muito na posição de honra e foi superado por Giovinazzi, que se sustentou na frente até a bandeira quadriculada.

Milesi foi a surpresa do dia, que conseguiu colocar a Alpine na quarta posição, logo à frente de Antonio Fuoco, que fez a classificação para a Ferrari #50, conjunto que venceu as 24 Horas de Le Mans deste ano. Já a decepção ficou com o Porsche Penske #6, líder do campeonato, que viu Kevin Estre ser eliminado ainda na primeira parte da classificação. O time vai largar na 14ª posição neste domingo (1).

Ian James colocou Aston Martin #27 na frente na classificação em Austin (Foto: DPPI)

Na LMGT3, a pole-position passou por algumas mãos, mas, ao final da hiperpole, o melhor tempo ficou com a Aston Martin #27 da Heart of Racing, pilotada por Ian James, que cravou 2min05s587 e desbancou Sarah Bovy, pilota da Lamborghini #85 da Iron Dames, que ficou 0s172 atrás — a representante da Bélgica escapou na curva 16 durante a volta lançada. Com isso, a Aston Martin aproveitou e conquistou a primeira pole da temporada.

François Heriau anotou 2min06s001 e colocou a Ferrari #55 na terceira posição, logo à frente dos líderes do campeonato, a Porsche #92 da Manthey, pilotada por Aliaksandr Malykhin, que ficou 0s589 atrás da pole. Tom von Rompuy colocou o Corvette #81 na quinta posição, 0s700 mais lento que James.

A sessão decisiva contou com a participação das equipes que tem os brasileiros. James Cottingham, companheiro de Nicolas Costa, colocou a McLaren #59 na sétima posição no grid de largada, 0s934 atrás do pole-position. Enquanto Darren Leung, que divide a BMW #31 com Augusto Farfus, cravou o décimo tempo, 1s896 mais lento que a Aston Martin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.